sexta-feira, 3 de julho de 2009

3 atividades em Ciências Naturais

1- A evaporação da água

Material:
- 50 ml de água em um copo comum (estreito)
- 50 ml de água em uma vasilha bem larga
- Um copo de medida detalhada (de 10 em 10 ml)

Como fazer?
- Em um dia quente e ensolarado, levar as crianças para o pátio da escola. - Pôr no chão do pátio os dois recipientes com a mesma quantidade de água (50 ml em cada um).
- Esperar algumas horas e, no final do dia, voltar com as crianças ao pátio para pegar os recipientes de água novamente.
- Medir a quantidade de água dos dois recipientes no fim do dia.

Observação:
Passadas algumas horas, um pouco da água contida nos dois recipientes evaporou. Porém, pode-se observar que a água da vasilha larga evaporou mais que a água do copo comum..

Conclusão:
A água da vasilha evaporou mais rapidamente, pois, neste caso, a superfície de contato da água com o ar era maior.


2- O beija-flor e as flores


Introdução:
Esta é uma atividade de campo, na qual o que se faz é simplesmente observar para se obter conclusões.

O que fazer?
Levar as crianças a um parque, onde encontra-se colibris com certa frequência. Cada uma deve levar consigo um caderninho para anotar o que foi observado.
Primeiramente deve-se mostrar às crianças a quantidade imensa de tipos de flores, apontando para a diversidade de cores encontradas.
Depois disso, deve-se buscar os colibris no momento em que estejam "beijando as flores".

Conclusão:
A conclusão da atividade deve ser realizada no próprio parque, com os alunos sentados em roda.
Após a observação, o professor deve levar os alunos a concluirem que, a grande diversidade de espécies de flores deve-se ao fato dos passarinhos se alimentarem delas. Através da alimentação destas aves, as sementes das flores espalham-se pela terra, fato que contribui para sua disseminação. Além disso, há algo muito interessante que podemos comentar. As flores atraem os passarinhos para elas, através de suas lindas cores! Portanto, todos concluem sobre a beleza e perfeição da natureza, onde tudo tem seu valor e tudo se encaixa perfeitamente!


3- O teste do ovo fresco (ou: o teste da vovó)


Material:
- Um ovo fresco (recém-posto – há 1 ou 2 semanas no máximo)
- Um ovo mais antigo
- Dois potes transparentes cheios de água.

Como fazer?
Colocar um ovo dentro de cada pote de água.
Observar.

Observação:
Pode-se observar que o ovo fresco afunda no pote de água, enquanto o ovo antigo bóia.

Conclusão:
O ovo fresco contém uma pequena bolsa de ar interior. Na medida que envelhece, a água presente em seu interior vai evaporando, através dos poros da casca. Assim, a bolsa de ar cresce, tornando o ovo menos denso. Por isso, quanto mais fresco é o ovo, mais profundo na água ele chega. E quanto mais antigo, mais ele bóia. Este é um ótimo e tradicional método para comprovar a validade dos ovos, afastando o risco de intoxicação alimentar!

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