quarta-feira, 1 de julho de 2009

Grupo novatas.com




Adriana Felizardo da Silva

Adriana Pimentel Macedo
Beatriz Barcelos

Leidiane Lemos

Solania Fraga






Experiências - Mini Arco-íris

Publico Alvo: Primeiro ano do Ensino Fundamental

Matérias:

Para fabricar seu míni arco-íris você vai precisar de uma vasilha com água, um espelho, uma cartolina branca e a luz do sol.

Desenvolvimento:

Em um dia ensolarado, escolha um lugar com bastante luz. Pode ser perto da janela ou no quintal. Coloque sua vasilha no local escolhido acrescente água , sem encher até a boca.


Posicione o espelho de modo que a luz incida sobre o espelho e coloque a cartolina branca fora da água de frente para o espelho, e ajuste a cartolina e o espelho até que seu arco-íris apareç





Objetivo:

Incentivar a investigação, a observação do que acontece ao nosso redor; I

Incentivar a observação de um fenômeno diferente, que as crianças nunca pararam para pensar a respeito;

Introduzir o estudo das cores a partir da beleza do arco-íris;

Introduzir o conceito científico da decomposição da luz branca ,do sol nas gotas de água, formando as sete cores”.

A ação dos poluentes no solo



Publico alvo: Primeiro ano do Ensino Fundamental

Matérias:

Para essa execução e necessário dispor de 3 copinhos plásticos de café furados, terra de jardim, grãos de feijão, água, detergente e vinagre.

Desenvolvimento:

Inicialmente, os alunos deverão identificar os copinhos com etiquetas numeradas de 01 a 03 e colocar a terra e um grão de feijão em cada copinho.

Diariamente, os alunos deverão regar os copinhos da seguinte forma: 01 com água comum, o 02 com vinagre e o 03 com água e detergente, e observar o processo de germinação.

A partir do experimento, os alunos deverão responder ás seguintes perguntas:

* Em qual copinho houve melhor desenvolvimento das plantas? Por quê?

* O que o aluno pode dizer da ação do vinagre e do detergente sobre a fertilidade do solo?

Ao final da atividade, o educador devera mostrar para os alunos que algumas substancias produzidas pelo homem podem destruir a fertilidade natural dos solos.

Para complementar, o educador poderá distribuir amostras de solo queimados com álcool, para incluir no experimento. Assim, pode-se analisar o efeito das queimadas no solo, que destrói todo material orgânico e elimina sua fertilidade.

Objetivo:

O objetivo da dinâmica é fazer com que os alunos percebam a ação de alguns poluentes na fertilidade do solo.

Nenhum comentário: