quarta-feira, 1 de julho de 2009

Grupo novatas.com



Adriana Felizardo da Silva

Adriana Pimentel Macedo

Beatriz Barcelos

Leidiane Lemos

Solania Fraga

Estados Físicos

Turma: Educação Infantil- Pré II

Objetivos:

* Observar a transformação dos estados físicos da matéria;

*verificar como a temperatura influi no processo.

Tempo: três aulas.

Material necessário:

Termômetro comum, água, gelatina de vários sabores (cada um rende dez porções), tigelas transparentes, colheres, jarras plásticas, copos descartáveis, cartolina, caneta de ponta grossa, geladeira e aquecedor portátil.

Desenvolvimento:

Primeira etapa:

Comece pedindo à classe exemplos dos estados físicos da matéria. Que coisas do dia-a-dia são líquidas? E sólidas? Pergunte sobre o estado da gelatina, aproveitando para descobrir quem gosta dessa sobremesa e quem sabe como se faz. Escreva a receita em uma cartolina.

Segunda etapa:

Divida a turma em grupos de cinco, cada um com uma tigela plástica transparente, uma colher, uma jarra com água fria e copos. É hora de analisar os ingredientes da gelatina. Qual é o estado da água fria? E do pó? Permita que as crianças o provem e opinem sobre o gosto.

Terceira etapa:

Para demonstrar o estado gasoso, coloque água em uma tigela transparente e peça que as crianças usem o termômetro para medir a temperatura. Ponha um aquecedor portátil no recipiente e deixe o termômetro dentro da água para mostrar a coluna vermelha subindo. Anote a medida. Possibilite que cada criança sinta as gotículas de vapor nas mãos. Estimule o registro em desenhos.

Quarta etapa:

Adicione água quente à tigela de cada grupo na proporção da receita. O que aconteceu com o pó? Estimule as crianças a terminar a gelatina sozinhas, seguindo as orientações. Quando acrescentarem a água fria, aproveite para explicar que ela acelera a transformação do líquido em sólido. Concluído o passo-a-passo, peça que tirem a temperatura novamente e marquem a temperatura. Deixe-os encher os copinhos e leva-los à geladeira.

Quinta etapa:

Termine a experiência com um “banquete” da sobremesa. Deixe uma gelatina fora da geladeira para que as crianças observem a volta ao estado líquido. Incentive que cada uma faça novos desenhos para documentar todo o processo.

Avaliação:

Use as falas colhidas nas experiências e os desenhos para analisar o que as crianças aprenderam. Verifique especialmente se compreenderam que as mudanças de estado podem ocorrer em várias sentidos- por exemplo, do sólido para o líquido e vice-versa.

Nenhum comentário: