Experiência 1: O tempo de decomposição de diferentes materiais.
Ciências Naturais: Para turma de 4° ano do Ensino Fundamental.
Tema: Transformações dos materiais.
Objetivo: Perceber a importância da reciclagem e preservação ambiental.
Material:
· Casca de uma banana;
· Uma folha de papel de rascunho;
· Um pedaço de papelão;
· Três recipientes plásticos transparentes(garrafas PET cortadas);
· Tesoura de ponta arredondada;
· Um pouco de terra.
Procedimento:
coloque a casca de banana, a folha de papel e o papelão no fundo de cada um dos recipientes; em seguida, cubra-os com terra.
numere os recipientes assim: 1 (casca de banana), 2 (papel) e 3 (papelão). Guarde-os em um lugar seguro, seco e à sombra.
uma vez por semana, durante 6 meses, os integrantes do grupo devem observar o conteúdo dos recipientes e anotar, em uma ficha, as modificações observadas nos materiais enterrados. Depois de fazer a observação, umedeçam a terra dos recipientes. Não coloquem as mãos diretamente sobre os materiais e, sempre depois de manipular os recipientes, lavem as mãos.
Conteúdos:
Nesta experiência podemos trabalhar a reciclagem dos materiais, a importância da coleta seletiva, materiais orgânicos e inorgânicos, cidadania como é importante o papel de cada um de nós na preservação do meio ambiente.
Experiência 2: Microrganismos do Leite.
Ciências Naturais: Para turma do 5° ano do Ensino Fundamental.
Tema: A tecnologia a serviço da saúde.
Objetivo: Para verificar o efeito dos microrganismos no leite.
Material:
· leite;
· duas garrafas plásticas e transparentes;
· geladeira;
· duas etiquetas adesivas.
Procedimento:
coloque um pouco de leite em cada uma das garrafas. Cole uma etiqueta em cada garrafa.
feche as garrafas. Escreva FRIO em uma das etiquetas e coloque na geladeira. Escreva MORNO na outra etiqueta e coloque a garrafa dentro de um armário.
observe cada garrafa todos os dias , durante 7 dias. Depois não esqueça de jogar fora o conteúdo das garrafas.
Obs.: Lembrar que esses microrganismos são decompositores e estragam os alimentos. Que no frio esses microrganismos se reproduzem mais lentamente, por isto os alimentos resfriados duram mais tempo.Se a escola tiver um microscópio, levar os alunos a observarem os microrganismos nele.
Conteúdos:
Trabalhar decomposição, a importância de se observar a conservação dos alimentos nos supermercados e em casa, olhar sempre a data de validade, a importância da geladeira na conservação dos alimentos.
Experiência 3: Comprovando a permeabilidade dos solos.
Ciências Naturais: Para turma do 6° ano do Ensino Fundamental.
Tema: Os solos.
Objetivo: Conhecer os tipos de solos, o processo e a dinâmica do solo, e a conservação desse recurso natural.
Material:
coador de café;
filtro de papel;
1 xícara (de café);
água;
3 amostras de solo (argiloso, arenoso e médio);
copo de vidro transparente.
Procedimento:
coletar 3 amostras de solo (argiloso, arenoso e médio) e colocar cada amostra em um filtro. Tomar o cuidado para que as amostras colocadas nos filtros, sem ter nenhum tipo de alteração, para que não ocorresse nenhum tipo de alteração na porosidade e permeabilidade original.
despejar, em cada filtro, o equivalente a uma xícara de café de água.
registrar, com um cronômetro, o tempo que a água levou para passar pelos filtros.
Relatar para a turma a observação feita do tempo que a água levou para cada tipo de solo.
Conteúdo:
O solo é a camada mais superficial e mais fina da crosta terrestre. A vida no planeta não existiria sem ele. Mostre aos alunos a importância de cada tipo de solo, a utilização de cada um pelo ser humano, como preservá-lo e/ou transformá-lo em beneficio da natureza e do ser humano.
Experiência 4: A solubilidade da água.
Ciências naturais: Para turma do 6° ano do Ensino Fundamental.
Tema: Propriedades da água.
Objetivo: Mostrar as características únicas da água que permitiram o aparecimento da vida e garantem a sua continuidade.
Material:
Sal;
Açúcar;
Farinha de trigo;
Areia;
Óleo de cozinha.
Procedimento:
encha um copo com água até um pouco acima da metade. Despeje no copo uma colher, das de sobremesa, contendo sal. Observe o que acontece.
em seguida agite com uma colher durante aproximadamente um minuto. Deixe repousar e observe. Anote o que você observou no seu caderno.
vá repetindo os procedimentos anteriores (1 e 2), substituindo o sal por um dos demais ingredientes. Repita o procedimento até que todos os ingredientes tenham sido usados, sempre anotando em seu caderno o que você observou.
elabore uma explicação para o que aconteceu em cada caso, e em seguida faça uma tabela no seu caderno colocando lado a lado o que aconteceu em cada mistura.
Conteúdo:
Mostre aos alunos a capacidade da água como solvente natural, de como alguns materiais a água dissolve porem outros não, por isto a importância da água e da sua preservação e despoluição de rios e nascentes. A importância da formação da consciência critica e construtiva na formação do indivíduo.
Experiência 5: O ar em movimento.
Ciências naturais: Para turma do 6° ano do Ensino Fundamental.
Tema: Propriedades do ar.
Objetivo: O ar tem características das quais ele se expande pelo ambiente e exerce pressão sobre tudo o que se encontra na superfície terrestre.
Material:
· papel de seda colorido;
· tesoura;
· cola;
· pincel;
· cartolina;
· linha;
· aro de plástico;
· régua;
· secador de cabelo.
Procedimentos:
desenhe um molde, em um retângulo de cartolina de 30cm de comprimento por 12cm de largura, para fazer o balão. Use o molde para desenhar e cortar oito partes no papel de seda.
cole as bordas do papel de seda umas as outras, formando o corpo de um balão. Cole o aro de plástico para fazer a boca do balão. Se não tiver um aro, faça um com um pedaço de cartolina.
faça uma caixa de 5cm de lado. Ela será a cesta do balão.
cole um pedaço de linha de cada lado da caixa e prenda no balão. Deixe secar completamente.
segure o balão pelo topo e encha-o com ar quente do secador. Quando o ar estiver realmente quente, solte o balão e observe-o se elevar.
Conteúdo:
Mostrar aos alunos que o ar frio não se expande e por isso ele desce, e também o que tem acontecido na terra por causa do efeito estufa, a importância da preservação ambiental e de como o desmatamento agrava o aquecimento global.
Kátia Hein
5° Período de Pedagogia da AVM – UCAM
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
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4 comentários:
GRUPO REFLETIR PARA MUDAR
ALUNAS: LEANDRA RINEIRO DE ALMEIDA
MARIA DO SOCORRO
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO
QUINTA POSTAGEM
COLAS NÃO CONVENCIONAIS
Objetivos: → Identificar diferentes tipos de substâncias adesivas.
→ Relacionar a palavra “pegajosa” com a idéia de adesivo.
Procedimento: Observar as substâncias que habitualmente são utilizadas como adesivos para colar papel: cola vinílica ou adesivo sintético ( branco, transparente, colorido), convidar os alunos para trocarem o material e observar como gruda em seus dedos, como pode ser retirado ( com um pano úmido) e o que acontece se deixamos secar. Anotar as observações. Em seguida utilizá-lo para colar diferentes superfícies. Observarão e questionarão por que nem todas colam (ex.: plásticos entre si, folhas de acetato com papel, etc.) Perguntar aos alunos que outras coisas conhecem que também servem para colar, desta maneira poderão trabalhar em suas casas e trazer material para a aula seguinte, ou o próprio professor se encarrega de apresentar o material.
Materiais “pegajosos”: Verniz, figurinhas autoadesivas, fita adesiva, doces, adesivos, mel, parafina, cola especiais (de construção, sapataria, artesanato, etc.), resina de pinho, envelopes, entre muito outros.
EXPERIÊNCIA Nº01 - A CLARA COLA
Materiais: 02 recipientes transparentes, pincéis, materiais diversos para colar.
Elaboração: Abrir um ovo e separar a clara da gema. Pegar a clara e passar com um pincel sobre uma placa de vidro, de acrílico ou uma bandeja de plástico. Colocar florzinhas ou algum outro elemento decorativo, deixar secar e pronto!
GRUPO REFLETIR PARA MUDAR
ALUNAS: LEANDRA RINEIRO DE ALMEIDA
MARIA DO SOCORRO
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO
QUINTA POSTAGEM
COLAS NÃO CONVENCIONAIS
Objetivos: → Identificar diferentes tipos de substâncias adesivas.
→ Relacionar a palavra “pegajosa” com a idéia de adesivo.
Procedimento: Observar as substâncias que habitualmente são utilizadas como adesivos para colar papel: cola vinílica ou adesivo sintético ( branco, transparente, colorido), convidar os alunos para trocarem o material e observar como gruda em seus dedos, como pode ser retirado ( com um pano úmido) e o que acontece se deixamos secar. Anotar as observações. Em seguida utilizá-lo para colar diferentes superfícies. Observarão e questionarão por que nem todas colam (ex.: plásticos entre si, folhas de acetato com papel, etc.) Perguntar aos alunos que outras coisas conhecem que também servem para colar, desta maneira poderão trabalhar em suas casas e trazer material para a aula seguinte, ou o próprio professor se encarrega de apresentar o material.
Materiais “pegajosos”: Verniz, figurinhas autoadesivas, fita adesiva, doces, adesivos, mel, parafina, cola especiais (de construção, sapataria, artesanato, etc.), resina de pinho, envelopes, entre muito outros.
EXPERIÊNCIA Nº01 - A CLARA COLA
Materiais: 02 recipientes transparentes, pincéis, materiais diversos para colar.
Elaboração: Abrir um ovo e separar a clara da gema. Pegar a clara e passar com um pincel sobre uma placa de vidro, de acrílico ou uma bandeja de plástico. Colocar florzinhas ou algum outro elemento decorativo, deixar secar e pronto!
