quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ser ou Não Ser - Experiências

Ana Cristina Cardoso Erthal Samary
Ediangela Maria da Silva
Elaine dos S. V. Prata
Elidia Maria Rodrigues Correia
Lucia Regina Caillaux de Souza Duarte de Oliveira
Renata Cristina Leal

Reciclando Papel

Material:
folhas de papel usado (jornais, revistas, papel de embrulho).
1 bacia
água
1 liquidificador
cola branca
1 tela ou peneira plana
1 bandeja retangular
1 espátula
2 panos secos e limpos


Procedimento:
1- Pique as folhas de papel usadas (em quadradinhos bem pequenos). Coloque o papel picado na bacia e acrescente água. Deixe descansar por mais ou menos uma hora.
2- O professor irá transferir os pedacinhos de papel para o liquidificador, acrescentando água até o dobro do volume e bater até virar uma massa homogênea. Em seguida irá acrescentar a cola e mais um pouco de água e bater novamente.
3- Coloque a tela ou peneira sobre a bandeja retangular. Despeje o conteúdo sobre a tela.
4- Com auxílio da espátula, alise a superfície da massa, deixando-a uniforme e fazendo com que o caldo escorra para a bandeja.
5- Depois de toda a água escorrida, estenda o pano limpo e seco sobre uma superfície plana e vire de uma vez só a tela sobre o pano.
6- Retire a tela cuidadosamente para não rachar.
7- Cubra a folha com outro pano seco e coloque livros sobre esse conjunto “pano-folha-pano”. Eles servirão de peso, fazendo com que a folha fique prensada entre os panos.
8- Deixe secar por mais ou menos uma hora.
9- Retire os livros com cuidado e remova a folha de papel reciclado dos panos.

Com esta atividade podemos fazer a reflexão sobre a importância de reduzir o uso de materiais descartáveis e de reutilizá-los, antes de partir para a reciclagem.essas ações diminuem a quantidade de lixo produzido e necessidade de extração dos recursos da natureza. No caso do papel, usar os dois lados da folha ou transformar em rascunhos folhas descartadas ajudaria a diminuir a quantidade jogada no lixo.

A história do papel: linha do tempo

“O homem começou a registrar por volta de 600a.C., por meio de entalhes em pedras, madeira ou placas de barro. A escrita surgiu independentemente no Egito, na Mesopotâmia e na China. Desde então, os materiais utilizados para gravar informações evoluíram de forma extraordinária e culminaram hoje com aproveitamento de espécies florestais de rápido crescimento que se transformam em papéis de alta qualidade. Eis alguns dos mais importantes eventos da história do papel”:

105 d.C.- A invenção do papel é atribuída a T’sai Lun, na China, fabricado a partir de fibras de cânhamo triturado e revestidas de uma fina camada de cálcio, alumínio e sílica.
1000 até cerca de 1830 – Trapos velhos eram o insumo básico da indústria de papel até meados do século XIX.
1719- O naturalista francês Reaumur sugere o uso de madeira como matéria-prima para o fabrico de papel, ao observar que vespas mastigavam madeira podre e empregavam a pasta resultante para produzir uma substância semelhante ao papel na confecção de seus ninhos.
1838- Produção da pasta de palha branqueada
Anos 1840- Na Alemanha , desenvolve-se um processo para a trituração de madeira. As fibras são separadas e transformadas no que passou a ser conhecido como ‘ pasta mecânica’ de celulose.
1854- É patenteado na Inglaterra um processo de produção de pasta celulósica por meio de tratamento com soda cáustica. Produzindo a ‘pasta química’
Anos 1860- Invenção do papel cuchê.Lançamento do papel higiênico em forma de rolo
[...]” Disponível em:
www.radiobras.gov.br
Acesso em setembro de 2007

Objetivo: Refletir sobre a reciclagem e pensar o que podemos fazer para ajudar, além de experimentar a reação de materiais e saber um pouco mais sobre a história da evolução do papel em nosso mundo.

**Atividades desenvolvidas para crianças que estão cursando o 5º ano do ensino fundamental.


A “mágica” dos olhos

O que você vai fazer
Realizar um experimento para demonstrar o “ponto cego” em nossa visão.

Material
Folha de papel sulfite
Régua
Lápis

Como você vai fazer
1- Desenhe no meio da folha duas bolinhas pequenas de aproximadamente 5 milímetros cada uma. O espaço entre as duas bolinhas deve ser de 10 centímetros.Peça ajuda ao professor se tiver dificuldades.
2- Segure o papel com o braço totalmente estendido.
3- Feche o olho direito e, com o olho esquerdo, olhe fixamente para a bolinha do lado direito.Não desvie o olhar da bolinha do lado direito.
4- Aproxime a folha em direção ao seu rosto,bem devagar, e observe o que acontece coma bolinha do lado esquerdo.

O ponto cego
Há uma região no fundo do olho em que não há células sensitivas.Por não haver células sensitivas, não se formam imagens nessa região; esse é o ponto cego do olho.É dessa região que parte o nervo óptico.A bolinha desaparece porque sua imagem estaria sendo formada justamente sobre o ponto cego.

Objetivo: Mostrar a utilidade da visão e seu funcionamento, falar também da dificuldade encontrada pelos deficientes visuais em serem inseridos na sociedade, provocando reflexão sobre o assunto.


O aquecedor solar

O que você vai fazer
Construir um modelo de aquecedor solar

Material
1 Mangueira fina de plástico(medidas: 1 metro de comprimento, 1 centímetro de diâmetro)
1 Folha de papel preto ou de papel alumínio
1 Bandeja retangular
1 Garrafa pet
Fita desiva
Água

Como você vai fazer
1- Enrole a mangueira dentro da bandeja,formando um ziguezague.Deixe as extermidades da mangueira livres.Uma das extremidades livres da magueira deve ser comprida o suficiente para ser colocada dentro da garrafa.
2- Coma fita adesiva,prenda a mangueira no fundo da bandeja.
3- Cubra a bandeja com o papel preto ou o alumínio.Com a fita adesiva prenda o papel.
4- Deixe a bandeja exposta ao sol por pelo menos 1 hora.É importante que ela receba os raios solares diretamente.
5- Transcorrida uma hora,encha a garrafa com água.Posicione-a ao lado da bandeja.Introduza uma das extremidades livres da mangueira na garrafa.
6- Deixe a outra extremidade da magueira pendurada.O professor deverá puxar o ar por essa ponta da mangueira, como se estivesse chupando num canudo.Com isso, a água começará a sair da garrafa e passará pela mangueira.
7- Com as mãos, sinta a temperatura da água que sai pela mangueira,depois de passar pela bandeja.

Painel solar
Os painéis solares de aquecimento da água são caixas rasas que funcionam como uma estufa.O painel é coberto por um vidro cuja face interna possui uma cobertura espelhada que não deixa o calor dissipar para fora da caixa.A energia térmica liberada pelo Sol incide no interior do painel, que é recoberto por um material bom condutor de calor de cor escura.Essas duas características garantem que o material se aqueça rapidamente,acumule calor e transfira esse calor para a água.O calor é então transferido para a água por condução e a água se aquece.

Objetivo: Falar sobre a utilização da energia e a importância de sua economia, mostrando outras formas de se conseguir energia de maneira natural, pensando na sustentabilidade mundial.





Produzindo plástico

O que você vai fazer
Produzir plástico a partir de uma mistura com leite e vinagre.

Material
200 Mililitros de leite quente
20 Mililitros de vinagre
1 Colher
1 Copo alto
1 Funil
1 Papel de filtro
1 Espátula

Como você vai fazer
1- O professor irá providenciar a quantia certa de leite quente.
2- Acrescente o vinagre ao leite quente.Mexa a mistura até observar a formação de uma substância parecida com coalho.
3- Coloque o funil no copo alto.Ajuste o papel de filtro no funil.
4- Despeje a mistura de leite com vinagre no copo através do funil.
5- Depois de filtrar toda a mistura, retire o papel de filtro do funil.
6- Com auxílio da espátula,raspe a substância retida no papel de filtro.Modele-a como quiser e espere endurecer.

Objetivo: Experimentar outros tipos de material trazendo ao questionamento a reciclagem e o tempo alto de degradação que o plástico possui e o quanto isso é prejudicial a natureza.



Simulando os movimentos respiratórios

Material:
1 Garrafa plástica descartável transparente de 2 litros com tampa.
2 balões de gás pequenos (tamanho 0)
1 balão de gás grande (tamanho 8)
21 canudos de refresco (um grosso e um fino)
1 Prego
Massa de Modelar
Fita adesiva
Barbante
Tesoura sem ponta

Como fazer:
1- Peça a um adulto que corte a garrafa plástica ao meio e fure a sua tampa com o prego. Somente a parte superior da garrafa será utilizada.
2- Corte o canudo fino em duas partes de aproximadamente 5cm. Introduza as duas partes dentro do canudo grosso e prenda-os com a fita desiva.
3- Coloque os balões pequenos nas pontas do canudo finos e prenda-os com a fita adesiva.
4- Insira o canudo grosso no furo da tampa, pela parte de dentro da garrafa. Depois, vede-a com a massa de modelar.
5- Com a tesoura, corte o bico do balão grande e use-o para fechar o fundo da garrafa . Amarre-o na garrafa com barbante e fixe-o com a fita desiva.

Objetivo: Mostrar aos alunos como acontece nossa respiração e os tipos de movimentos respiratórios.

Sugestões: Utilizando o aparelho construído, simule os movimentos respiratórios:
1- Puxe o balão (diafragma) para baixo e oobserve. O que acontece? Que movimento respiratório é esse?
2- Solte o balão grande e observe. O que acontece? Que movimento respiratório é esse?


Um comentário:

Wagner Mateus disse...

Parabéns!!!!!!!! muito boa a iniciativa de vocês.

Sou graduando em Ciências Naturais(UFAM), faço parte do Projeto Clube de Ciências, onde realizamos atividadea de conclusão do curso.
Temos tambem um espaço de divulgação.
www.clubedecienciasemacao.blogspot.com