sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os 5 sentidos

Instituto A Vez do Mestre
Núcleo: Rio de Janeiro
Disciplina: Ensino das Ciências Naturais - Professor: Celso Sanchez
Grupo: Ensino


  • Eloisa Helena Teixeira Magalhães
  • Isabel Cristina Barbosa Oliveira
  • Lucia Helena Martins Pangaio


Percebendo o mundo: sensações... descobertas...

Ver, ouvir, tocar, cheirar, provar... são muitas as formas de sentir o que acontece ao nosso redor. A visão, audição, tato, olfato e paladar são nossos sentidos.


A VISÃO é um dos cinco sentidos dos animais. Nos permite enxergar as belezas e as diversidades do mundo. É uma percepção muito importante para os seres vivos em especial para o homem, pois é através dela que podemos distinguir as coisas através de imagens, podemos guardar as feições de uma pessoa na memória, entre outras.

Atividade realizada com turma do 2º ano do ensino fundamental:

Objetivos: reconhecer que pessoas com necessidades educacionais especiais podem desempenhar competências próprias e enfrentar desafios.

Atividade 1: forme uma dupla com um colega. Escolha uma imagem de um livro sem seu colega saber qual é. Descreva detalhadamente as características da imagem quem você escolheu. Não se esqueça de mencionar cores e formas da imagem. Seu colega deve fazer um desenho de acordo com a sua descrição.
a) Compare o desenho do seu colega com a imagem original. Ficou semelhante?
b) Agora seu colega escolherá uma imagem e você fará o desenho.
c) Quais os sentidos que vocês usaram para realizar esta atividade?

Atividade 2: ler para os alunos um livro com representação gráfica em Braille. Mostrar como o alfabeto é usado pelas pessoas com deficiência visual. Deixar os alunos manusearem o livro com os olhos fechados para sentirem as saliências que representam as letras. Em seguida, os alunos devem comentar como foi a experiência.

Atividade 3: Um aluno receberá uma foto que não foi vista pela turma. Ele terá que descrever o que está vendo para a turma adivinhar o que está representado na foto.


A AUDIÇÃO é um dos cinco sentidos dos animais. É a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente. O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância.

Atividade realizada com turma do 2º ano do ensino fundamental:

Objetivos: reconhecer que pessoas com necessidades educacionais especiais podem desempenhar competências próprias e enfrentar desafios.


Atividade 1: forme uma dupla com um colega. Escolha uma imagem de um livro sem seu colega saber qual é. Descreva detalhadamente as características da imagem quem você escolheu. Não se esqueça de mencionar cores e formas da imagem. Seu colega deve fazer um desenho de acordo com a sua descrição.
a) Compare o desenho do seu colega com a imagem original. Ficou semelhante?
b) Agora seu colega escolherá uma imagem e você fará o desenho.
c) Quais os sentidos que vocês usaram para realizar esta atividade?


Atividade 2: fornecer aos alunos uma copia do alfabeto manual. Mostrar como o alfabeto é usado pelas pessoas com deficiência auditiva. Pedir para que em duplas eles, tentem se comunicar usando o alfabeto. Em seguida, os alunos devem comentar como foi a experiência.


Atividade 3: Colocar um cd que tenha sons variados (chuva, latido, choro, risada, bateria, etc) e peça para que os alunos escrevam em uma folha. Após ouvir o cd, a professora dará a resposta dizendo a seqüencia de sons que foram ouvidos.





O TATO é um dos cinco sentidos dos animais
. É pelo toque que temos as sensações de frio, quente, seco, molhado, percebemos as texturas, formas, volumes e até testamos o coração.



Atividade realizada com turma do 1º ano do esino fundamental:

Objetivo: reconhecer diferentes texturas e objetos.

Atividade 1: Sentir a textura de frutas: maçã, morango, pêssego e abacaxi (com casca) e dizer se ela é: lisa, macia ou áspera.Escrever em uma folha classificando a textura de cada fruta (lisa, macia ou áspera) e sua cor.

Atividade 2: De olhos vendados, elas manusearam objetos e produtos com quatro principais receptores do tato: pressão e dor; identificação de temperatura; formas e volumes; texturas, consistência. Para isso, utilizar como material: bolinhas de gel, gelo, águas fria, morna e quente; papéis e materiais lisos e macios, rugosos, ásperos, em alto relevo, além de palitos e vários tamanhos, conchas, estrelas do mar...

Atividade 3: Caixa tátil - Foi colocado um objeto dentro da caixa e, somente com as mãos, utilizando o tato, as crianças deveriam sentir e tentar adivinhar o que era. A professora auxiliou fazendo perguntas como: é duro ou macio? Tem um objeto ou dois? É frio ou quente? Depois que todas as crianças experimentaram, foi retirado o objeto: um par de luvas.



O PALADAR é um dos cinco sentidos dos animais. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. O sabor não tem só relação com o gosto, mas também com o aroma do que se tem na boca. É por isso que, quando estamos resfriados, a comida nos parece sem sabor, embora o seu paladar continue presente.

Atividade realizada com turma do 1º ano do ensino fundamental:

Objetivos: usar paladar para diferenciar os gostos e identificar o que está sendo degustado.



Atividade 1: Preparar salada de frutas ( maçã, morango, pêssego e abacaxi), sendo uma com leite condensado e outra somente com as frutas.- Sentir o sabor das duas saladas e dizer se cada uma é doce ou salgada e qual delas é a mais saborosa.- Pensar e falar qual órgão usaram para sentir o sabor das saladas.- Registrar em uma folha de que forma preparam as saladas de frutas (receita).

Atividade 2: De olhos vendados os alunos experimentam alimentos: amargo, azedo, ácido, salgado e doce e devem identificar o sabor degustado.

Atividade 3: De olhos vendados os alunos devem nomear os alimentos degustados.


O OLFATO é um dos cinco sentidos dos animais. Sentir cheiros não é igual a respirar. Quando nós não conseguimos respirar pelo nariz, e respiramos só pela boca, por exemplo ao ficarmos resfriados, não sentimos os cheiros. É quando respiramos que o ar entra pelo nariz, carrega os odores, e faz o cérebro reconhecer tais odores.

As atividades realizadas com turmas do 1º ano do ensino fundamental.

Objetivo: usar o olfato para identificar os odores que graças ao nosso nariz, podemos sentir, e que classificamos como agradáveis, fortes, estranhos, conhecidos, desagradáveis etc.


ATIVIDADE 1:Levar para a sala de aula, a fim de apresentar aos alunos: pau de canela, cravo da índia, hortelã, orégano, manjerição, alecrim, salsa, cebolinha, coentro, café, chocolate, perfume, rosas, terra molhada, jaca, torrada queimada.Depois vendar os olhos dos alunos para que eles identifiquem cada coisa, apenas cheirando.

ATIVIDADE 2:Solicitar que os alunos façam observações em casa e no caminho de casa para a escola, procurando sentir todos os cheiros, a fim de relatar em sala de aula, tudo o que conseguiram captar e identificar - cheiro de quê? E as sensações sentidas com aquele cheiro.Os alunos farão máscaras que retratem as sensações de acordo com os odores sentidos, colando-as ao lado de tudo que a professora escrever no blocão sobre o relato deles.

ATIVIDADE 3:Levar os alunos a pensarem sobre odores que lembram coisas gostosas: comidas salgadas e doces; coisas que lembrem cheiros da cidade, cheiros do campo e que lembrem o mar, tudo dentro da vivência de cada um. Os cheiros desagradáveis deverão ser comentados também. Os alunos formarão grupos para montar cartazes, onde desenharão as lembranças separadamente, classificando-as como agradáveis, desagradáveis, e entre eles os estranhos, conhecidos, fortes, suaves.

Um comentário:

Bianca Saveti disse...

Parabéns gostei muito!!!