sexta-feira, 3 de julho de 2009

Uma questão de higiene!


A compreensão por alunos do ensino fundamental da importância da higiene pessoal na profilaxia de doenças, dificilmente acontece a partir da simples exposição dos conceitos correlatos em sala de aula. As crianças precisam participar de atividades lúdicas que estimulem a criatividade e crie um interesse natural pelos temas tratados.

Estamos propondo três atividades com alunos da oitava série do ensino fundamental.

Essas atividades abordarão a temática: "A importância dos hábitos de higiene na prevenção de doenças".

Como detalhamento da temática será abordada a prevenção de doenças da boca, parasitoses, dermatites e alergias.

Como primeira atividade
, os alunos serão divididos em grupos de quatro e, dentro de cada grupo, jogarão individualmente. Cada grupo receberá um baralho de cartas que comporá "trincas" a partir das seguintes premissas: doenças, hábitos de higiene associados à prevenção e consequências das doenças para o organismo. Alguns hábitos de higiene estarão associados à prevenção de mais de uma doença e, por isso, algumas cartas poderão ser repetidas.

Cada rodada poderá ter quinze minutos de duração. Após esse período será apurado o resultado e os grupos serão modificados até que se encerre o período de aula.

Mais do que o número de pontos alcançado por cada aluno, a avaliação deverá considerar a participação de cada aluno e o interesse no conteúdo estudado. Para tanto, o professor deverá andar por toda a sala de aula de forma a constatar e anotar o desempenho de cada aluno durante a atividade.

Para permitir o fechamento da atividade o professor solicitará a cada aluno que anote, ao final de cada rodada, as trincas que construiu , mencionando hábitos de higiene, profilaxia associada e consequências para o organismo em caso de contaminação. Como resultado, cada aluno deverá entregar o seu resumo ao professor no final da aula.

Como segunda atividade
, os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco e deverão desenvolver um curto esquete teatral para dramatização dos hábitos de higiene associados à prevenção de alguma doença abordada no jogo de cartas.

Os grupos terão um tempo de aula para preparar os esquetes, que serão apresentados na aula seguinte. Cada grupo terá de dez minutos para apresentar o esquete.

Para ilustrar:


Como avaliação o professor deverá analisar a participação de cada aluno tanto no desenvolvimento do esquete quanto na sua apresentação.

Se houver uma câmera disponível, o professor pode registrar os esquetes em vídeo de forma a permitir que os próprios alunos incluam seus esquetes no youtube. O produto final poderá ser o vídeo ou, na sua falta, a redação referente ao esquete.

Este é mais um vídeo de uma série do Castelo Ratimbum: para ilustrar.


Como terceira atividade, os alunos, ainda divididos em grupos de quatro ou cinco, deverão desenvolver cartazes para uma campanha de incentivo à prevenção de doenças a partir de hábitos de higiene. Esses cartazes deverão ser desenvolvidos através de colagens de material retirado de revistas trazidas para a sala de aula pelos próprios alunos.

Os grupos terão um tempo de aula para preparar os cartazes, que serão apresentados na aula seguinte. Cada grupo terá cinco minutos para apresentar o seu cartaz e outros cinco minutos para responder perguntas da turma e do próprio professor a respeito do conteúdo do cartaz apresentado.

Como avaliação o professor deverá analisar a participação de cada aluno tanto no desenvolvimento do cartaz quanto na apresentação do mesmo.

O produto final será a própria campanha, que deverá ser divulgada na escola através da fixação nos corredores dos cartazes desenvolvidos pela turma.

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