- Fundamentos e Métodos -
Prof. Celso Sanchez
Grupo Floresta
REAL APROVEITAMENTO
- Assunto: A importância de reaproveitamento e da reciclagem para a diminuição do Efeito Estufa e da contaminação das Águas.
- Eixos temáticos:
- Turma: 5º ano do Ensino Fundamental
- Tempo de duração: 1 aula
- Objetivos: Ressaltar a importância de reciclarmos nosso lixo e criarmos meios para descontaminar as águas e esenvolver conhecimentos básicos de não degradarmos mais o meio ambiente.
Passo a passo da experiência:
1º Mostrar através do retroprojetor ou datashow imagens que mostram as conseqüências do Efeito Estufa e a Contaminação das Águas;
2º Em seguida, explicar aos educandos a importância de diminuirmos o efeito estufa e a contaminação das águas;
3º Para manter um fedback positivo com os educandos, leva-los a refletirem oralmente, sobre o fim que damos no óleo de cozinha que usamos em casa;
4º Análise de um pequeno texto informativo, ressaltando os malefícios causados pelo não reaproveitamento do óleo de Cozinha:
“A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Muitas vezes jogamos o óleo para o ralo pia, o que acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto.Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano”. (Reflexão)
5º- Confecção do Sabão ReaL = Reaproveitado:
Levar os alunos para um ambiente aberto e espaçoso, com uma grande panela, todos os materiais a serem utilizados e um jarro que tenha as medidas de litro.
O professor sempre orientando os alunos, deverá instruí-lo
s a medir os ingredientes no jarro para que assimilem as quantidades utilizadas e os ingredientes:
Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha
Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escama
Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente
Coloque, com cuidado, a água fervendo
Mexa até diluir todas as escamas da soda
Adicione o óleo e mexa
Adicione o amaciante e mexa novamente
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar
Corte o sabão em barras
Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. Deverá ser manuseiado somente pelo educador (a)
6º Reescrita da receita do sabão real;
7º Ação matemática-atividades para estimular o aluno a refletir sobre quantidades.
- Como poderíamos reduzir a quantidade do sabão real?
- Como poderíamos dobrar a quantidade do sabão Real?
- Como poderíamos triplicar a quantidade do sabão Real?
________________________________
SABORES E SABERES
- Assunto: Diversidade da culinária do Brasil e sua influência em outros países.
- Eixos temáticos: Natureza (Agricultura); Português (Leitura e interpretação de texto / elaboração de poesia); Matemática (Comercialização dos produtos); História.
- Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental
- Tempo de duração: 5 aulas
- Objetivos: Pesquisar sobre produtos agrícolas do nosso país. Aprender que agricultura também tem história. Identificar algumas atividades econômicas dos produtos comercializados em nosso país. Identificar a importância de alguns produtos cultivados
- JUSTIFICATIVA:
Muitos produtos comercializados de forma industrial têm sua origem relacionada ao cultivo agrícola, ou criação de algum tipo de animal. Logo o desenvolvimento de algumas cidades do Brasil depende quase exclusivamente do solo, da água, do ar para expandirem como grandes potências comerciais. Logo o respeito por esta atividade tão antiga merece destaque na educação dos jovens cidadãos que perpetuaram e sofisticarão esta relação com a terra.
- METODOLOGIA:
Utilizar poesias, músicas e imagens que relatam o assunto debatido. Escolhida a poesia ou a música solicite transcreve-las em cartolina ou papel pardos; Ler com os alunos, deixando que eles continuem a leitura sempre que tiver pausas; Relacionar o que foi falado no texto com o cotidiano do aluno, afim que ele se perceba membro integrante do contexto.
Trabalhar com Imagens: Montar um mural com imagens de atividades econômicas diversas, (agricultura, pecuária, etc). Ao iniciar a aula, peça que os alunos observem de perto as imagens e correlacionem as atividades expostas com as quais ele conhece em seu dia a dia. No final monte um jornal rural da sua cidade.
________________________________
HIGIENE
- Turma: 1ª ANO do Ensino Fundamental
-Objetivo: Aprender a importância da higiene para cuidados com o corpo. A higiene é fundamental para a nossa saúde.
- Eixos temáticos: Saúde
Português (Leitura e interpretação de texto)
Matemática (conceitos numéricos)
Educação Física
Cuidados com o corpo:
- Tomar banho diariamente e usar roupas limpas.
- Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir.
- Conservar as mãos limpas, e lavá-las antes das refeições e após usar o banheiro.
- Beber água somente filtrada ou fervida.
- Andar sempre calçado.
- Conservar as unhas curtas e limpas.
- Alimentar-se bem.
- Lavar os alimentos que podem ser comidos crus.
- Praticar exercícios físicos, pois ajudam a manter a saúde.
- Dormir regularmente e em quarto arejado.
Observe as figuras e escreva os cuidados que devemos ter para conservar a saúde do corpo:
________________________________
ESTADO DE MUDANÇA DA ÁGUA
- Turma: 2ª ANO do Ensino Fundamental
-Objetivo: Compreender como ocorrem as mudanças do estado da água na natureza.
-Material: Água, formas de gelo, copo e chaleira (acompanhado por um adulto).
-Procedimento: Realizar as seguintes experiências: Coloque a água na forma de gelo e pergunte ao aluno em
que estado real ela se encontra, depois coloque a forma no freezer, espere algumas horas, tire-a e novamente pergunte aos educandos como ela está agora e porque? Coloque a pedra de gelo no copo, espere derreter,
levando a água e colocando numa chaleira, para ferver. Olhando o vapor questione aos alunos como a água está neste momento, sob que aspecto ele aparenta. Após essas experiências peça aos discentes para correlacionarem o estado da água referente a cada uma das imagens abaixo.
Estado ........ Estado ........... Estado.........
________________________________
ORGANIZE AS FRASES
- Turma: 2ª ANO do Ensino Fundamental
-Objetivo: Obter conhecimento nas áreas de saúde, higiene e conservação do ambiente, de uma maneira divertida, onde se utiliza o raciocínio lógico do aluno para ordenação das frases.
-Material: Frases desordenadas.
-Procedimento: Colocar em ordem as palavras de modo à formar uma frase.
saúde e mental excelentes A higiene nos ajuda física
É manter vivemos do ambiente importante a higiene em que saúde para termos
e da protegida do corpo as doenças A pessoa contra que mente cuida fica mais doenças
é uma maneira de o acúmulo de lixo A reciclagem naturais conservar e de evitar os recursos
Solução da ordenação das frases:
A higiene nos ajuda a ter saúde física e menta excelentesl.
É importante manter a higiene do ambiente em que vivemos para termos saúde.
A pessoa que cuida do corpo e da mente fica mais protegida contra doenças.
A reciclagem é uma maneira de conservar os recursos naturais e de evitar o acúmulo de lixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário