quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Postagem Nova do grupo As Preciosas

4 comentários:

Grupo Refletir para mudar disse...

GRUPO REFLETIR PARA MUDAR – PRIMEIRA POSTAGEM

ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO


O Ensino de Ciências Naturais no Ensino Básico ainda encontra dificuldades devido a concepções prévias que dificultam a aprendizagem de novos conceitos científicos.A produção de trabalhos científicos é significante, e para atingir tal fim, a partir de 1996, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, iniciou uma reforma do ensino, com uma nova abordagem na prática docente. O Ministério da Educação (MEC) publica os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs), que apresenta para a área de Ciências Naturais


O aprendizado é proposto de forma a propiciar aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão do mundo que lhes dê condições de continuamente colher e processar informações, desenvolver sua comunicação, avaliar situações, tomar decisões, ter atuação positiva e crítica em seu meio social.Para isso, o desenvolvimento de atitudes e valores é tão essencial quanto o aprendizado de conceitos e de procedimentos. Nesse sentido, é responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, o debate, a investigação, visando o entendimento da ciência como construção histórica e como saber prático, superando as limitações do ensino passivo, fundado na memorização de definições e de classificações sem qualquer sentido para o aluno. (BRASIL, 1998a)


Ao longo dos anos tem sido consensual que há uma disparidade entre a educação nas escolas e as necessidades e interesses dos alunos. A mudança tecnológica acelerada e a globalização exigem uma educação mais abrangente,flexível e comunicativa, além de uma capacidade de aprender para a vida. Estas competências não se concretizam em um ensino em que as ciências são apresentadas de forma fragmentada, com conteúdos fora da realidade dos alunos, sem uma dimensão global e integrada.

Referências.

BRASIL (a), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Introdução: pg. 62, Brasília.

BRASIL (b), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais: pg. 25, Brasília.

Grupo Refletir para mudar disse...

GRUPO REFLETIR PARA MUDAR – SEGUNDA POSTAGEM

ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO


A Ciência transformou o ambiente natural e o modo como pensamos sobre nós próprios e sobre o mundo. Os processos baseados em evidência,raciocínio, resolução de problemas,argumentação e a comunicação são uma valiosa contribuição para o desenvolvimento pleno do indivíduo.

Interligar diferentes áreas do saber transforma o estilo de vida comparado a gerações anteriores. Os jovens têm de aprender a relacionar-se com a natureza,com diversas descobertas científicas e processos tecnológicos, assim como com as suas implicações sociais. A ciência exige conhecimento e compreensão para entender a respeito de temas científicos e tecnológicos como indivíduos para a sociedade como um todo.Assim, há necessidade de uma intervenção do professor, de acordo com o nível etário dos alunos e dos contextos escolares, colocando o ensino da Ciência como fundamental na educação básica que corresponde a uma preparação inicial e proporciona aos alunos possibilidades de: Despertar a curiosidade acerca do mundo natural, criando admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência; adquirir uma compreensão geral das estruturas da Ciência, de modo a sentir confiança na abordagem de questões científicas e tecnológicas;questionar o comportamento humano perante o mundo, o impacto da Ciência e da Tecnologia no nosso ambiente e na nossa cultura em geral.


Referências.

BRASIL (a), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Introdução: pg. 62, Brasília.

BRASIL (b), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais: pg. 25, Brasília.

Grupo Refletir para mudar disse...

GRUPO REFLETIR PARA MUDAR –TERCEIRA POSTAGEM

ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO

Ao longo da escolaridade básica é importante que os alunos procurem explicações sobre o mundo e eles próprios. Para isso será necessário: Analisar, interpretar e avaliar as fontes secundárias; Conhecer ideias importantes que foram aceitas, rejeitadas e substituídas; Reconhecer que o conhecimento científico está em evolução permanente, inacabado;construir argumentos a partir de evidências; Discutir sobre questões envolvendo aplicações da Ciência e problemas importantes para a vida na Terra; Planear e realizar trabalhos que exijam a participação dos alunos, Em qualquer dos ciclos deve haver lugar para a formulação de hipóteses e previsão de resultados, observação e explicação; Analisar notícias de jornais e televisão,Realizar debates sobre temas atuais, onde os alunos tenham de fornecer argumentos e tomar decisões,Comunicar resultados de pesquisas, expondo as suas idéias e as do seu grupo; Realizar trabalho cooperativo em diferentes situações e trabalho independente.
As competências devem ser entendidas em conjunto e de uma forma transversal, na exploração das experiências educativas, atendendo ao nível etário dos alunos, afim de favorecer:

CONHECIMENTO

Conhecimento substantivo – Análise e discussão de evidências, situações problemáticas, que permitam ao aluno interpretar e compreender a Ciência e a Tecnologia na resolução de problemas, pessoais, sociais e ambientais.

Conhecimento processual – pode ser vivenciado através de pesquisa bibliográfica, observação, execução de experiências, individualmente ou em equipe, com avaliação dos resultados obtidos.

Conhecimento epistemológico – Através de análise e debate se evidenciem êxitos e fracassos de diferentes cientistas, influências da sociedade sobre a Ciência, confrontando as explicações científicas com as do senso comum, filosofia, a arte e a religião.

RACIOCÍNIO

Sempre que possível, as situações de aprendizagem devem ser centradas na resolução de problemas, com interpretação de dados, formulação de problemas e de hipóteses, comparações,generalização e dedução a fim de promover o pensamento de uma forma criativa e crítica,
.
COMUNICAÇÃO

As experiências educativas devem incluir o uso da linguagem científica, utilização de modos de representar a informação, a vivência de situações,defesa e argumentação e a produção de textos escritos e/ou orais onde se evidencie a estrutura lógica do texto em função do assunto,incluindo as novas tecnologias e a comunicação.

ATITUDES

Apela-se para experiências educativas onde o aluno desenvolva atitudes, curiosidade, a perseverança e seriedade no trabalho, respeitando e questionando os resultados, a reflexão crítica,a flexibilidade para o erro e a incerteza, a reformulação do seu trabalho, avaliando o seu impacto na sociedade e no ambiente.


Referências.

BRASIL (a), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Introdução: pg. 62, Brasília.

BRASIL (b), 1998. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e
Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais: pg. 25, Brasília.

Grupo Refletir para mudar disse...

GRUPO: REFLETIR PARA MUDAR – QUARTA POSTAGEM
ALUNAS: LEANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
MARCIA RAQUEL LAINS SAMPAIO

Apresentamos aqui experiências no Ensino Básico com o objetivo de:
Possibilitar a aquisição do conhecimento físico;
Estimular a participação do aluno;.
Promover o espírito de cooperação;
Levar os alunos à tomada de consciência sobre como operaram com o material;
Identificar explicações dados pelos próprios alunos;
Desenvolver o pensamento dos alunos na apropriação do conhecimento.

A principal função das experiências a seguir é partir das hipóteses formuladas através de conhecimentos anteriores dos alunos, a fim de , ampliar o conhecimento sobre os fenômenos naturais contribuir para que os alunos os relacionem com sua maneira de ver o mundo.Desta forma, os alunos agirão sobre os objetos e verão como eles reagem, para então construir hipóteses e por fim relacionar ação e reação.
Os alunos devem ter consciência de como se produziu o efeito desejado, sendo estimulada a busca pelo “por quê”, pois assim se estabelecem as coordenações conceituais, lógicas e causais, desenvolvendo o indivíduo como um todo em busca da interdisciplinaridade. Deve haver bastante comunicação, reflexão e argumentação entre os alunos.

Com base em Piaget, para quem “A importância dos erros não é negligenciada, visto que um erro corrigido é freqüentemente mais instrutivo que um sucesso imediato” deve-se dar a devida importância ao erro, que também ajuda a expressar o pensamento.Parte-se da explicação do aluno, procurando entender seu pensamento e então, através de suas perguntas, procura-se levar a conflitos cognitivos, criando condições para que supere o erro.

A análise das atividades desenvolvidas é realizada em classe, com a participação de todos.