Instituto a Vez do Mestre
Campus: Macaé
Disciplina: Ensino das Ciências Naturais: fundamentos e metodologia
Alunas: Cecília Alves, Rute Tavares
O trabalho a seguir foi desenvolvido para o primeiro ciclo que corresponde da 2ª até a 4ª do ensino fundamental.
Ensino de Ciências - Projeto Aulas
Ciências Naturais - Terra e universo
Aula 01
SISTEMA SOLAR
Objetivo da aula:
1 -Conhecer, Organizar as características (tamanho, posição e composição) dos planetas do Sistema Solar;
2- Desenvolver a idéia de Universo e Terra com os conhecimentos atuais;
3- Compreeder a importância da tecnologia no estudo do Sistema Solar e do Universo.
Desenvolvimento:
Para as discussões em sala de aula é imprescindível apresentar as questões do porquês que se pesquisa o Universo, de que ele é constituído? Existe um fim? No site da revista Ciência Hoje existe alguns artigos que podem ajudar na aula como o texto “Como tudo começou” que explica de forma simples a origem dos planetas, do Sol e das estrelas. http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/985 . caso você tenha internet na sua escola visite o site da NASA e veja as fotos e alguns artigos sobre o sistema sola(só em Inglês – você pode utilizar o tradutor on line) www.nasa.gov
Atividades em classe:
Material- Cartolina preta/Bolas de isopor de vários tamanhos/Tinta guache – azul, branca, verde, amarelo, vermelho, laranja, marfim/Pincel – vários tamanhos/Cola para isopor/Tesoura sem ponta/Compasso/Lápis de cor branco.
Procedimento:
Utilizar as bolas de isopor de vários tamanhos e tinta guache para representar nosso sistema solar. Inserindo as bolas pintadas numa cartolina preta, desenhando na mesma a forma de elipse.
O nosso sistema solar é composto por oito planetas e um planetóide(planeta anão) Plutão.
Só possível entender o que somos e o que é nosso planeta se estudarmos o sistema solar. O estudo aprofundado do Sistema Solar nos permitiu conhecer muito melhor o nosso Sol e a exploração planetária trouxe uma nova visão desse conjunto.
Ciências Naturais - Planeta Terra
Aula 02
PLANETA TERRA
Objetivos da aula
1-Conhecer os elementos básicos que compõe o planeta terra;
2- Diferenciar os elementos por suas características( a água é composta de Hidrogênio e Oxigênio, a terra é composta por silicatos/ o ar é composto por três elementos Nitrogênio/Oxigênio e Argônio);
Planeta terra, O que ele é? De que é feito?
Neste tópico iremos estudar agora o nosso planeta. Saímos do universo infinito e pousamos em nossa casa o PLANETA TERRA. Esse lugar onde nasce de tudo cresce de tudo e também morre é o habitat natural do homem. Nele existem todos os recursos necessários à vida, a nossa sobrevivência.
FOGO
O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício. O fogo serviu como proteção aos primeiros homens, afastando os predadore. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava as muitas bactérias existentes na carne.O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.
ÁGUA
A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres."
TERRA
Continente, oposto a oceano. A crosta terrestre(chamada de terra firme) uma extensão variável de acordo com a posição geográfica. Em alguns lugares chega a atingir 70 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. Esta terra é onde o homem constrói seu desenvolvimento mas sempre estando ligados aos demais elementos.
AR
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto(em massa) por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de gás carbônico na forma de dióxido de carbono (CO2 ). É este ar que respiramos, que as plantas inspiram e expiram o gás carbônico.
O planeta terra é a verdadeira prova que precisamos um do outro...Um não vive sem o outro, formamos um equilíbrio universal.
Ciências Naturais - Estações do ano
Aula 03
Estações do ano
Objetivo da aula:
· Conhecer, as estações do ano;
· Compreender por que acontece a mudança climática das estações;
· Conhecer as datas de sua mudança e o que ocorre no nosso dia a dia.
As estações do Ano.
Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, duro um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.
Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.
Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.
As quatro estações
OUTONO
De 21 de março a 21 de junho
Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores. Isto por que os países lá do hemisfério norte precisam se preparar para o inverno que está chegando. É necessário armazenar bastante comida para nada possa faltar!
INVERNO
De 21 de junho a 23 de setembro
Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal.
Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça, como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!
PRIMAVERA
De 23 de setembro a 21 de dezembro.
Do latim: primo vere, no começo do verão.
Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.
VERÃO
De 21 de dezembro a 21 de março.
Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.
Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.
Atividades propostas:
Trabalho em grupo: Divida a turma em 04 grupos e peça para que cada grupo traga para a sala de aula, fotos, videos representando cada estação do ano contextualizando com suas características.
Aula 04
Classificação dos Seres Vivos
Objetivos da aula:
1- Caraterizar os seres vivos e sua divisão nos reinos: animais, plantas, fungos, protistas e monera.
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas.
As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitamina. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância.A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção.De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleóide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofícias. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.Quanto a sua classificação, os seres vivos estão atualmente divididos em cinco reinos: 1. Reino Metazoa ou Animalia : composto por organismos pluricelulares e heterótrofos (não são capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, mamíferos, inclusive o homem.2. Reino Metaphyta ou reino Plantae: seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores (algas verdes, vermelhas ou marrons), vegetais intermediários (ex. samambaia) e vegetais superiores (plantas).3. Reino Monera: composto por organismos unicelulares (formados por uma única célula) e procariontes (células que não possuem um núcleo organizado). Fazem parte deste reino: as bactérias e algas azuis ou cianobactérias (antigamente eram consideradas como vegetais inferiores).4. Reino Fungi: composto por seres eucariontes (núcleo organizado e individualizado) que podem ser uni ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares e os fungos superiores (antigamente eles eram classificados como vegetais inferiores).5. Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Estão presentes neste reino: protozoários (giárdias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores ou eucariontes.
OBSERVAÇÃO: Os vírus não possuem classificação definida pois passam a realizar funções vitais somente após invadir a estrutura celular, seqüestrando os componentes que a célula necessita para formar novos vírus.
Aula 05
Ciências Naturais -Ecologia
Corais
Objetivo da aula:
Compreender a função dos corais no ecossistema marinho e os impactos dos desequilíbrios ambientais.
Ao fazer um importante alerta sobre a devastação dos recifes de coral. Poucos vêem essas formações calcárias dos mares como seres vivos, do qual dependem tantas outras formas de vida marinha. A leitura da reportagem desvendará para a turma muitos segredos desse ecossistema oceânico. Ela vai permitir também a compreensão de fatores que têm concorrido para o branqueamento dos corais. É uma oportunidade imperdível para estender o assunto e mostrar como vivem esses seres.
Atividades
1. Um bom começo é perguntar aos alunos se os corais são plantas ou animais. Peça, em seguida, que eles descrevam a estrutura do corpo de um coral e comparem as diferenças e as similaridades entre esses organismos e as plantas. O quadro abaixo vai ajudá-lo a mostrar a estrutura deles e suas semelhanças com as anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe biológica.
2. Uma vez reconhecido que o coral é um animal invertebrado, do filo Cnidários ou Celenterados e da classe dos Antozoários, você pode discutir com a turma a forma como esses animais obtêm alimentos da água do mar. Aproveite para esclarecer de que modo a matéria orgânica é filtrada no organismo do bicho. Destaque a relação existente entre eles e as zooxantelas – as algas unicelulares com as quais se associam simbioticamente. A alga aproveita a proteção do coral e, em contrapartida, fornece a ele alimento e oxigênio.
Depois que a turma tiver bem claro que o coral é um organismo sem sistema circulatório nem excretor, com sistema nervoso difuso e sistema digestivo incompleto, discuta o que essa simplicidade estrutural acarreta. O desenvolvimento deles é menos complexo que o de um animal vertebrado triblástico (formado por ectoderma, mesoderma e endoderma, como o peixe ou o homem). A colônia de corais é proporcionalmente maior, isto é, apresenta um grande número de pólipos. Além disso, os pólipos regulam a temperatura do corpo de acordo com a do ambiente. Uma atividade interessante que você pode propor aos alunos é o levantamento das áreas onde os corais podem ou não se desenvolver. Para tanto, eles devem levar em conta a sensibilidade do bicho às variações de temperatura e saber que as condições ideais para eles ocorrem quando a massa de água está entre 24 e 25 graus centígrados. Para a indicação dessas áreas, será necessário usar um mapa-múndi com as distribuições de massa de águas tropicais, subtropicais e polares.
Recifes brasileiros
Após as atividades, você pode ainda mostrar aos alunos as principais regiões de nossa costa em que aparecem notáveis recifes de corais. O Brasil possui áreas com grande desembocaduras de rios, o que provoca uma considerável entrada de matéria orgânica no mar. São exemplos a foz do Rio Amazonas, o delta do Parnaíba, a foz do São Francisco e o complexo estuarino-lagunar de Iguape-Cananéia e Guaraqueçaba. Apesar disso, nosso país tem águas costeiras consideradas oligotróficas. Onde essas desembocaduras não têm influência direta sobre a composição de nutrientes da água do mar aparecem formações coralíneas (algas calcárias, esponjas, briozoários e corais). Temos algumas áreas protegidas por lei, como o Parque Nacional Marinho (Parnamar) de Abrolhos, na costa sul da Bahia; o Atol das Rocas, na costa do Rio Grande do Norte; e Fernando de Noronha, arquipélago cuja administração pertence a Pernambuco. Existem vários outros bancos, no litoral do Espírito Santo, da Bahia, de Pernambuco e do Maranhão. Embora apresentem baixa diversidade (por volta de doze espécies ao longo de toda a costa brasileira), eles possuem algumas espécies endêmicas (que só existem em um local no mundo). São dignos de nota os chapeirões (recifes em forma de cogumelo) de Abrolhos e do Parcel das Paredes, na Bahia.