sexta-feira, 3 de julho de 2009

Grupo novatas.com

Adriana Felizardo da Silva

Adriana Pimentel Macedo

Beatriz Barcelos

Leidiane Lemos

Solania Fraga

Criando instrumentos musicais

Turma : 2ª série do Ensino Fundamental

Objetivos:

1) Conhecer os diferentes tipos de instrumentos musicais.
2) Perceber as diferenças entre os instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
3) Incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.

Comentários

O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais.

Material

· O texto Música - origem pode ser utilizada como ponto de partida.

· Imagens de instrumentos musicais variados.

· Sucata: garrafas pet, latas de vários tamanhos, mangueiras, funis, tubos e caixas de papelão, chinelos velhos, elásticos de vários tamanhos (é interessante que os alunos tragam de casa).

· Para detalhes e acabamento: sementes, grãos, pedras, fita adesiva, cola, tinta.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.
2) Estudo das imagens de diferentes instrumentos musicais (se houver instrumentos na escola, ou se algum aluno tiver em casa, é interessante vê-los de perto e conhecer o som que produzem).
3) Os alunos devem escolher que tipos de instrumento querem fazer (devem ser construídos instrumentos variados).

Atividade

As propostas apresentadas abaixo são conhecidas. A partir delas, o professor deve incentivar a criatividade dos alunos. Com a estrutura montada e o instrumento pronto, todos devem pintar e decorar seus trabalhos, tomando o cuidado de que os detalhes não interfiram na qualidade do som a ser obtido.

Exemplo de instrumento de sopro:
Com a junção de uma mangueira e um funil pode-se obter um instrumento semelhante a um clarim. Experimente diferentes tamanhos da mangueira.

Exemplo de instrumento de corda:
Esticar um elástico sobre um pedaço de madeira, prendendo-o nas pontas, mas sem que ele fique encostado na madeira. Teste com mais elásticos, de espessuras diferentes.

Exemplos de instrumentos de percussão:
São os mais comuns: sementes dentro de uma garrafa pet ou de uma lata fazem maracás. Outra sugestão são tubos de papelão de tamanhos diferentes, colocados lado a lado na vertical, sobre uma base - podem ser percutidos com a sola de chinelos de borracha
.

Nenhum comentário: