quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grupo FLORESTA - 5º Período

Trabalho Interdisciplinar

Ensino das Ciências Naturais
- Fundamentos e Métodos
-

Prof. Celso Sanchez

Grupo Flore
sta

Participantes: Cristina Corrêa Pereira, Cristina Pereira Grijó, Eveline Teixeira Ferreira, Marcelo de Almeida Martins, Natalis Martins Ribeiro, Raquel Lopes Aleluia

REAL APROVEITAMENTO



- Assunto: A importância de reaproveitamento e da reciclagem para a diminuição do Efeito Estufa e da contaminação das Águas.


- Eixos temáticos:


Natureza (Efeito Estufa, Contaminação das águas, importância da reutilização, ReAproveitamento e Reciclagem); Português (Reescrita da experiência / elaboração de modo de fazer); Matemática (Medidas de capacidade)

- Turma: 5º ano do Ensino Fundamental


- Tempo de duração: 1 aula


- Objetivos: Ressaltar a importância de reciclarmos nosso lixo e criarmos meios para descontaminar as águas e esenvolver conhecimentos básicos de não degradarmos mais o meio ambiente.



Passo a passo da experiência:


1º Mostrar através do retroprojetor ou datashow imagens que mostram as conseqüências do Efeito Estufa e a Contaminação das Águas;

2º Em seguida, explicar aos educandos a importância de diminuirmos o efeito estufa e a contaminação das águas;

3º Para manter um fedback positivo com os educandos, leva-los a refletirem oralmente, sobre o fim que damos no óleo de cozinha que usamos em casa;

4º Análise de um pequeno texto informativo, ressaltando os malefícios causados pelo não reaproveitamento do óleo de Cozinha:

“A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Muitas vezes jogamos o óleo para o ralo pia, o que acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto.Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano”. (Reflexão)


5º- Confecção do Sabão ReaL = Reaproveitado:


Levar os alunos para um ambiente aberto e espaçoso, com uma grande panela, todos os materiais a serem utilizados e um jarro que tenha as medidas de litro.

O professor sempre orientando os alunos, deverá instruí-lo

s a medir os ingredientes no jarro para que assimilem as quantidades utilizadas e os ingredientes:


Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha


Material


5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante

1 quilo de soda cáustica em escama

Preparo


Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente
Coloque, com cuidado, a água fervendo
Mexa até diluir todas as escamas da soda
Adicione o óleo e mexa
Adicione o amaciante e mexa novamente
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar
Corte o sabão em barras

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura. Deverá ser manuseiado somente pelo educador (a)


6º Reescrita da receita do sabão real;


7º Ação matemática-atividades para estimular o aluno a refletir sobre quantidades.

- Como poderíamos reduzir a quantidade do sabão real?

- Como poderíamos dobrar a quantidade do sabão Real?

- Como poderíamos triplicar a quantidade do sabão Real?

________________________________


SABORES E SABERES



- Assunto: Diversidade da culinária do Brasil e sua influência em outros países.


- Eixos temáticos: Natureza (Agricultura); Português (Leitura e interpretação de texto / elaboração de poesia); Matemática (Comercialização dos produtos); História.


- Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental

- Tempo de duração: 5 aulas


- Objetivos: Pesquisar sobre produtos agrícolas do nosso país. Aprender que agricultura também tem história. Identificar algumas atividades econômicas dos produtos comercializados em nosso país. Identificar a importância de alguns produtos cultivados em no Brasil através de poesias e textos.


- JUSTIFICATIVA:

Muitos produtos comercializados de forma industrial têm sua origem relacionada ao cultivo agrícola, ou criação de algum tipo de animal. Logo o desenvolvimento de algumas cidades do Brasil depende quase exclusivamente do solo, da água, do ar para expandirem como grandes potências comerciais. Logo o respeito por esta atividade tão antiga merece destaque na educação dos jovens cidadãos que perpetuaram e sofisticarão esta relação com a terra.



- METODOLOGIA:


Utilizar poesias, músicas e imagens que relatam o assunto debatido. Escolhida a poesia ou a música solicite transcreve-las em cartolina ou papel pardos; Ler com os alunos, deixando que eles continuem a leitura sempre que tiver pausas; Relacionar o que foi falado no texto com o cotidiano do aluno, afim que ele se perceba membro integrante do contexto.


Trabalhar com Imagens: Montar um mural com imagens de atividades econômicas diversas, (agricultura, pecuária, etc). Ao iniciar a aula, peça que os alunos observem de perto as imagens e correlacionem as atividades expostas com as quais ele conhece em seu dia a dia. No final monte um jornal rural da sua cidade.


________________________________


HIGIENE


- Turma: 1ª ANO do Ensino Fundamental

-Objetivo: Aprender a importância da higiene para cuidados com o corpo. A higiene é fundamental para a nossa saúde.

- Eixos temáticos: Saúde

Português (Leitura e interpretação de texto)

Matemática (conceitos numéricos)

Educação Física

Cuidados com o corpo:

  • Tomar banho diariamente e usar roupas limpas.
  • Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir.
  • Conservar as mãos limpas, e lavá-las antes das refeições e após usar o banheiro.
  • Beber água somente filtrada ou fervida.
  • Andar sempre calçado.
  • Conservar as unhas curtas e limpas.
  • Alimentar-se bem.
  • Lavar os alimentos que podem ser comidos crus.
  • Praticar exercícios físicos, pois ajudam a manter a saúde.
  • Dormir regularmente e em quarto arejado.

Observe as figuras e escreva os cuidados que devemos ter para conservar a saúde do corpo:




________________________________


ESTADO DE MUDANÇA DA ÁGUA



- Turma: 2ª ANO do Ensino Fundamental


-Objetivo: Compreender como ocorrem as mudanças do estado da água na natureza.


-Material: Água, formas de gelo, copo e chaleira (acompanhado por um adulto).


-Procedimento: Realizar as seguintes experiências: Coloque a água na forma de gelo e pergunte ao aluno em

que estado real ela se encontra, depois coloque a forma no freezer, espere algumas horas, tire-a e novamente pergunte aos educandos como ela está agora e porque? Coloque a pedra de gelo no copo, espere derreter,


levando a água e colocando numa chaleira, para ferver. Olhando o vapor questione aos alunos como a água está neste momento, sob que aspecto ele aparenta. Após essas experiências peça aos discentes para correlacionarem o estado da água referente a cada uma das imagens abaixo.


Estado ........ Estado ........... Estado.........


________________________________



ORGANIZE AS FRASES



- Turma: 2ª ANO do Ensino Fundamental


-Objetivo: Obter conhecimento nas áreas de saúde, higiene e conservação do ambiente, de uma maneira divertida, onde se utiliza o raciocínio lógico do aluno para ordenação das frases.


-Material: Frases desordenadas.


-Procedimento: Colocar em ordem as palavras de modo à formar uma frase.


saúde e mental excelentes A higiene nos ajuda física

É manter vivemos do ambiente importante a higiene em que saúde para termos

e da protegida do corpo as doenças A pessoa contra que mente cuida fica mais doenças

é uma maneira de o acúmulo de lixo A reciclagem naturais conservar e de evitar os recursos


Solução da ordenação das frases:

A higiene nos ajuda a ter saúde física e menta excelentesl.
É importante manter a higiene do ambiente em que vivemos para termos saúde.
A pessoa que cuida do corpo e da mente fica mais protegida contra doenças.
A reciclagem é uma maneira de conservar os recursos naturais e de evitar o acúmulo de lixo


Nenhum comentário: