terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS.

Grupo:As Pensantes
Hanriete Araujo
Marinalva Amaral.
Rosane Henrique.
Rosilda Valpassos.
Vanessa Corrêa.







Introdução:
Um cantinho de ciências será feito logo no início do ano letivo. Na biblioteca da classe, os assuntos de ciências serão separados por assuntos em caixas: Botânica, Zoologia, corpo humano, geociências. Outros títulos também podem ser separados: Rochas, nosso corpo, animais. Isso servirá para: tirar dúvidas quanto ao conteúdo específico, ilustrar assuntos, propiciar idéias para experiências, habituar a consultar diversos autores sobre o assunto, habituar a conservar os livros.
Periodicamente sentaremos em círculo para uma conversa informal, levando-os a observar as condições de higiene na sala, como está o mobiliário, se as paredes estão sujas ou rabiscadas, se há papeis e raspas de lápis pelo chão ou sob as mesas. É importante ouvir as propostas de melhoria do ambiente.

Atividade 1:
"Estudo comprova que trabalhadores das cidades têm menos horas de sono do que o tempo que passam na condução ao trabalho em ônibus e trem”.
"Esgoto passa entre barracos onde crianças passam."
"Homem alcoolizado espanca mulher e filha".
"Famílias dormem embaixo das camas temendo balas perdidas da guerra nas drogas."
"População se alimenta de restos no lixão da cidade."
"Postos de saúde não funcionam por falta de médicos e de material."
“Na volta da praia rapazes fazem surf no teto do ônibus lotado.”
Notícias colhidas dos jornais: O DIA, OGLOBO E JORNAL DO BRASIL.
De acordo com a Organização mundial de Saúde, ter saúde significa bem estar físico, mental e social.Escolha as notícia para exemplificar a falta de saúde de grande parte dapopulação brasileira em relação aos princípios básicos para se ter saúde e relacione-os abaixo, de acordo com o item adequado.
Conviver com harmonia com as outras pessoas.
=>>Notícia:
Estar em equilíbrio com o ambiente que vive.
=>>Notícia:
Cuidar da higiene pessoal.
=>>Notícia:
Alimentar equilibradamente.
=>>Notícia:
Dormir pelo menos oito horas por dia.
=>>Notícia:
Fazer exames médicos e odontológicos periodicamente.
=>>Notícia:
Previnir-se contra acidentes.
=>>Notícia:
Divertir-se
=>>Notícia:
Viver em ambiente limpo.
=>>Notícia:
Comentários sobre cada assunto em sala de aula é essencial para que os alunos exerçam a crítica,a reflexão,dando interpretações sobre cada tema,sugerindo soluções.
Conteúdos:
·Saúde.
·Higiene.
·Alimentação saudável.
·Conservação do meio ambiente.
·Urbanização.
·Valores em família.
.Objetivos (levando em consideração os PCN’s)
·Desenvolver uma consciência ambiental

.Ser participantes, atuando na construção de uma vida saudável;
·Compreender que, a promoção da saúde ocorre quando são asseguradas as condições para a vida digna de todo cidadão;
·Tomar consciência da importância da intervenção individual e coletiva sobre os condicionantes do processo saúde/doença.
·Utilizar a prática da cidadania em função da saúde em todos os seus aspectos (físico psíquico e social).

Atividade 2:
Colocar material à disposição da criança, para que ela possa fazer experiências e chegar à conclusão.
Da existência do ar e que o ar ocupa espaço ( bola de encher,saquinhos de papel)
O ar tem peso (pneus, câmaras de ar – antes e depois de enchê-las de ar) O ar agüenta peso (pneus de carros e bicicletas).
O ar produz sons (garrafas vazias, instrumentos de sopro).
Colocar a disposição do aluno diversos materiais para que elas,experimentando,cheguem à conclusão que o vento é o ar em movimento: pedaços de papelão, cata-vento, leque, abanador etc.
Pedir aos alunos para molharem as mãos e coloca-las ao vento. Deixar que cheguem à conclusão que o vento ajuda a secar as mãos mais depressa.O mesmo acontece com a terra,por exemplo.
Colocar à disposição dos alunos sacos de leite para que possam enchê-los de ar e estoura-lo. Deixar que cheguem à conclusão que o barulho resultante é provocado pelo deslocamento de ar,e que o barulho do trovão provém de fenômeno semelhante.
Conteúdo:
Natureza
Meio ambiente,
Qualidade de vida.
Sentidos
O ar.
Objetivos (levando em consideração os PCN´s).
Realizar atividades que incluam observações, pesquisa, seleção e consulta sobre a origem do vento e do trovão.
Constatar a existência do ar.
Analisar o ar como fundamental para a natureza, meio ambiente e vida humana.
Atividades 3:
Leia a reportagem com bastante atenção!
“A comunidade, consciente de que o meio ambiente é o bem mais importante que existe, resolveu participar dos projetos de coleta seletiva que já acontecem em alguns locais do Rio, Niterói, São Paulo e Curitiba. Já em casa as pessoas separam o lixo em sacos diferentes, que são recolhidos, ou em caçambas espalhadas pela cidade, ou por caminhões coletores. A vantagem da seleção doméstica é que se aproveita muito mais e melhor o material do que nas usinas, por garantir um dinheirinho extra no final do mês.E se depois de todas estas vantagens alguém ainda torcer o nariz para a idéia, saiba que usar artigos feitos a partir de material reaproveitado está virando moda, já havendo selos que atestam que o produto é reciclado. Sorte da natureza.”
Mostrar as fotos para os alunos, além de impactantes, são reais!








Tartaruga deformada por aro plástico.Na figura do meio,todas as peças plásticas foram retiradas do estômago desta ave.
Como entendi o texto...
a)Como a comunidade demonstrou estar consciente da importância em cuidar do meio ambiente?b)Você sabe quais os problemas causados pelo lixo?
c)Cite duas vantagens, em sua opinião, da seleção doméstica do lixo.
As ilhas do Governador e de Paquetá têm sido afetadas pela queima do lixo. Toda a fumaça piora a qualidade do ar.
Responda e depois discuta com o professor e seus colegas.
a)Que sistema do seu corpo é diretamente agredido?
b)Que tipos de doença a fumaça pode ocasionar?
c)Porque o desmatamento pode afetar o nosso sistema respiratório?
Você sabia?










É importante que o professor mostre alguns elementos concretamente.Além de fazer em sala de aula a coleta correta do lixo,separando-os:Plástico(vermelha),metais(amarela),papeis(azul),orgânicos (marrom),pilhas (laranja) e vidros (verde)
Conteúdos:
Meio ambiente.
Cooperação.
Reciclagem.
Saúde.
Tratamento do lixo.
Ações humanas sobre o meio ambiente
Objetivo ( levando em consideração os PCN's):

Reforçar cada vez mais a consciência de preservação ao meio ambiente;
Ter estímulo para o exercício de cidadania, compreendendo que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas.
Reconhecer o processo de reciclagem do lixo como importante para a preservação do meio ambiente;
Estabelecer relações entre suas próprias vidas e o meio ambiente, para que ajam com postura responsável, viabilizando um ambiente saudável não só no presente, como também no futuro.
Classificar e analisar diferentes objetos.
Atividade 4:

Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, conversando com os adultos, para saber qual é o tipo de lixo mais produzido dentro de seu ambiente. O que mais desperdiçamos? Qual é a embalagem do produto que mais consumimos? Qual é o destino dessa embalagem? Ao longo de uma semana cada aluno realizará esse levantamento em sua casa. Em sala de aula, cada aluno, colocará esses dados em uma tabela oferecida pelo professor.
Aluno-embalagem/produto-quantidade-destino
Obs.: A tabela constará com o número total de alunos da turma.
A turma deverá transformar esses dados em uma tabela única dentro da sala de aula.
A intenção em pensar “Qual é o lixo que mais produzimos?” é fazer com que todos se mobilizem para a sua reutilização, a sua reciclagem... Para isso perguntamos aos alunos: Qual é o tempo de decomposição desse material no meio ambiente (pesquisa prévia)? O que pode ser reaproveitado? Para quê? Elaborar um painel único onde todos poderão “alimentar” com os dados descobertos e apontados na tabela em sala de aula. Nesse painel deverá constar uma nova tabela que mostre primeiramente os itens que foram selecionados de cada aluno da turma.
Aluno-embalagem/produto-tempo de decomposição-reciclagem ou reutilização
Conteúdos:
Meio ambiente.
Reciclagem e tratamento do lixo.
Estatística.
Linguagem.
Objetivos (levando em consideração os PCN’s)
- Preservar os recursos naturais;
- Possibilitar um desenvolvimento e interação social; - Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar.
-Coletar informações.
Atividade 5:
Atividade:Espalhar sobre a mesa objetos diversos e um ímã.Deixar que os alunos façam suas descobertas.Conversar com o grupo sobre as experiências com o ímã e anotá-lo no blocão.Colocar um barco com ímã na bacia e a criança deverá fazê-lo andar,movimentando o ímã.
Conteúdo:
Magnetismo.
Causa e efeito
Força
Objetivos (levando em consideração os PCN´s)
Compreender o magnetismo.
Realizar atividades que incluam observações, pesquisa, seleção e consulta sobre a existência de uma força denominada ímã.
Atividade 6:
Atividade: Colocar a disposição uma bacia de água e deixar que experimentem descubram uma maneira de produzir diferentes sons. Montar com os alunos um telefone com latas ou com garrafas de água mineral e conduíte.Observar o manuseio do material pelas crianças como,por exemplo:A voz passa pelo conduíte e chega até uma determinada distância de forma clara.O som é perfeito!
Conteúdo:
Som e meio ambiente.
Sentidos (órgão de sentido: audição)
Qualidade de vida
Objetivos (levando em consideração os PCN´s)
Identificar diversos sons no meio ambiente.
Realizar atividades que incluam observações, pesquisa, seleção e consulta sobre o que produz os sons e como são transmitidos.
Atividade 7:
Trabalhar a Política dos 4 R”, que consiste em praticar quatro ações que começam com a letra R: reutilizar, reciclar, reduzir e recuperar. Reutilizar determinados objetos que são considerados inúteis, dando-lhes novos usos.- Reciclar os materiais. - Separar o lixo em papéis, plásticos... - Reduzir o consumo de mercadorias e energia. - Recuperar objetos. - Antes de comprar algo, de utilizar um aparelho elétrico, devemos pensar se realmente é necessário ou não. Como sugestão: Oficina de Arte – Lixo que vira brinquedo Propor a confecção de brinquedos ou jogos utilizando embalagens. Para construir um bilboquê, por exemplo, será preciso: - 1 garrafa pet descartável; - fita adesiva colorida (ou transparente);- barbante; - 1 folha de jornal ou revista; - tesoura - adesivos ou recortes para enfeitar.
Conteúdos:
Artes.
Sociabilidade.
Tratamento do lixo
Reciclagem.
Objetivos (levando em consideração os PCN’s):
- Preservar os recursos naturais;
- Possibilitar um desenvolvimento e interação social; - Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar.
-Analisar características de determinados objetos.
-Organizar e sistematizar informações através da ação e produção.
- Interpretar e construir informações.
Confecção de um pêndulo elétrico.
Material:Base e cruzeta de madeira,linha,um prego,um palito,um algodão,uma folha alumínio e um ímã.
-Aproximar o ímã de cada objeto pendurado e ver quais os que são atraídos.
-Friccionar uma régua plástica com jornal amassado ou flanela.Aproxime dos objetos e veja se são atraídos ou repelidos
-Comparar os resultados obtidos nas duas experiências.
O magnetismo,atração,causas e consequências e conhecimentos de materiais científicos simples para experiências serão trabalhados para despertar o espírito científico.
































Nenhum comentário: