domingo, 14 de dezembro de 2008

Atividades de ciências: grupo As três educadoras

Atividades de ciências:

Postado por Adrianne Ogêda Guedes, Débora Diamente e Sandra Regina Marques dos Santos


1) Vulcão Químico
. confeccionar um vulcão usando papel marché ou argila.
. colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro da abertura
. um pouco de corante vermelho
. acionar vinagre
A efervescência (reação química) simula uma erupção vulcânica.
Objetivo: Por meio da experiência compreender os aspectos envolvidos na erupção vulcânica.
indicado para 4o./5o. anos do Ens. Fund. I


2) Carrinho Magnético
. desenhar uma pista de corrida para clips (carrinhos)
. colocar o imã embaixo da folha e movimentá-lo
. Objetivo: magnetismo para 2o. e 3o. anos do Ens. Fund. I
(pode-se também testar a atração magnética de diferentes materiais: borracha, prego, madeira, grafite, etc) Testar os diferentes pólos dos ímãs. Os pólos diferentes se atraem e os pólos iguais se repelem


3) Bola Maluca
. encher um balão com água e amarrar (bem pequeno)
. colocar este balão dentro de um outro vazio e enchê-lo com ar e amarrar também.
. mostrar um balão só com ar e depois com a bola maluca
. O balão com água e ar, quando arremessado apresenta um movimento diferente, pois o balão interno com água puxa o centro de gravidade para baixo.
(indicado para 2o. e 3o. anos do Ens. Fund. I)


4) Impressão Digital
. fazer uma carteira de identidade com desenho da criança e sua impressão digital marcada em uma almofada de carimbo.
Explicar que a impressão digital é única e nenhuma outra pessoa tem a digital semelhante a outra.
(2o. 3o. anos do Ens. Fund. I)



5) Caixa Surpresa
. colocar vários objetos em uma caixa e pedir para os alunos tentarem adivinhar o nome dos objetos sem olhar, só com o tato
(todas as séries do Ens. Fund. I)



6) Experimentação com plantas baseadas na Pedagogia de projetos de trabalhos:
Mapa Mental partindo dos saberes das crianças: O que uma planta precisa para sobreviver? obter a resposta deles - água, sol, solo. Propor às crianças a seguinte experimentação para verificarmos se a resposta é mesmo verdadeira:
Um pote com uma plantinha não terá solo, outro pote não terá água, outro pote não receberá luz e ficará dentro do armário. E se cortarmos a raiz de uma outra, o que será que vai acontecer. Outro pote com uma planta receberá tudo que foi negado ás outras: água, luz, solo.... Vamos observar a planta a cada dois dias e vamos anotar e desenhar o que for acontecendo com elas. No final de duas semanas, observarmos os potes e comparar: o que aconteceu com as folhas de cada planta? E ao caule? O que aconteceu com a planta que teve todas as condições favoráveis?
Conclusâo: Por que isto aconteceu? Deixar as crianças tentar explicar e concluir usando suas próprias palavras. ( indicado para o 1o e 2o ano do Ensino Fund.)

Nenhum comentário: