sexta-feira, 3 de julho de 2009

GRUPO SABER

Grupo Saber

Corinne Cecília
Elzinara Almeida
Maria Angélica

BONECO ECOLÓGICO
Alunos do 3º ano – Ensino Fundamental

Idade: 8/9 anosTema: germinação, ciclo da vida, fotossíntese, importância da água
Objetivo: Apresentar a criança o processo de germinação do vegetal e suas etapas, permitindo que ela acompanhe, observe e realize conclusões de todas as etapas.
Tempo: 30 dias
Espaço: sala de aula
Material:
- meia calça usada;

- serragem;
- alpiste;
- borrachinha (para marcar orelhas e nariz);
- olhinhos de plástico (ou botões para fazer os olhos).
Desenvolvimento:

- Misture o alpiste com um pouquinho de serragem, para começar a encher a meia até onde você quer que cresça o cabelo do boneco.
- Preencher o restante da meia com serragem pura.
- Ao terminar, amarre e corte o que sobrar da meia.
- Começamos a dar um rosto aos bonecos. Na altura do nariz, puxe um pouco a meia e amarre com uma borrachinha. Se quiser fazer orelhas, basta repetir a ação.
- Então, cada aluno ficou responsável por criar os olhos e boca de seu boneco, utilizando os materiais que achar necessário. Enquanto isso, o professor monta o "Pedrinho" (que deixa na escola) para que também possa acompanhar o desenvolvimento da germinação e assim poder orientá-los durante as fases de desenvolvimento do boneco.
- Após a montagem, cada aluno nomeia seu boneco, leva para casa e inicia o trabalho de observação e anotação sobre o que estava ocorrendo com seu boneco.

As observações são apresentadas e comparadas em sala com os demais alunos e o docente trabalha os conteúdos e enriquece a aula com as experiências apresentadas pelos alunos.

Avaliação: expositiva e participativa

























UMA BANDA DE SUCATA
Alunos do 3º ano – Ensino Fundamental

Idade: 8/9 anosTema: Reciclagem
Objetivo: Criar uma banda musical com “lixo” transformado. Desenvolver a consciência ecológica, ressaltando a importância da reciclagem e suas diversas formas de utilização.
Tempo: 4 horas
Espaço: sala de aula
Material:
- latas
- papelão
- caixas
- embalagens
- palitos de sorvete
- elástico
- cola
- tesoura
- fita adesiva
- grãos
- bexigas (bolas)
- pedrinhas
- imagens de alguns instrumentos musicais

Desenvolvimento:
- A professora apresenta um vídeo sobre o lixo, seu impacto ao ambiente, a importância do trabalho de reciclagem e vários materiais reciclados;
- Após o vídeo, a professora expõe a atividade: transformar o “lixo” em uma banda de música;
- São apresentadas várias imagens de instrumentos musicais e os alunos escolhem quais instrumentos confeccionarão
- A professora orienta os trabalhos
- Exemplos:
1 latinha de refrigerante + pedrinhas = chocalho
1 lata de leite em pó + bexiga (cobrir a boca da lata) + elástico (para prender a bexiga = tambor
Várias tampas de lata + palito de churrasco = bateria
Garrafas pet + água em diferentes quantidades = vários sons diferentes

Os alunos podem pintar seus instrumentos e tocarem para toda a turma.
A professora poderá ouvir suas experiências e pedir que pesquisem outras sugestões de reciclagem. Pode abordar também a importância da coleta seletiva nesse processo.

Avaliação: participativa


MONTAGEM DE UM TERRÁRIO

Alunos do 3º ano – Ensino Fundamental

Idade: 8/9 anosTema: Ecossistema
Objetivo: Permitir ao aluno uma investigação detalhada do ciclo da vida em ambientes fechados
Tempo: 30 dias
Espaço: sala de aula
Material:
- aquário ou caixa de vidro com tampa
- argila expandida
- cascalho grosso ou pedrisco
- areia
- terra fértil
- material vivo de pequeno porte, como samambaias, avencas, musgos, minhocas, insetos, etc
- algumas pedras e galhos secos

Desenvolvimento
- Os alunos deverão colocar esses materiais em camadas seguindo a ordem acima;
- Depois deverão plantar os vegetais e colocar os animais;
- Molhar e tampar com uma plástico transparente lacrado com fita adesiva a fim de facilitar a observação
- Manter o terrário na sombra.

