sexta-feira, 3 de julho de 2009

Natureza e sociedade

Atividades para 1º ano do ensino fundamental.




1ª atividade:


Eixos temáticos: Natureza e sociedade; identidade e autonomia; linguagens oral e escrita; movimento; artes visuais.

Objetivos: valorizar a água no meio ambiente e sua importância para os seres vivos, considerando suas características e origens.

Material: globo terrestre.

Realização da atividade: Em uma roda de conversa, mostre o globo terrestre, chamando a atenção para a parte azul, onde existe água. Leve-os a perceber que no mundo existe mais água que terra, cerca de ¼ do planeta é formado por água, mas que precisamos utilizá-la de forma consciente, até porque só 2,7% dessa água é doce. Trabalhe a oralidade das crianças e auxilie-as a ter uma postura investigativa. Anote todos os questionamentos e faça as intervenções necessárias, continue a conversa com as crianças, explicando que com o passar do tempo e a chegada da modernidade, tudo foi se modificando muitas coisas para melhor, outras piores, utilize os recursos disponíveis na escola para mostrar tal evolução, exemplos como: as locomotivas eram movidas a vapor e a produção de eletricidade através das usinas hidrelétricas, mostre os rios e suas transformações, como eram antes e como ficaram, permita que os alunos cheguem as conclusões, só depois questione-os sobre o que deveria ser feito para evitar a poluição dos rios, o que mais foi depreciado pelo ser humano e deixe que falem sobre seus hábitos e os de seus familiares com relação ao meio ambiente. Para ampliar a conversa, pergunte aos alunos como seria as hipóteses sobre os estados físicos da água, como ela chega em sua casa, como transforma-la em potável, por meio de filtros, explique que nosso planeta tem muita água e o nosso organismo também, e que perdemos diariamente através da transpiração, lágrima e urina, daí a importância de repormos bastante líquido (água).

Laboratório de experiências:

Para que as crianças tenham um contato diferente com a água, promova um laboratório em sala de aula, realizando pequenas experiências com este elemento natural.

Ex. Utilizando o material, balde; peça de roupa. Colocando em prática: Molhe duas peças de roupa, pendure uma delas ao ar livre e deixe a outra sem torcer em um balde. Depois de algum tempo, peça a turma observe o que aconteceu, o ar retirou a água da roupa que estava estendida, secando-a mais rápido, enquanto que a outra peça continuou molhada. Estimule as crianças a tirar suas conclusões e faça os comentários necessários.


2ª atividade

Eixo temáticos: Natureza e sociedade; linguagens; matemática;movimento; artes visuais.

Objetivos: trabalhar a construção do raciocínio lógico- matemático, estimular a percepção e a memória, promover a interação social, ensinar o reconhecimento dos numerais, permitindo a ampliação de posssibilidades de pesquisa quanto aos animais.

Materiais: álbum e cartas com ilustrações dos animais e sua representação em libras (prontos na folha de moldes); cola branca, folhas de papel sulfite tamanho a4, lápis de cor e tesoura.

Prática: Com várias cópias do álbum e as cartas, incentive as crianças a colorir as figuras, logo depois corta-las com tesoura e associá-las ao seu respectivo espaço no álbum, identificado pelo número, confeccione uma tabela, em uma folha de papel sulfite, com os números das cartas, e outra com os nomes dos animais. Conforme a criança associa a figura ao seu local no álbum, devem pintar o número e o animal identificados para saber quais cartas foram encontradas e coladas. Faça uma pesquisa sobre os animais discriminados nas cartas, explorando os locais onde vivem, suas características e quais seus hábitos alimentares. Depois que todos tiverem contemplado o álbum, permita que as crianças façam seus diálogos e questionem sobre os tipos de sentimentos que o animal estudado desperta nelas. Confeccione uma tabela separando os animais que nadam, os que têm pêlos, as aves, as espécies que possuem hábitos noturnos, os domésticos e os selvagens. Então, forneça fichas com os nomes dos animais para que as crianças o identifiquem e o colem no local adequado do cartaz. A atividade, também deve ser trabalhada para o aprendizado da Libras ( Língua Brasileira de Sinais), já que as cartinhas vem com a representação do idioma.

Nenhum comentário: