domingo, 14 de dezembro de 2008

GRUPO CIENTISTAS DE MACAÉ




Adriana, Ana Lúcia, Daniele, Kelen Kátia, Leocyr, Luciane, Marta, Renata








Experiência “Nível da água”



  • Material didático:
    Um pote transparente
    Uma fita adesiva colorida
    Uma pedra de gelo
    Água

  • Metodologia:
    O professor mostra aos alunos um pote transparente e faz uma marca ao redor com uma fita adesiva colorida.
    Após isto, será colocada no pote uma grande pedra de gelo que exceda o tamanho da marca. Será explicado aos alunos que a pedra de gelo representa as geleiras de nosso planeta.
    Então será colocada água no pote até o limite da marca. Aos alunos será explicado que a água colocada no pote representa as águas dos oceanos do nosso planeta.
    Será pedido aos alunos que fixem a atenção no nível da água enquanto o gelo derrete.

  • Possibilidades de utilização:
    Fica comprovado que na medida em que o gelo derrete, o nível da água tende a aumentar superando a marca ao redor do pote. Concluindo, o professor e os alunos refletirão sobre como o descongelamento das geleiras eleva o nível das águas dos oceanos. Refletirão também sobre os problemas que isto pode causar e as formas de se evitar tal fenômeno.

  • Conteúdos:
    Aquecimento global
    Descongelamento das geleiras
    Aumento do nível de água dos oceanos






Experiência “Capacidade Térmica e Calor Específico”



  • Material didático:
    Água
    Copo de papel
    Termômetro
    Isqueiro

  • Metodologia:
    Coloque a água num copo de papel e aqueça. Use um termômetro para registrar a temperatura da água. Em seguida aqueça um copo de papel vazio. Observe o que acontece.

  • Possibilidades de utilização:
    Quando esquentamos um copo de papel com água dentro, observamos que o papel não queima, e que a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do copo, de modo que este não queime. Essa capacidade é conhecida como capacidade térmica, e no caso da água se diz alta capacidade térmica, porque é necessário fornecer muito calor para conseguir aumentar a temperatura da água. O calor específico é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para que se altere a temperatura.

  • Conteúdos:
    Capacidade térmica
    Calor específico


Experiência “Solvente universal”



  • Material didático:
    Açúcar OU sal
    Copo com água

  • Metodologia:
    Coloque 3 colheres de açúcar ou sal num copo com água e mexa. O que aconteceu com o açúcar/sal que foi colocado na água? Desapareceu, não existe mais?
    Podemos dizer que desapareceu, porque não o enxergamos mais, porém ele ainda está no copo, ou melhor, está dissolvido na água, portanto não sumiu! A água é capaz de quebrar, como se estivesse desmanchando o açúcar ou sal em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz com que a água seja considerada um solvente universal.
    Continue colocando açúcar ou sal na água até conseguir observá-los no fundo do copo.

  • Possibilidades de utilização:
    Depois de uma determinada quantidade de açúcar ou sal colocada, a água não é mais capaz de dissolvê-los. Dizemos então que neste momento foi atingido o ponto de saturação, ou seja, não importa a quantidade da substância, pois não ocorrerá mais dissolução. A criança começa a compreender de maneira prática e simples como se dá este processo.

  • Conteúdos:
    Solventes


Experiência “Transporte”



  • Material didático:
    Corante azul
    Copo de água
    Uma flor branca
    Relógio

  • Metodologia:
    Pingue algumas gotas de corante num copo com água, pode ser a anilina, azul de metileno ou tinta guache. Coloque uma rosa no copo e espere cerca de 30 minutos. Observe o que acontece na flor.

  • Possibilidades de utilização:
    As pétalas mudam de cor porque o corante é transportado pela água através dos vasos condutores das plantas, do ramo até a flor. Esta prática caracteriza a capacidade de transporte de líquidos ou partículas que a água possui.

  • Conteúdos:
    Capacidade de transporte da água



Atividade “Nossa origem”


Não existe saber melhor que o outro, devemos orientar os pequenos para que não tenham postura inadequada. É bom lembra ELES NÃO SERÃO CIDADÃOS, ELES JÁ SÃO!



  • Material didático:
    Cartolinas
    Papel A4
    Lápis colorido

  • Metodologia:
    Inicialmente o professor irá pedir ao aluno que pense no nome de sua mãe, depois no nome da mãe de sua mãe, depois no nome da mãe dela, e da mãe desta, e assim por diante.
    Desta forma os alunos concluirão com a mediação do professor que para tudo que existe um início, uma causa que a origina.
    A partir disso, o professor irá refletir com seus alunos que da mesma forma como as pessoas, o mundo também teve sua origem.
    Então apresentará dois grupos de cartazes com possíveis idéias da evolução e o outro as idéias da criação.

  • Possibilidade de utilização:
    Será explicado para o aluno, que embora as pessoas possam discordar em suas idéias elas precisam sempre manter o respeito pela opinião contrária, valorizando os diferentes tipos de conhecimento.
    Pode-se pedir para que o aluno desenhe a teoria que lhe pareça verdadeira.

  • Conteúdos:
    Origem do mundo
    Teoria da Evolução
    Teoria da Criação



Experiência "Mudando a densidade da água"



Como você já viu anteriomente, ou sabe, a água e o gelo, apesar de serem feitos de H2O, possuem densidades diferentes. É exatamente por isto que o gelo flutua sobre a água.Mas é possível modificar a densidade da água, tornando-a mais densa, facilmente: é só misturar sal!




  • Materiais necessários:

ovo fresco
vasilhame com água e sal

  • Como fazer:

Pegue um ovo fresco e coloque-o num vasilhame com água. O que acontece?O ovo (se realmente estiver fresco) vai para o fundo do vasilhame (aliás, este é um bom teste para saber se um ovo é realmente fresco sem precisar quebrar a casca!).Agora, adicione sal ao vasilhame com o ovo. O que acontece?O ovo começa a flutuar! É por isso que é mais fácil boiar na praia do que numa psicina: a água salgada é mais densa do que a água comum.Aliás, se você colocar um pedaço de gelo, também verá que ele flutua mais, deixando um volume mais à mostra na água salgada do que na água comum. Verifique!

  • Conteúdo:

Densidade da água



Experiência "O que faz encher os balões?"





  • Material:

Balão

Pacote de fermento em pó para bolos ou bicabornato de sódio

Garrafa pequena de vidro ou de plástico

Água

Vinagre

  • Como fazer:
    Deite a água na garrafa e junte um pouco de vinagre.Deite o pacote de fermento em pó dentro da garrafa e enfia muito rapidamente o balão na boca da garrafa. Pode também deitar o fermento dentro do balão com um funil de papel e depois enfiar o balão na boca da garrafa.Levante em seguida o balão para que o pó caia na garrafa.Observe o que passa.No frasco forma-se espuma e o balão começa a encher devagarinho.Formam-se bolhas de gás e este acaba por encher o balão.Quando fazemos um bolo, o fermento funciona de forma semelhante.Misturamos ele na massa do bolo para que se formem bolhas e o bolo fique bem fofo.




Experiência "Uma semente uma planta: Semeadura"

Os pequenos irão adorar! Pode se trabalhar diveros conteúdos, mas neste caso, como objetivo principal, os vegetais. Delicie-se!


  • Conteúdos:

Seres vivos (vegetais)


  • Material :

garrafas pet

algumas sementes (feijão,cebolinha,salsa,soja etc.)

terra de jardim

água

  • Como fazer:
    Cortar a garrafa pet em forma de uma jardineira (cortá-la ao meio), colocar terra de jardim úmida dentro da garrafa e plantar em cada uma um tipo de semente, essas semeaduras deverão ficar em um lugar onde bata sol e possam ser observadas diariamente.

  • O que acontece:
    A turma deve ser separada por grupos de 4 alunos, que ficarão com a tarefa de observar a garrafa com a semente escolhida e descrever o que está acontecendo dia após dia. O professor pode sugerir que se faça um calendário para anotar o que está acontecendo com a semente todos os dias.O conceito de ser vivo vai se construindo progressivamante a medida que a semente vai se modificando com o tempo e com as trocas feitas com o ambiente.