O que acontece?
- Uma vez lacrado, instala-se um período de “chuvas”. A água penetra na planta pela raiz. É liberada pelas folhas. Evapora. A atmosfera limitada da cápsula não consegue absorver o vapor, que se fixa nas paredes do aquário. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre a “chuva” e a água volta ao solo

Os alunos realizarão, além da construção do terrário, a observação e anotações dos processos percebidos. O professor com base nas experiências apresentadas e com subsídios para uma aula rica e exploratória contribuirá na construção do conhecimento dos alunos.

Avaliação: participativa















CONHECENDO OS ANIMAIS

Alunos do 2º ano – Ensino Fundamental

Idade: 6/7 anosTema: Animais
Objetivo: Apresentar aos alunos diversos tipos de animais, seu habitat, alimentação e modo de vida.
Tempo: 3 aulas
Espaço: sala de aula, pátio da escola e jardim zoológico
Material:
- revistas
- vídeo
- tesoura, cola, lápis de cor
- máquina fotográfica
- cartolina

Desenvolvimento:

- Apresentar um vídeo com animais que os alunos tenham alguma familiaridade: gato, cachorro, pássaros, etc..e seus sons
- Pedir que as crianças comentem sobre outros bichos que conheçam.
- Propor que elas façam uma pesquisa os animais comentados: o que comem? onde vivem? eles têm pêlos ou penas? quantas patas?
- Realizar um passeio ao zoológico com a turma e pedir que elas observem os animais e que escolha, pelo menos 2 (dois) para sua pesquisa.
- Disponibilizar a máquina fotográfica para que os alunos possam tirar fotos. Eles adoram!
- No intervalo da visita, pedir para as crianças desenhares seus animais escolhidos.
- Na aula seguinte, com as fotos, desenhos e material de revistas (animais), lápis de cor e cartolina, pedir para que eles montem (em grupo de 4) cartazes com os animais pesquisados e apresentem aos colegas da classe o resultado da sua pesquisa.
- Realizar uma exposição com os trabalhos e fotos.

Avaliação: expositiva


NÓS SOMOS ASSIM.....DIFERENTES

Alunos do 1º ano - Ensino Fundamental

Idade: 6/7 anosTema: Diversidade étnica
Objetivo: Desfazer preconceitos, ganhar auto-estima e perceber a diversidade física
Tempo: 4 horas
Espaço: sala de aula
Material:
- imagens de pessoas de diferentes tipos físicos recortadas de jornais ou revistas
- fotos dos alunos
- espelho grande (1m) preso à parede
- fios de lã nas cores amarela, marrom, preto e “ferrugem”
- botões nas cores verde, azul, marrom claro/escuro e preto
- tecidos diversos
- giz de cera

Desenvolvimento:
- Apresentar aos alunos às diversidades étnicas, iniciando pela sua auto-descrição: alta, cabelos pretos, olhos castanhos, etc. Utilizar imagens de outras pessoas e descreve-las;
- Pedir para os alunos se olharem no espelho da sala observando-se atentamente
- Em círculo e em pé, pedir para os alunos observarem o colega ao lado e observarem altura, cor do cabelo, cor dos olhos, etc..
- Sentados (em círculo) pedir para os alunos criarem um boneco se si próprio, utilizando o material (lã, botões, giz de cera) para identificar suas características
- Expor os trabalhos no mural da sala
- Pedir para os alunos apresentarem suas característica e as do colega observado, exaltando uma qualidade do mesmo (legal, alegre, bonito, “bom de bola”, etc)
- O objetivo dessa apresentação é o reconhecimento das diferenças e que todos têm algo positivo. A auto-estima é elevada quando apresentada por outro colega.
- As crianças aprendem a identificar as diferenças físicas, étnicas e vêem que todos possuem qualidades.

Avaliação: expositiva

Nenhum comentário: