Experiência “Nível da água”
- Material didático:
Um pote transparente
Uma fita adesiva colorida
Uma pedra de gelo
Água - Metodologia:
O professor mostra aos alunos um pote transparente e faz uma marca ao redor com uma fita adesiva colorida.
Após isto, será colocada no pote uma grande pedra de gelo que exceda o tamanho da marca. Será explicado aos alunos que a pedra de gelo representa as geleiras de nosso planeta.
Então será colocada água no pote até o limite da marca. Aos alunos será explicado que a água colocada no pote representa as águas dos oceanos do nosso planeta.
Será pedido aos alunos que fixem a atenção no nível da água enquanto o gelo derrete. - Possibilidades de utilização:
Fica comprovado que na medida em que o gelo derrete, o nível da água tende a aumentar superando a marca ao redor do pote. Concluindo, o professor e os alunos refletirão sobre como o descongelamento das geleiras eleva o nível das águas dos oceanos. Refletirão também sobre os problemas que isto pode causar e as formas de se evitar tal fenômeno. - Conteúdos:
Aquecimento global
Descongelamento das geleiras
Aumento do nível de água dos oceanos
Experiência “Capacidade Térmica e Calor Específico”
- Material didático:
Água
Copo de papel
Termômetro
Isqueiro - Metodologia:
Coloque a água num copo de papel e aqueça. Use um termômetro para registrar a temperatura da água. Em seguida aqueça um copo de papel vazio. Observe o que acontece. - Possibilidades de utilização:
Quando esquentamos um copo de papel com água dentro, observamos que o papel não queima, e que a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do copo, de modo que este não queime. Essa capacidade é conhecida como capacidade térmica, e no caso da água se diz alta capacidade térmica, porque é necessário fornecer muito calor para conseguir aumentar a temperatura da água. O calor específico é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para que se altere a temperatura. - Conteúdos:
Capacidade térmica
Calor específico
Experiência “Solvente universal”
- Material didático:
Açúcar OU sal
Copo com água - Metodologia:
Coloque 3 colheres de açúcar ou sal num copo com água e mexa. O que aconteceu com o açúcar/sal que foi colocado na água? Desapareceu, não existe mais?
Podemos dizer que desapareceu, porque não o enxergamos mais, porém ele ainda está no copo, ou melhor, está dissolvido na água, portanto não sumiu! A água é capaz de quebrar, como se estivesse desmanchando o açúcar ou sal em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz com que a água seja considerada um solvente universal.
Continue colocando açúcar ou sal na água até conseguir observá-los no fundo do copo. - Possibilidades de utilização:
Depois de uma determinada quantidade de açúcar ou sal colocada, a água não é mais capaz de dissolvê-los. Dizemos então que neste momento foi atingido o ponto de saturação, ou seja, não importa a quantidade da substância, pois não ocorrerá mais dissolução. A criança começa a compreender de maneira prática e simples como se dá este processo. - Conteúdos:
Solventes
Experiência “Transporte”
- Material didático:
Corante azul
Copo de água
Uma flor branca
Relógio - Metodologia:
Pingue algumas gotas de corante num copo com água, pode ser a anilina, azul de metileno ou tinta guache. Coloque uma rosa no copo e espere cerca de 30 minutos. Observe o que acontece na flor. - Possibilidades de utilização:
As pétalas mudam de cor porque o corante é transportado pela água através dos vasos condutores das plantas, do ramo até a flor. Esta prática caracteriza a capacidade de transporte de líquidos ou partículas que a água possui. - Conteúdos:
Capacidade de transporte da água
Atividade “Nossa origem”
Não existe saber melhor que o outro, devemos orientar os pequenos para que não tenham postura inadequada. É bom lembra ELES NÃO SERÃO CIDADÃOS, ELES JÁ SÃO!
- Material didático:
Cartolinas
Papel A4
Lápis colorido - Metodologia:
Inicialmente o professor irá pedir ao aluno que pense no nome de sua mãe, depois no nome da mãe de sua mãe, depois no nome da mãe dela, e da mãe desta, e assim por diante.
Desta forma os alunos concluirão com a mediação do professor que para tudo que existe um início, uma causa que a origina.
A partir disso, o professor irá refletir com seus alunos que da mesma forma como as pessoas, o mundo também teve sua origem.
Então apresentará dois grupos de cartazes com possíveis idéias da evolução e o outro as idéias da criação. - Possibilidade de utilização:
Será explicado para o aluno, que embora as pessoas possam discordar em suas idéias elas precisam sempre manter o respeito pela opinião contrária, valorizando os diferentes tipos de conhecimento.
Pode-se pedir para que o aluno desenhe a teoria que lhe pareça verdadeira. - Conteúdos:
Origem do mundo
Teoria da Evolução
Teoria da Criação
Experiência "Mudando a densidade da água"
Como você já viu anteriomente, ou sabe, a água e o gelo, apesar de serem feitos de H2O, possuem densidades diferentes. É exatamente por isto que o gelo flutua sobre a água.Mas é possível modificar a densidade da água, tornando-a mais densa, facilmente: é só misturar sal!
- Materiais necessários:
ovo fresco
vasilhame com água e sal
- Como fazer:
Pegue um ovo fresco e coloque-o num vasilhame com água. O que acontece?O ovo (se realmente estiver fresco) vai para o fundo do vasilhame (aliás, este é um bom teste para saber se um ovo é realmente fresco sem precisar quebrar a casca!).Agora, adicione sal ao vasilhame com o ovo. O que acontece?O ovo começa a flutuar! É por isso que é mais fácil boiar na praia do que numa psicina: a água salgada é mais densa do que a água comum.Aliás, se você colocar um pedaço de gelo, também verá que ele flutua mais, deixando um volume mais à mostra na água salgada do que na água comum. Verifique!
- Conteúdo:
Densidade da água
Experiência "O que faz encher os balões?"
- Material:
Balão
Pacote de fermento em pó para bolos ou bicabornato de sódio
Garrafa pequena de vidro ou de plástico
Água
Vinagre
- Como fazer:
Deite a água na garrafa e junte um pouco de vinagre.Deite o pacote de fermento em pó dentro da garrafa e enfia muito rapidamente o balão na boca da garrafa. Pode também deitar o fermento dentro do balão com um funil de papel e depois enfiar o balão na boca da garrafa.Levante em seguida o balão para que o pó caia na garrafa.Observe o que passa.No frasco forma-se espuma e o balão começa a encher devagarinho.Formam-se bolhas de gás e este acaba por encher o balão.Quando fazemos um bolo, o fermento funciona de forma semelhante.Misturamos ele na massa do bolo para que se formem bolhas e o bolo fique bem fofo.
Experiência "Uma semente uma planta: Semeadura"
Os pequenos irão adorar! Pode se trabalhar diveros conteúdos, mas neste caso, como objetivo principal, os vegetais. Delicie-se!
- Conteúdos:
Seres vivos (vegetais)
- Material :
garrafas pet
algumas sementes (feijão,cebolinha,salsa,soja etc.)
terra de jardim
água
- Como fazer:
Cortar a garrafa pet em forma de uma jardineira (cortá-la ao meio), colocar terra de jardim úmida dentro da garrafa e plantar em cada uma um tipo de semente, essas semeaduras deverão ficar em um lugar onde bata sol e possam ser observadas diariamente. - O que acontece:
A turma deve ser separada por grupos de 4 alunos, que ficarão com a tarefa de observar a garrafa com a semente escolhida e descrever o que está acontecendo dia após dia. O professor pode sugerir que se faça um calendário para anotar o que está acontecendo com a semente todos os dias.O conceito de ser vivo vai se construindo progressivamante a medida que a semente vai se modificando com o tempo e com as trocas feitas com o ambiente.
Experiência "Fazendo cola com leite" - Materiais:
leite desnatado
vinagre
uma panela que não seja metálica (uma esmaltada serve)
bicarbonato de sódio
- Como fazer:
Aqueça meio litro de leite desnatado e adicione seis colheres de sopa de vinagre aos poucos, misturando constantemente. Quando começar a engrossar, retire-o do fogo. Continue a mexer até que não haja mais possibilidade do caldo engrossar. Espere que a substância assente no fundo da panela. Então coe-a. Adicione 1/2 de copo (60 ml) de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (também pode-se usar borato de sódio). Quando cessar o borbulhamento, tem-se cola.
EXPERIÊNCIA "Densidade dos corpos"
- Conteúdo:
Densidade dos corpos
- Objetivo:
Mostrar que os corpos mais densos que a água vão para o fundo, quando mergulhados nela.
Destacar os cuidados que devem ser tomados na observação de um fenômeno. - Material:
Café sem açúcar
leite
água
rolha
álcool
copo de vidro
conta-gotas ou seringa
- Procedimento
Coloque leite no copo (1 ou 2 cm de altura), e sobre este líquido, uma fatia de rolha (corte a rolha com cuidado).
Com o conta-gotas ou seringa, vá deixando cair sobre a rolha, lentamente, gotas de café, até atingir mais 1cm de altura.
Repita o procedimento anterior, agora com água em lugar de café.
Faça a mesma coisa, agora com álcool.
Faça os alunos observarem que nestas condições os líquidos não se misturam. Eles se dispõem em ordem crescente de densidade. O mais denso lá em baixo e o menos denso cá em cima.
De acordo com o observado, faça uma seqüência dos líquidos utilizados, por ordem de maior densidade. Experimente com outras substâncias (óleo, groselha, xampu etc.).
Que teria acontecido, se na experiência original tivéssemos começado como álcool e terminado com o leite?
PENSANDO NAS ETAPAS DA DIGESTÃO ATRAVÉS DE 8 EXPERIMENTOS
AÇÃO DA SALIVA
- Material
vidro
conta-gotas com tintura de iodo
2 copos plásticos de café
2 tubos de ensaio numerados
água
amido
- Procedimento
Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.ConclusãoO amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.
A IMPORTÂNCIA DE SE MASTIGAR BEM
- Material
2 copos com água
2 comprimidos efervescentes
- Procedimento
Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.
- Conclusão
O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
SENTINDO SABORES
- Material
4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja
açúcar
colher
- Procedimento
Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.
- Conclusão
Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.
MOVIMENTO DA DIGESTÃO
- Material
meia fina
bolinha de isopor ou de tênis
bolacha
- Procedimento
Peça aos alunos para colocar a mão no pescoço. Ao engolir uma bolacha, eles sentirão o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. Coloque a bolinha (que representa a comida) dentro da meia fina (o esôfago). Faça a bolinha deslizar pela meia empurrando-a com os dedos.
- Conclusão
Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.
ACIDEZ DO SUCO GÁSTRICO
- Material
1 copo plástico de café
leitevinagre ou suco de limão
- Procedimento
Coloque leite no copo e adicione vinagre.
- Conclusão
O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.
DETERGENTE DA DIGESTÃO: BILE
- Material
dois copos com água
óleo de cozinha
detergente
- Procedimento
Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.
- Conclusão
Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.
QUEBRA DE PROTEÍNAS
- Material
clara de ovo cozido
4 tubos de ensaio numerados
água
suco de mamão, de limão e de abacaxi
algodão
- Procedimento
Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.
- Conclusão
Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.
ABSORÇÃO DE ÁGUA PELO CORPO
- Material
copo com água
esponja
- Procedimento
Coloque a esponja seca no copo com água.
- Conclusão
A esponja age da mesma maneira que o intestino grosso, pois ele absorve vitaminas e sais minerais de parte da água que estava nos alimentos ou que foi ingerida com eles. Esses nutrientes depois são levados pelo sangue para as células.
Um comentário:
Este post é muito bom! Minha filha tem 8 anos e adora experiências científicas. Ela corantes seu cabelo com papel! Eu amo seu cabelos coloridos! É prejudicial para o couro cabeludo? Obrigado!
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