sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ensino das ciências naturais IAVM

Atividades propostas:

1) Eletricidade
Material necessário:
Um balão (bola de festa)
Um pedaço de barbante
Passo a passo:
a) Encha o balão e peça para um colega amarrar o bico do balão com o barbante.
b) Em um local sem vento, pendure o balão.
c) Esfregue, com cuidado, o balão em seu cabelo e solte-o.
d) Aproxime, devagar, sua mão do balão e observe o que acontece.
Resposta:
e) A energia gerada pela fricção com o cabelo gera uma força como um imã entre a mão e o balão.


2) Construindo uma bússola:
Material necessário:
Um ímã
Uma agulha de costura
Uma rolha de cortiça (cortada com 1cm de espessura)
Um prato fundo com água
Fita adesiva
Passo a passo:
a) Esfregue o ímã sobre a agulha, sempre no mesmo sentido. Repita varias vezes esse procedimento.
b) Use a fita adesiva para fixar a agulha sobre o pedaço de cortiça.
c) Coloque no prato com água a cortiça com agulha e observe.
Resposta:
d) A agulha mostrará a posição norte, mesmo girando o prato ela continua funcionando como uma bússola.



3) Erosão: como evitar
Material necessário:
Três fôrmas
Terra fofa
Sementes de alpiste
Um copo plastico
Água
Dois tijolos de 6 ou 8 furos
Passo a passo:
a) Coloque terra em uma das fôrmas e plantem algumas sementes de alpiste. Esperem as sementes germinarem e as plantas se desenvolverem um pouco. Após o desenvolvimento das plantas, continuem a realização desta atividade experimental.
b) Forrem com terra o fundo de outra fôrma.
c) Coloquem sobre a mesa a fôrma que ficou vazia.
d) Utilizando os tijolo como suporte, posicionem as outras duas fôrmas dentro da fôrma vazia, inclinando-as.
e) Encham o copo com água e despejem vagarosamente a água sobre a fôrma com o alpiste, mantendo o copo a uma distância de 15 cm da fôrma.
f) Agora, despejem água sobre a fôrma que possui somente terra. Comparem a quantidade de terra que deslizou de cada uma das fôrmas.

4) Representando nosso corpo
Material necessário:
· Um papel pardo
· Folhas de papel sulfite
· Tesouras sem ponta
· Lápis e canetinhas coloridas
· Cola ou fita adesiva
Passo a passo:
a) Deite-se no chão sobre o papel pardo e peça ao colega para contornar o seu corpo com um lápis.
b) Utilizando as canetinhas coloridas, desenhe os olhos, a boca, o nariz e outras partes que vocês acharem necessárias.
c) Pesquisem em livros sobre o corpo humano a forma, o tamanho e o nome de órgãos internos do nosso corpo.
d) Desenhem alguns desses órgãos e coloquem o nome em cada um deles. Depois recorte e cole-os nos locais corretos do boneco.

5) Ambiente onde vivo
Material necessário:
· Um papelão grosso
· Papel colorido
· Caixas de papelão (pequenas e vazias)
· Tinta guache e pincéis
· Tesoura sem ponta
· Cola
Passo a passo:
a) Desenhe no papelão grosso o espaço destinado ao quarteirão e as ruas.
b) Utilizando tinta guache, pintem a rua de cinza. Não se esqueçam de fazer as faixas de pedestres.
c) Verifique tudo o que existe no quarteirão que vocês escolheram.
d) Depois de montarem com as caixas,as casas, os prédios, as árvores, as lojas, colem-nos no papelão, nos locais adequados.
e) Pintem de bege as calçadas e de verde os espaços que sobraram no papelão, representando a grama.
f) Tentem colocar miniaturas de carros, pessoas e cachorros para deixar mais completa a maquete.
Durante a exposição das maquetes, expliquem aos alunos das outras séries da escola o que é maquete e o que ela representa.

Um comentário:

Wagner Mateus disse...

Otimo trabalho, parabens a vcs!

Gostaria de saber se vcs trabalham com COLEÇÕES DIDÁTICAS.

wagnermthus@gmail.com