sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Experiências, Atividades...Descobertas...

Atividade nº 01

Materiais: Um prato, um copo, uma vela, fósforo, água.

Procedimento: Ponha um pouco de água em um prato.

Coloque uma vela em pé, no centro do prato. Acenda a vela.

Com muito cuidado deposite um copo com o fundo para cima, sobre a vela. Aguarde alguns momentos.

Resultado da experiência: A chama da vela irá apagar, por falta de oxigênio.

Conteúdos a serem explorados: Composição do ar, existência do oxigênio, combustão.


Atividade nº 02

Materiais: Caixa de sapatos, lápis, lanterna.

Procedimento:Com um lápis faça dois orifícios alinhados nas faces opostas da caixa de sapatos.

Posicione a caixa de frente para uma parede, de maneira que um dos orifícios da caixa fique voltado para a parede.

Em seguida, segure uma lanterna direcionando-a para o orifício, que não estava voltado para a parede.

Resultado da experiência: A luz atravessará os dois orifícios alinhados e se projetará na parede.

Conteúdo a ser explorado: O percurso da luz – a luz se projetará na parede porque se propaga em linha reta.


Atividade nº 03

Materiais: Uma bexiga, uma garrafa, uma panela e um fogão elétrico.

Procedimento:Aqueça um pouco de água na panela (metade). Encaixe a bexiga na boca da garrafa.

Com a bexiga voltada para cima, mergulhe parte da garrafa no recipiente com água quente.

Resultado da experiência: A bexiga aparentará estar cheia de ar. Isso ocorre porque o ar contido na garrafa recebeu calor proveniente da água quente e dilatou-se.

Conteúdos a serem explorados: Calor, efeitos do calor, dilatação.


Atividade nº 04

Materiais: Uma borracha escolar e um pedaço de papel.

Procedimento:Friccione a borracha no pedaço de papel, por mais ou menos 10 segundos.

Imediatamente após esse tempo sugira que os alunos encostem a mão na parte da borracha que foi friccionada.

Resultado da experiência: O local friccionado ficará quente.

Conteúdos a serem explorados: Calor, transferência de calor, fontes de calor (neste caso, o atrito).


Atividade nº 05

Materiais: Um copo com água e um canudo.

Procedimento: Mergulhe o canudo até o fundo do copo, tapando bem o orifício superior com o dedo indicador.

Retire o canudo da água, sem retirar o dedo do orifício.

Retire o dedo.

Resultado da experiência: Ao mergulhar o canudo, este enche de água até o nível da água do copo.

Com o dedo indicador no orifício, a água permanece retida no canudo, quando fora do copo. Ao retirar o dedo, a água sai do canudo.

Conteúdo a ser explorado: A pressão atmosférica e seus efeitos.


Grupo: As Persistentes (Isabella F. de Mattos, Sandra Eliane F. de Mattos e Valéria Pedro)

Alunas do 5º Período

Um comentário:

roberta eversong disse...

Grupo: Positivo
Nome: Roberta Eversong Corrêa

TEMA: Plantando lixo

Conteúdo trabalhado: Reciclagem
Lixo orgânico
Lixo-não orgânico
Meio ambiental
Microorganismo

Objetivos;
Observar a degradação do lixo, percebendo a importância da água para a sobrevivência do microorganismo.

Pedagógica do conteúdo: levar o aluno a perceber que o lixo orgânico nem sempre se degrada como se esperava, que ele perceba também que , a falta de água não permitiu o desenvolvimento de microorganismos que são responsáveis pela degradação do lixo orgânico, e que eles se alimentam de matéria orgânica mas não de outros materiais como latas, garrafas, plástico e metais Perceber a diferença de uma plantação para a outra. Separar e identificar o lixo orgânico e não orgânico, sabendo que o orgânico é positivo ao ambiente. Fazer tabela com materiais e tempo de decomposição no solo do lixo não - orgânico, para que os alunos estejam conscientes de quanto é prejudicial ao meio ambiente esse tipo de lixo.

Recursos;
• 2 garrafas de refrigerante (de plástico) de 2 litros
• Terra
• Cascalho
• Tesoura
• Grãos de feijão (cru)
• Fita crepe
• Jornal velho
• Caneta de retro projetor
• Lixo orgânico: pode ser restos de alimentos (cascas de frutas e legumes), folhas, etc.
• Lixo não-orgânico: vidro , plástico (canudinhos, pedaços sacolas de plástico e outros), uma latinha de refrigerante.

Procedimento:

• Corte as duas garrafas próximas ao ombro, como mostra a figura ao lado.
• Faça alguns furos no fundo da garrafa
• Forre uma superfície lisa com jornal.
• Coloque um pouco de pedrinhas, no fundo das garrafas cortadas; deve cobrir os furos que foram feitos no fundo. Junte cerca de 5 cm de terra sobre as pedras. Sobre o jornal, separe o lixo em dois montinhos, para que cada uma das garrafas tenha a mesma coisa: se você tem uma casca de fruta, coloque uma parte dessa casca em cada uma das garrafas. Misture o lixo com terra e coloque nas garrafas. Tente fazer as duas iguais - com a mesma quantidade de lixo e terra.
• Coloque mais terra sobre essa mistura para finalizar. Na superfície, espalhe alguns grãos de feijão.
• Usando um pedaço de fita crepe e a caneta de retro projetor, marque uma das garrafas com uma etiqueta escrito Vaso 1: "COM ÁGUA" e Vaso 2: "SEM ÁGUA".
• Coloque as duas garrafas, lado a lado, em um local arejado e com boa luminosidade. Regue o vaso 1 ("com água") mas não o vaso 2 ("sem água"). Continue cuidando desses seus vasos por DOIS meses, mais ou menos. Após esse período, você vai ter plantas bonitas no vaso 1 mas nada vai nascer no vaso 2.

O Vaso 1 ,vai estar com plantas bonitas e viçosas. O Vaso 2, sem plantas. Quando você for tirar o lixo de dentro dos vasos, coloque jornal forrando uma superfície lisa, como fez quando preparou.

Tema: O ovo que afunda e o que flutua.

Conteúdo trabalhado; densidade e desintoxicação alimentar.

Objetivo: Saber se o ovo está bom para consumo. Observar a densidade na experiência
Pedagógica do conteúdo: Levar o aluno perceber através da experiência que O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal. Se usarmos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.

Recursos
• 2 ovos crus
• 2 copos transparentes
• água
• sal

Procedimento:

Marque cada um dos copos, usando uma caneta para retro projetor ou um pedaço de fita crepe. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
E para testar se um ovo está fresco é só colocar em água e se estiver fresco, o ovo afunda. Se não estiver fresco, ele bóia. Isso acontece porque o ovo fresco (ou recém-posto) preenche quase toda a casca e contém uma pequena bolsa de ar no interior. À medida que o ovo "envelhece", ele perde água de seu interior que evapora através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce e o ovo fica menos denso (já que perdeu massa e manteve o mesmo volume pois a casca continua intacta).

TEMA: o passeio das moléculas

Conteúdo trabalhado: Molécula

Objetivo: Perceber a mudança do movimento das moléculas.
Pedagógica do conteúdo: O aluno poderá perceber que, mesmo sem mexer na água, o corante se espalhou por todo o copo. Quando se coloca o corante na água,os alunos perceberão que ele se espalhou, mesmo sem ter sido agitado, quando a água parecia estar "imóvel". E que tem como resultado o movimento da colisão entre moléculas.

Recursos;
• 2 copos iguais
• Água gelada
• Água à temperatura ambiente ou morna
• Corante de alimento

Procedimento:
• Coloque água à temperatura ambiente (ou morna) em um copo transparente. Coloque a mesma quantidade de água gelada em outro copo igual. Deixe-os lado a lado em uma superfície plana e firme (mesa, balcão ou o piso) até que a água pare de se mexer.
• Pingue, com cuidado, uma gota de corante de alimento em cada copo. É importante que o tubo de corante não esteja muito distante da superfície da água para não causar movimentos bruscos quando a gota cair. Não mexa os copos ou a mesa onde se encontram!
• Observe como o corante se espalha em cada copo.
• O que podemos notar, é que depois de 40 minutos em temperatura ambiente, o corante se espalhou totalmente em um dos copos, mas ainda não se espalhou bem no outro que tinha água gelada no início. E esse copo nem ficou na geladeira!

TEMA: O cravo.
Conteúdo trabalhado: Adesão, coesão e tensão superficial.
Objetivo: mostrar como a flor fica colorida através da capacidade de um líquido ser conduzido por tubos muito finos
Pedagógica do conteúdo: Levar o aluno a conhecer que a capilaridade também depende da tensão superficial? A tensão superficial sustenta o peso da coluna de água no capilar, numa altura maior que da superfície da água, senão, ela não ficaria dentro do tudo. Saber que as moléculas de água sobem pelo tubo graças à adesão, que é a interação das moléculas do líquido com a parede do tubo. E essa coluna de água continuará subindo até que ocorra um equilíbrio de forças, promovido pela ação da gravidade na superfície.

Recursos;
• Cravos brancos de qualquer tamanho
• Corante para alimento, na cor desejada.
• Copos de plástico ou de vidro
• Água

Procedimento:
• Coloque um pouco de água em um copo com bastante corante de alimento.
• Corte as hastes de alguns cravos, deixando-as com cerca de 10 centímetros e mergulhe os cravos no copo de água com corante.
• Espere algum tempo... e veja que as cores começam a aparecer na beirada das pétalas.

TEMA: Cores escondidas na tinta preta
Conteúdo: Pigmentos e misturas
Objetivo: Descobrir o segredo das cores na tinta preta
Pedagógica do conteúdo: Descobrirão que quando eles mergulharem o papel em água, os pigmentos se dissolvem. Como a água consegue difundir pelo papel, carrega junto com ela os pigmentos da tinta. Pigmentos de cores diferentes são arrastados em velocidades diferentes; alguns difundem bem mais rápido que outros. A rapidez de cada pigmento em difundir pelo papel depende do tamanho da molécula de pigmento e do quanto esse pigmento está preso ao papel. Como a água carrega os diferentes pigmentos em velocidades diferentes, a tinta preta se separa revelando as cores que estavam misturadas para formar o preto.

Recursos:
• Tesoura
• Filtro de café
• Caneta hidrocor (não use de retro projetor)
• Água
• Xícara ou caneca

Procedimento:
Corte um círculo no filtro de café. . Com a caneta preta, desenhe uma linha que corta o círculo, não no meio, mas cerca de 2 cm de uma extremidade. Coloque um pouco de água no fundo da xícara, suficiente para cobrir a extremidade do papel abaixo da linha. Enrole o círculo de papel para que caiba na xícara. Veja se a extremidade do círculo está dentro da água. Observe a água sendo puxada para cima pelo papel. Quando ela atinge a linha preta, você vai começar a ver algumas cores diferentes.
Deixe o papel na água até que as cores cheguem no topo do círculo. Quantas cores você consegue ver?
Se você tiver uma caneta hidrocor, desenhe uma linha num círculo de filtro limpo e seco. Coloque esse círculo numa água limpa. Essa caneta produz as mesmas cores da outra?
Use um filtro novo e seco. Use sua caneta hidrocor para desenhar um ponto no meio do círculo. Coloque o círculo num pires e coloque algumas gotas de água no ponto central. Em alguns minutos, você vai ver alguns círculos coloridos se formando do centro para a extremidade do círculo. Nossa figura está em branco e preto, mas quando você fizer isso, vai ver muitas cores legais.