Integrantes do Grupo:
Ana Maria Lopes do Couto Pinto
Elsa Antelo Duran
Luciane Prata Pessanha
MODELOS DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
ATIVIDADE N° 1:
CONTEÚDO: Curso de Ciências Naturais, abordando a Natureza. Como vivem os animais.
“A NATUREZA FALA”
OBJETIVO GERAL: Brincar com a voz e trabalhar as possibiliades de sons que podemos emitir.
OBJETIVO ESPECÍFICO: - Estimular a criatividade e a imaginação; aumentar o repertório; incentivar bons hábitos, como respirar tranqüilamente e manter-se bem relaxado.
METODOLOGIA:
O espaço utilizado será a sala de aula.
1º momento:
- Sentar as crianças em roda e mostrar os desenhos.
- Animar as crianças a falarem sobre os desenhos (se conhecem o animal, onde ele vive e animá-las a reproduzir o som que esse animal faz). Nesse momento de reproduzir o som o professor ensinará as crianças uma técnica de relaxamento.
2º momento:
- Depois de trabalhar todos os desenhos, distribuir as crianças uma folha de cartolina para que elas desenhem o animal que mais gostaram.
3° momento:
RECURSOS: desenhos, recortes mostrando animais e cenas da natureza. Cartolinas coloridas, lápis de cor e giz de cera curto.
DURAÇÃO: 30 minutos.
AVALIAÇÃO: - Ao final, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com a atividade (desenhar o animal que mais gostaram).
JUSTIFICATIVA: Esta atividade será aplicada em uma turma de Jardim de 10 alunos. Através desta atividade faremos com que o aluno conheça o mundo a sua volta, aprendendo que existem outros seres vivos que devem ser cuidados e preservados na natureza. É importante que as crianças reconheçam a natureza desde pequeno, aprendendo assim a respeitar o meio ambiente.
----------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE N° 2:
CONTEÚDO: Curso de Ciências Naturais, abordando o Meio Ambiente .
“A MARATONA DA FAXINA”
OBJETIVO GERAL: - Levar os alunos a perceberem a quantidade de lixo que produzem na natureza ( na hora do recreio).
OBJETIVO ESPECIFICO: - Conscientizar os alunos da responsabilidade que cada um tem de preservar o meio ambiente. – Formar o senso crítico e a responsabilidade.
METODOLOGIA :
O espaço utilizado será o pátio do recreio.
1º momento :
- Dividir a turma em grupos. Um grupo varre a quadra, outro o pátio, outro separa o lixo limpo e o outro carrega o lixo até o latão.
2º momento :
- Depois do recreio, os grupos entrarão em ação baixo a supervisão do professor que registrará atividade com uma câmera de fotos.
RECURSOS: Vassouras, sacos plásticos, luvas.
DURAÇÃO: 40 minutos.
AVALIAÇÃO: - Ao final, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente.
JUSTIFICATIVA: Esta atividade será aplicada em uma turma de 4° ano de 25 alunos.
Esta atividade surge com a idéia de conscientizar os alunos da quantidade de lixo que eles produzem na hora do recreio. A partir de um problema presente (O MEIO AMBIENTE) na realidade dos alunos, introduzimos uma atividade simples que pode levar o aluno a uma reflexão. A escola é um ambiente que eles estão interagindo e é importante que eles aprendam a valorizar esse ambiente. Aprender a aprender a viver.
----------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE N° 3:
CONTEÚDO: Curso de Ciências Naturais, abordando o Meio Ambiente .
“OS ASTROS SÃO NOSSOS AMIGOS”
OBJETIVO GERAL: - Levar os alunos a que a Natureza é uma grande aliada da Humanidade ( na hora do recreio).
OBJETIVO ESPECÍFICO: - Levar os alunos a compreenderem a importância da existência dos astros como fator orientador.
METODOLOGIA:
O espaço utilizado será o pátio do recreio.
1º momento:
- Mostrar a construção de um relógio solar.
2º momento:
- Deixar que as crianças montem os seus e fazerem marcações das horas.
3º momento:
- Ensiná-las sobre a importância dos astros na orientação das estações etc.
RECURSOS: Palitos de picolés e giz.
DURAÇÃO: 2 horas.
AVALIAÇÃO: - Ao final, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente.
JUSTIFICATIVA: Esta atividade será aplicada em uma turma do 2º ao 5º ano.
Esta atividade surge com a idéia de conscientizar os alunos que a natureza nos fornece tudo o que precisamos e até o que não percebemos. Mostrar que o sol é nosso aliado e pode nos fornecer importantes informações, assim como a lua e as estrelas.
----------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE N° 4:
CONTEÚDO: Curso de Ciências Naturais, abordando o Som.
“O SOM VIAJA”
OBJETIVO GERAL: - Mostrar para os alunos que o som pode viajar no espaço.
OBJETIVO ESPECÍFICO: - Levar os alunos a compreenderem a importância do som e suas muitas aplicações na tecnologia.
METODOLOGIA:
O espaço utilizado será o pátio do recreio.
1º momento:
- Pedir que um aluno se distancie um pouco e fale uma determinada frase combinada.
E perguntar quem conseguiu entender o que o aluno distante disse.
2º momento:
- Usar uma mangueira d’água comprida com funis nas extremidades e pedir para que o aluno repita a frase, enquanto os outros ouvem (um de cada vez)
RECURSOS: Mangueira d’água comprida e dois funis.
DURAÇÃO: 1 hora.
AVALIAÇÃO: - Ao final, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente sobre a importância do som e sua utilidade na vida moderna
JUSTIFICATIVA: Esta atividade será aplicada em uma turma de 4° ano de 25 alunos.
Esta atividade surge por objetivo mostrar que o som pode viajar no ar. Levar os alunos a refletirem sobre a importância do som e sua utilidade e também o mal uso e suas conseqüências.
----------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE N° 5:
CONTEÚDO: Curso de Ciências Naturais, abordando o Meio Ambiente. A purificação da água.
“ÁGUA É VIDA”
OBJETIVO GERAL: Mostrar que a água pode ser reciclada.
OBJETIVO ESPECÍFICO: - Estimular a percepção de que algo pode ser feito para ajudar o planeta.
METODOLOGIA:
O espaço utilizado será o pátio.
1º momento:
- Sentar as crianças em roda e ter uma conversa informal sobre as utilidades da água.
- Demonstrar as diversas atividades e a diversidade de práticas envolvendo a água.
-Demonstrar na prática como podemos “purificar” a água contaminada.
2º momento:
- Explicar o que será demonstrado para os alunos.
3° momento: - Montar o filtro na garrafa PET.
- Cada criança explicará o que entendeu e como poderá ensinar outras pessoas a “reciclar” a água no dia a dia.
RECURSOS: Funil, garrafa pet, areia, pedras, cascalhos e água barrenta.
DURAÇÃO: 30 minutos.
AVALIAÇÃO: - Ao final, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com a atividade e como seria o planeta se faltasse água.
JUSTIFICATIVA: Esta atividade será aplicada em uma turma de 5º ano de 25 alunos. Através desta atividade faremos com que o aluno conheça o mundo a sua volta, aprendendo da importância de se preservar a água para essa e as próximas gerações, aprendendo como economizar e reciclar.
----------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário