Experiência 1 - Salada de frutas
Ciências naturais: 2º ano do ensino básico.
Tema: Os órgãos dos sentidos
Paladar
Objetivo: Perceber o sentido do paladar e
o órgão responsável por ele.
Conteúdo
O paladar nos permite sentir e identificar
o sabor dos alimentos que comemos.
O principal órgão do corpo humano que nos ajuda
a sentir o sabor dos alimentos é a língua.
Podemos perceber com o paladar os sabores:
azedo, amargo, salgado, doce, quente, frio, etc
Material utilizado
Faca ( plástica), colher e garfo (plástico) ou
palitos de picolé que depois podem ser
reaproveitados para atividades artísticas, 5 bacia plástica
média e funda,
( O material plástico é mais seguro para crianças
nesta faixa etária).
Frutas: maçã, laranja ou tangerina, banana, mamão, morango.
( As frutas podem variar de acordo com as condições
e a época de colheita e de região em que
esta localizada a escola),
• açúcar, creme de leite (opcional 1º passo: sensibilizar as crianças para a atividade com roupas (avental), falar sobre a cozinha um pouco de teatro. Dizer que elas serão agora cozinheiras e cozinheiros.2º passo: levá-las para a cozinha da escola e mostrar como é a cozinha, apresentar os profissionais que lá trabalham e a limpeza que é preciso para que tudo saia bem saudável. Começando por lavar as mãos de cada criança e colocar tocas para não cair o cabelo, etc
Desenvolvimento:
• 1º passo: sensibilizar as crianças para a atividade com roupas (avental), falar sobre a cozinha um pouco de teatro. Dizer que elas serão agora cozinheiras e cozinheiros.2º passo: levá-las para a cozinha da escola e mostrar como é a cozinha, apresentar os profissionais que lá trabalham e a limpeza que é preciso para que tudo saia bem saudável. Começando por lavar as mãos de cada criança e colocar tocas para não cair o cabelo, etc
• 4º passo: limpar toda a sujeira, separando cada lixo em sua lixeira correspondente.
• 5º passo – avaliação será feita uma exposição dialogada para troca e avaliação da assimilação do conteúdo. Depois será pedido que elas descrevam em textos e desenhos o que sentiram e apresentem a turma no final. Serão lançadas as algumas perguntas:
1) O que eu aprendi com a nossa experiência?
2) Como eu me senti fazendo a experiência?
3) O que usei para sentir o gosto da salada de frutas?
Possibilidades de utilização em outros conteúdos :
O valor calórico de cada alimento, Saúde e alimentação, funções da língua, diferenças dos alimentos, as variações de temperatura, as regiões da língua e suas percepções, composição dos alimentos utilizados, as espécies de cada alimento e suas regiões de origem, os tipos de árvores frutíferas, a importância da preservação da natureza por elas nos proporcionar alimentos, importância de lavar os alimentos, desperdiço de água, trabalho em equipe, coordenação motora, tato, olfato, elementos químicos nos alimentos, integração social, as profissões, o ambiente escolar, as cores, reciclagem, reaproveitamento de alimentos e equilíbrio físico e ambiental, etc
Dicas importantes
Se possível utilizar lixeiras próprias para reciclagem e aproveitar para demonstrar a importância da reciclagem do lixo.
Experiência 2 Água como solvente
Ciências naturais: 4º ano do ensino básico.
Objetivo: Demonstrar que existem produtos que podem ser dissolvidos pela água e outros não.
Ciências naturais: 4º ano do ensino básico.
Objetivo: Demonstrar que existem produtos que podem ser dissolvidos pela água e outros não.
Conteúdo:
A água é capaz de dissolver várias substâncias. Por isso, ela é chamada solvente universal. Alguns produtos são absorvidos pela água.
Desenvolvimento:
1º passo: providenciar 4 copos com água e
acrescentar azeite, sal, açúcar, terra
em outro copo.
2º passo: mexer bem e verificar o que
Aconteceu,
• 3º passo: pedir que as crianças observem o copo com sal e outro com açucar e pedir o de azeite e areia.
Avaliação:
Será solicitado que os alunos façam uma pesquisa sobre outros produtos que sejam dissolvidos pela água e os que não podem para verificar se apreenderam o conteúdo. Após uma discussão sobre o tema em grupo.
Outras possibilidades de utilização desta experiência:
O paladar, os diferentes tipos de água, as misturas químicas, o mar, água fonte de vida, a função da água no organismo humano, A água na superfície do solo (lençóis de água),
Experiência 3 – Vendo as árvores
Ciências naturais: 2º ano do ensino básico.
Tema: As partes de uma planta
Objetivo:-Observar as principais partes da planta (raiz, caule, folha, flor e fruto) compreendendo as suas funções;
-Fazer perceber os diferentes tipos de vegetais;
-Entender que existem plantas que não têm flor, nem frutos.
Conteúdo
Características de algumas plantas As etapas de desenvolvimento da planta
Partes de uma planta
Material utilizado
•Diversos tipos de plantas trazidas pelos alunos, bem como, observação de árvores do pátio.
Desenvolvimento metodologia
Na área ecológica da escola, através de observação direta dos vegetais, cada aluno deverá tocar e observar as características e as funções das principais partes das plantas.
Aproximadamente uma hora, sendo dividida em
atividade e avaliação.
OUTRAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO:
O desenvolvimento das plantas, fotossíntese, árvores frutíferas cuidados com a natureza, os diferentes tipos de vegetais; plantas que não têm flor e nem frutos, plantas que servem para alimentação, tipos de solos, etc
AVALIAÇÃO:
•-Relato das observações feitas pelos alunos;
•-Jogo de perguntas e respostas feitas pela professora;
•-desenhos e escritas espontâneas sobre os vegetais estudados
Experiência 4: Como os vegetais se alimentam?
Ciências naturais: 3º ano do ensino básico.
Tema: Os Vegetais – alimentos
Objetivo: Perceber que os vegetais produzem
seus alimentos.
Conteúdo:
•Os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles utilizam a luz solar para transformar água e gás carbônico em alimento. Esse processo é chamado fotossíntese.
Material utilizado:
Caixa de papelão (sapato), grãos de feijão, terra, copos plásticos e água todos dias.
Desenvolvimento:
•1º passo: Inicialmente colocar alguns grãos de feijão em dois copos plásticos com terra umedecida.
•2º passo: Aguardar dez Dias e colocar um dos copos plantados em uma caixa de sapato e tampar. Deixar a caixa em um local onde não receba luz solar diretamente pela manhã.
•3º passo: Diariamente, Alfredo umedeceu a terra dos copos. Após 10 dias, ele verificou que os feijoeiros do copo que estava dentro da caixa de sapatos não estavam tão desenvolvidos quanto os que estavam fora da caixa.
•Tempo de duração 10 a 20 dias
Avaliação
•4º passo – avaliação será feita uma exposição dialogada para troca e avaliação da assimilação do conteúdo. Depois será pedido que elas descrevam em textos e desenhos o que sentiram e apresentem a turma no final. Serão lançadas as algumas perguntas:
•O que eu aprendi com a nossa experiência?
•Como eu me senti fazendo a experiência?
Possibilidades de utilização em outros conteúdos ou outros fundamentos e disciplinas:
•A importância da luz solar na fotossíntese, o desenvolvimento da planta, o potencial da semente, a temperatura da terra, a importância do solo, o que precisa a planta para se desenvolver.
Possibilidades de utilização em outros conteúdos ou outros fundamentos e disciplinas:
•A importância da luz solar na fotossíntese, o desenvolvimento da planta, o potencial da semente, a temperatura da terra, a importância do solo, o que precisa a planta para se desenvolver.
Experiência 5 Construção de um cata-vento
Ciências naturais: 1º ou 2º ensino básico –fundamental
Tema: O ar
Proposta e conteúdo: O trabalho proposto visa
possibilitar
aos alunos elaborar o conceito de que o vento é o ar
em movimento,
a partir da leitura de textos que os capacitem
a fazerem experiências, e depois se tornaram
brinquedos e a comprovar
as hipóteses
sobre o assunto proposto.
Objetivos:
•Estabelecer relações entre o tema estudado e sua própria vida.
•Interessar-se pelo mundo e as questões relacionadas
•Levar as crianças a formular hipótese sobre tema
•Valorizar o meio ambiente e aprender através de situações lúdicas
DESENVOLVIMENTO
•1º PASSO – Iniciar com uma conversa verificando as idéias dos alunos sobre o tema.
•Propor aos alunos que pensem como podem comprovar a existência do ar.
•Organize um registro coletivo com as respostas dos alunos. Pergunte a diferença entre ar e vento? A importância do ar em nossa vida? Como o ar e o vento se mostram no meio ambiente? Terminar o primeiro com seguinte indagação: Como podemos utilizar o ar em nossas brincadeiras?
•Estas perguntas incentivam os alunos a participarem da etapa seguinte que é a confecção do cata-vento
•2º PASSO Entregar folhas com as dimensões indicadas para serem recortadas, pedir para colorir a folha, com cuidado ajude-os a montar o cata-vento.
• 2.1 cortar a folha em forma quadrado com 20 cm, dobrar o quadrado de forma que forme um triangulo cortar as retas até as marcações até 2 dedos antes de chegar ao meio colocar as pontas do quadrado até, depois cole no meio uma sobre a outra. Encaixe o arame no centro do cata-vento e prenda no cabo (palito).
•3º PASSO- propor uma corrida no pátio para observar o movimento do cata-vento e também vale brincar de soprar forte o cata-vento para ver o que acontece.
•Outra proposta e que eles fixem o cata-vento no pátio da escola ou quintal para que gire a cada sopro de vento.
AVALIAÇÃO:
•Perceber se os alunos se envolveram na leitura e se interessou pela temática, se participaram das discussões sobre o tema. Se ele trabalharam coletivamente. A participação do registro dos assuntos estudados.
•Após a execução da atividade no pátio é importante que os alunos falem sobre as curiosidades aprendidas e participem dos registros das observações feitos pela turma. A avaliação será sempre mediada pelo professor para que possa se desenvolver de forma segura.
Material a ser utilizado:
•Cartolina, régua, tesoura, lápis de cor, alfinete e palito de churrasco que pode ser substituído por arame, canudo (tipo pirulito). Textos sobre assunto adaptado sobre o tema.
Outras possibilidades de temas:
•usos e problemas causados pelo vento, direção e intensidade do vento, energia eólica (energia renovável), trabalhar em matéria de histórica a utilização de moinhos ao longo da história, corpo humano – respiração.
•Tudo pode ser adaptado de acordo com idade cronológica da criança e o ano letivo a que propuser a experiência.
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