GRUPO REFLETIR PARA MUDAR
ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO
MARIA DO SOCORRO
SEXTA POSTAGEM
EXPERIÊNCIA Nº 02 – O AÇÚCAR BATE
Materiais: Açúcar, recipiente de metal e material para colar.
Elaboração: Aquecer o açúcar nem recipiente de metal, até que chegue ao ponto de caramelo, deixar que esfrie um pouco. Banhar uma maçã com este caramelo e colar ao seu redor: granulados, confeitos coloridos, confetes etc.
EXPERIÊNCIA Nº03 – GRUDE
Materiais: Farinha, água, colher de madeira e xícara.
Elaboração: Colocar ½ litro de água em uma panela e deixar esquentar. Misturar em um recipiente ½ xícara de farinha com ½ xícara de água, dissolver e em seguida misturar com a água quente, mexer até que espesse e fique um pouco transparente. Deixar esfriar 10 minutos e a cola já estará pronto para usar.
EXPERIÊNCIA Nº 04 – A MISTURA QUE COLA
Materiais: Água, areia, cal, cimento, colher de pedreiro, recipientes.
Elaboração: Colocar seis colheres de sopa cheias de areia, duas colheres de sopa cheia de cimento em um recipiente. Acrescentar água (quantidade necessária) e misturar com uma colher de sopa até ficar uma mistura espessa e homogênea. Colar os tijolos entre si com esta mistura e deixar secar por um dia.
Explicação geral: O que é que faz com que as colas grudem as coisas?
Geralmente o que ocorre é que a cola preenche pequenos espaços que existem nos materiais, e quando endurece os materiais que fizeram contato com a cola ficam presos. Ex.: papel e cola vinílica. Em outros casos ocorre uma reação química. Ex. cal, cimento, água e areia.
Porque o vidro e o plástico não colam com cola vinílica?
Acontece que eles possuem poros tão pequenos que a cola não consegue penetrar.
Por que a clara cola o vidro?
É provável que tenha moléculas muito menores que outros tipos de cola e por isso penetrem no vidro, ou pode ser que as moléculas da clara se misturem sobre a superfície do vidro antes de solidificar-se e por sua vez grudem sobre outros materiais. Ou talvez se formem redes entre as moléculas de vidro e da cola, o que permite que fiquem unidos.
EXPERIÊNCIA N° 5 - ESCORREGADÍSSIMAAAAAA ...
Objetivos: → Observar mudanças no comportamento dos objetos, segundo o material de que são feitos.
→ Estimular o trabalho cooperativo.
Materiais: Pacotes de gelatina de diferentes sabores, forma retangular, saladeiras grandes, detergentes, óleo, farinha, água e etc.
Procedimento: Preparar a gelatina e colocá-la em uma forma retangular untada com óleo. Levar a geladeira até que firme. Retirar da geladeira e cortar em cubos de 5cm. Colocar 15 cubos em uma tigela e outra tigela vazia a 20 cm de distância aproximadamente. Pedir a um aluno quem em 15 segundos (contando ou utilizando um relógio) pegue um a um (utilizando dois dedos: polegar e indicador) cada cubo de gelatina e o coloque na outra tigela. Devolver os cubos à tigela original e acrescentar ¼ de xícara de detergente sobre os cubos. Misturar suavemente o detergente com os cubos. Realizar o mesmo procedimento anterior. Repetir a experiência utilizando óleo em uma e água em outra.. Registrar os resultados em cada caso para depois discutir.
O que aconteceu?
A gelatina é uma substância não porosa, por isso as diferentes substâncias formam uma película sobre cada cubo ou o derreteram, como acontece com a água.
Variante: Pode-se experimentar com substâncias que absorvem a umidade, como o talco, a farinha, o pão ralado, etc., para ver se é mais fácil ou mais difícil de pegar os cubos.
GRUPO REFLETIR PARA MUDAR
ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO
MARIA DO SOCORRO
SEXTA POSTAGEM
Conclusão
As crianças são capazes de ir além da observação dos fenômenos, tendo suas habilidades trabalhadas pelos professores.Através das atividades experimentais, as crianças elaboram os seus primeiros conceitos científicos e constroem o conhecimento socialmente adquirido.Por essa razão, as aulas de Ciências devem ser planejadas para que os estudantes ultrapassem a mera contemplação e partam para a ação.
Os processos de aprendizagem podem ser interrompidos se o educador partir para uma imposição sobre o que e como as crianças devem pensar.Refletindo sobre as próprias experiências os alunos aprendem muito mais do que conceitos, eles aprendem a pensar cientificamente o mundo.
A experiência é uma excelente oportunidade para o aluno testar seus conhecimentos prévios, discutir com os colegas;ter espírito de solidariedade e colaboração.O conhecimento passa a ser do aluno, é por ele construído e o professor atua como mediador, ensinando a criança a pensar, construir alternativas, desenvolver a inteligência,.transformando o pensamento em ação, movimento e verdadeiro conhecimento para a vida.
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