    Experiência "Fazendo cola com leite"

  • Materiais:

leite desnatado

vinagre

uma panela que não seja metálica (uma esmaltada serve)

bicarbonato de sódio

  • Como fazer:

Aqueça meio litro de leite desnatado e adicione seis colheres de sopa de vinagre aos poucos, misturando constantemente. Quando começar a engrossar, retire-o do fogo. Continue a mexer até que não haja mais possibilidade do caldo engrossar. Espere que a substância assente no fundo da panela. Então coe-a. Adicione 1/2 de copo (60 ml) de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (também pode-se usar borato de sódio). Quando cessar o borbulhamento, tem-se cola.

EXPERIÊNCIA "Densidade dos corpos"

  • Conteúdo:

Densidade dos corpos

  • Objetivo:
    Mostrar que os corpos mais densos que a água vão para o fundo, quando mergulhados nela.
    Destacar os cuidados que devem ser tomados na observação de um fenômeno.

  • Material:
    Café sem açúcar
    leite
    água
    rolha
    álcool
    copo de vidro
    conta-gotas ou seringa

  • Procedimento

    Coloque leite no copo (1 ou 2 cm de altura), e sobre este líquido, uma fatia de rolha (corte a rolha com cuidado).
    Com o conta-gotas ou seringa, vá deixando cair sobre a rolha, lentamente, gotas de café, até atingir mais 1cm de altura.
    Repita o procedimento anterior, agora com água em lugar de café.
    Faça a mesma coisa, agora com álcool.
    Faça os alunos observarem que nestas condições os líquidos não se misturam. Eles se dispõem em ordem crescente de densidade. O mais denso lá em baixo e o menos denso cá em cima.
    De acordo com o observado, faça uma seqüência dos líquidos utilizados, por ordem de maior densidade. Experimente com outras substâncias (óleo, groselha, xampu etc.).
    Que teria acontecido, se na experiência original tivéssemos começado como álcool e terminado com o leite?


PENSANDO NAS ETAPAS DA DIGESTÃO ATRAVÉS DE 8 EXPERIMENTOS

AÇÃO DA SALIVA

  • Material

vidro

conta-gotas com tintura de iodo

2 copos plásticos de café

2 tubos de ensaio numerados

água

amido

  • Procedimento

Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.ConclusãoO amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.

A IMPORTÂNCIA DE SE MASTIGAR BEM

  • Material

2 copos com água

2 comprimidos efervescentes

  • Procedimento

Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.

  • Conclusão

O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.

SENTINDO SABORES

  • Material

4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja

açúcar

colher

  • Procedimento

Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.

  • Conclusão

Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.

MOVIMENTO DA DIGESTÃO

  • Material

meia fina

bolinha de isopor ou de tênis

bolacha

  • Procedimento

Peça aos alunos para colocar a mão no pescoço. Ao engolir uma bolacha, eles sentirão o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. Coloque a bolinha (que representa a comida) dentro da meia fina (o esôfago). Faça a bolinha deslizar pela meia empurrando-a com os dedos.

  • Conclusão

Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.

ACIDEZ DO SUCO GÁSTRICO

  • Material

1 copo plástico de café

leitevinagre ou suco de limão

  • Procedimento

Coloque leite no copo e adicione vinagre.

  • Conclusão

O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.

DETERGENTE DA DIGESTÃO: BILE

  • Material

dois copos com água

óleo de cozinha

detergente

  • Procedimento

Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.

  • Conclusão

Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.

QUEBRA DE PROTEÍNAS

  • Material

clara de ovo cozido

4 tubos de ensaio numerados

água

suco de mamão, de limão e de abacaxi

algodão

  • Procedimento

Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.

  • Conclusão

Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.

ABSORÇÃO DE ÁGUA PELO CORPO

  • Material

copo com água

esponja

  • Procedimento

Coloque a esponja seca no copo com água.

  • Conclusão

A esponja age da mesma maneira que o intestino grosso, pois ele absorve vitaminas e sais minerais de parte da água que estava nos alimentos ou que foi ingerida com eles. Esses nutrientes depois são levados pelo sangue para as células.

Um comentário:

Angelica disse...

Este post é muito bom! Minha filha tem 8 anos e adora experiências científicas. Ela corantes seu cabelo com papel! Eu amo seu cabelos coloridos! É prejudicial para o couro cabeludo? Obrigado!