quinta-feira, 2 de julho de 2009

Projeto Interdisciplinar de Ciências Naturais




Grupo global: Ana Luzia Soares
Cláudia Lúcia S. Moraes
Luciana Gomes Negrão Lima
Sandra Carla Oliveira Ammar




1ª experiência


O vulção

ATENÇÃO! O gás produzido na experiência é o dióxido de carbono, mas a quantidade é bem pequena devido às medidas de vinagre e bicarbonato de sódio. No entanto, a criança deve ser observada no caso de ocorrer derramamento da “erupção”.
Essa é uma experiência de química, faça com atenção.


Ingredientes:

-Corante de alimentos (vermelho) ou groselha
-Vinagre (100ml ou meio copo de requeijão)
-Bicarbonato de sódio (2 colheres de sobremesa)
-Areia ou terra
-Cola Branca

-Pincel chato largo
-2 garrafas velhas de vidro ou plástico (pequenas)
-Funil
-Prato
-Palito de churrasco




Como preparar seu vulcão:


Pegue uma das garrafas e encha com bicarbonato de sódio, o equivalente a duas colheres de sobremesa cheias, utilize o funil. Depois lave o funil e encha um pouco da outra garrafa com vinagre (100ml), acrescente o corante vermelho e misture.
Coloque a garrafa de bicarbonato de sódio no meio do prato e passe uma camada de cola em volta com um pincel (assim que terminar lave bem o seu pincel com água, se não ele ficará duro).
Depois, vá colocando terra ou areia sobre a garrafa com cola e construa a forma de um vulcão, deixe a boca da garrafa sem terra (é lá que vai ocorrer a erupção).


Terminou o seu vulcão? Agora é só chamar os amigos e mostrar a erupção. Para começar basta colocar o vinagre com o auxílio do funil e assistir. Quando a erupção parar, mexa no fundo da garrafa com o palito de churrasco e acrescente mais um pouco do líquido vermelho e continue com a diversão.


Você sabe o que aconteceu na sua erupção???


Na química temos alguns elementos que são classificados como ácidos e outros como bases. Quando eles se encontram ocorre uma reação química que é diferente conforme as substâncias misturadas.

Todos os produtos químicos são compostos de minúsculas partículas chamadas átomos. Durante uma reação química os grupos de átomos de uma substância são separados, misturados e trocam de posição, e depois se unem novamente em diferentes grupos, o que ocorre no final é uma nova substância.
No caso da nossa reação química, temos o vinagre que é ácido misturado ao bicarbonato de sódio que é base, um dos novos produtos dessa mistura é um gás, o dióxido de carbono (que é perigoso, mas na nossa experiência sua quantidade é muito pequena para apresentar perigo). São as bolhas desse gás formam a espuma da nossa erupção.

2ª experiência

Ovo Diferente




Para essa experiência você vai precisar de:

-1 ovo (manuseie com cuidado para não quebrar e deixar o pessoal maluco com a bagunça)
-1 copo de vidro
-1 copo de vinagre
-Um pouco de paciência!!!

O que fazer:

Primeiro coloque o ovo no copo e depois acrescente o vinagre até cobri-lo por inteiro. Observe que aparecerão algumas bolhinhas. Depois deixe seu ovo descansar por 24 horas; no dia seguinte pegue seu ovo com muito cuidado (muito mesmo!) e sinta o que aconteceu.

O que aconteceu???

O ovo tem na sua casca uma substância chamada Carbonato de Cálcio, que faz ela ser dura, já o vinagre, é conhecido como Ácido Acético. Quando eles se encontram (ácido ascético+carbonato de cálcio) ocorre uma reação química que resulta em uma outra substância, o Dióxido de Carbono, que é um gás (por isso que você vê aquelas bolhas no copo). Então, quando as bolhinhas cessam é porque todo o carbonato da casca saiu no vinagre e por isso ela fica mole.

Agora você pode tentar o Inverso!!!

Basta deixar seu ovo mole mais 24h em um cantinho longe de qualquer xereta e veja o que acontecerá. Ele ficará duro, porque absorveu o carbono do ar que respiramos.

E agora, você já sabe o que deixa os ossos duros??? Se respondeu carbonato de Cálcio acertou! O carbonato de cálcio também compõe os nossos dentes.






3ª experiência


Mini Arco íris


Para fabricar seu mini arco-íris você vai precisar de :




-uma vasilha com água;


-um espelho;


-uma cartolina branca e a luz do sol;

Em um dia ensolarado, escolha um lugar com bastante luz. Pode ser perto da janela se você mora em apartamento, ou no quintal. Coloque sua vasilha no local escolhido acrescente água, sem encher até a boca.

Posicione o espelho de modo que a luz incida sobre o espelho e coloque a cartolina branca fora da água de frente para o espelho, e ajuste a cartolina e o espelho até que seu arco-íris apareça.



Como funciona?

Um cientista curioso chamado Isaac Newton que viveu no século XVII foi a primeira pessoa que demonstrou que a luz branca pode se decompor em diferentes cores. Ou seja, o arco-íris é a decomposição da luz branca em três cores primárias e sua mistura origina as sete cores que enxergamos.

O Isaac, lá no século XVII usou um prisma para descobrir isso. O prisma é um sólido geométrico (no caso de vidro ou de cristal) que possui faces triangulares.

Porque acontece isso?




Porque cada cor viaja em uma velocidade diferente e se quebra (refrata) dentro do prisma em uma posição diferente (no nosso caso o prisma é a água). A luz violeta é a que viaja mais rápido e a vermelha mais devagar, por isso elas estão em pólos opostos na projeção do arco-íris.

Em ordem teremos as sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O vermelho, mais “lerdo” fica lá no alto, e o violeta mais rapidinho fica mais perto da gente.





4ª experiência


Miolo que sobe e desce

Sabe aqueles almoços de domingo com toda a família ou os deliciosos lanches com seus amigos? São ótimas oportunidades para você demonstrar essa experiência e desafiar o pessoal a explicar o que acontece. Você vai descobrir quem é bom de física.

O que você vai precisar:


- 1 copo transparente;


- miolo de pão;


- água com gás.


Vamos lá, como fazer a experiência:

1. Faça duas ou três bolinhas bem pequenas de miolo de pão.




2. Coloque a água com gás até a metade do copo.




3. Em seguida, jogue as bolinhas no copo com água com gás.




4. Observe o que acontece.




5. As bolinhas de pão sobem e descem como submarinos no copo?

Por que o pão sobe e desce?


A água com gás é cheia de dióxido de carbono, um gás presente na nossa atmosfera. Como há muito dióxido de carbono na água, ele tende a abandonar a água.
É como ônibus cheio em que todo mundo quer sair logo, até que, quando esvazia, todos sentam e viajam tranqüilos. Por isso quando você deixa água com gás aberta ao ambiente, em poucas horas, ela perde todo o gás.
Quando você joga a bolinha de pão na água, ele afunda porque é mais denso que a água. E você sabe o que é densidade? Densidade é a relação entre quantidade de matéria de um corpo, sua massa, e o volume que ocupa. Por exemplo, se você pegar um pedaço de isopor e um pedaço de ferro do mesmo tamanho, vai perceber que o ferro é bem mais pesado porque ele é mais denso, sua massa está muito concentrada. Já o isopor é pouco denso.
No fundo do copo, diversas bolhas de gás começam a se formar ao redor da bolinha de pão. O conjunto das bolhas com a bolinha tem densidade inferior que água e começa a flutuar. No instante em que a bola de pão chega à superfície, as bolhas de gás libertam-se para o ar, ou seja, as bolas de pão passam novamente a estar sozinhas. O pão começa então a descer de novo porque a sua densidade é muito superior à da água. Passado algum tempo de descida, começa a ter a formação de bolhas de gás na superfície do pão novamente, e ele torna a subir novamente. Isso acontece algumas vezes, até que o gás não seja mais suficiente.






5ª Experiência


Ovo Pelado

Do que você precisa:




-1 vidro com tampa
-1 ovo cru
-1 garrafa de vinagre branco


Como fazer:


1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.


2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.


3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.


4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.
Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um "ovo pelado". Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.

O que está acontecendo?


O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).
O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.
As bolhas que se formam durante a reação é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.


Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo, com cuidado para não romper a membrana que mantém a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha


O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou "galados") e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.
A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais.
Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.

Nenhum comentário: