ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – últimas séries
1. NOTÍCIAS DO MUNDO
Esta proposta inicial deve acontecer no início das aulas, mas a qualquer tempo também é viável. Para criar um agradável ambiente científico, proponha a criação de um mural coletivo e inicie levando semanalmente notícias de jornal sobre os assuntos de ciências, como: animais (salvamentos, extinção, novas espécies...), corpo humano e saúde (doenças, vacinas, comidas que fazem bem/mal), florestas desmatadas, queimadas, fenômenos naturais (furacões, tornados...) e monte com as crianças o mural. Além das notícias de jornal, ele deve conter desenhos, registro de fala das crianças, objetos colados (sementes, cascas) para informar ou ilustrar. Esta atividade é de caráter permanente, pois a mudança periódica das notícias é que garante a manutenção do interesse dos alunos. Desta forma vivência-se ciências no dia-a-dia de forma contínua e com novos projetos sendo desenvolvidos constantemente de acordo com as dúvidas, os interesses e a motivação.
CONTEÚDOS: seres vivos – saúde - meio-ambiente
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa (linguagem oral nas rodas de ciências, registro escrito das falas das crianças)
2. CRIAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE PAPEL
A partir de uma reflexão sobre todo o papel exposto e usado na sala de aula, faça uma indagação sobre “De onde vem todo o papel que usamos”?
Surgirão associações, hipóteses e idéias das mais variadas que poderão ser listadas para serem confrontadas depois dos estudos. Converse sobre a origem do papel ou convide um pai/mãe que seja da área para contar o processo. Vale ressaltar a conscientização sobre a redução do uso do papel e seu reaproveitamento (usar frente e verso ao desenhar, por exemplo) como medida de diminuição de derrubada de árvores.
Sugira a confecção de papel reciclado e monte com a turma uma fábrica de papel. Desenvolva as etapas passo-a-passo:
Mutirão do papel – trazer de casa revistas velhas, jornais etc;
Picar o papel;
Colocar de molho e em seguida bater no liquidificador;
Passar na peneira (se tiver 2 molduras de madeira, uma vazada e outra com tela, melhor) e deixar secar em varal;
Retirar as folhas com cuidado. Elas podem ter o formato desejado.
CONTEÚDOS: preservação ambiental – reciclagem – trabalho coletivo
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa (escrita espontânea na exposição) Artes (trabalhos de artes feitos com papel reciclado)
1. NOTÍCIAS DO MUNDO
Esta proposta inicial deve acontecer no início das aulas, mas a qualquer tempo também é viável. Para criar um agradável ambiente científico, proponha a criação de um mural coletivo e inicie levando semanalmente notícias de jornal sobre os assuntos de ciências, como: animais (salvamentos, extinção, novas espécies...), corpo humano e saúde (doenças, vacinas, comidas que fazem bem/mal), florestas desmatadas, queimadas, fenômenos naturais (furacões, tornados...) e monte com as crianças o mural. Além das notícias de jornal, ele deve conter desenhos, registro de fala das crianças, objetos colados (sementes, cascas) para informar ou ilustrar. Esta atividade é de caráter permanente, pois a mudança periódica das notícias é que garante a manutenção do interesse dos alunos. Desta forma vivência-se ciências no dia-a-dia de forma contínua e com novos projetos sendo desenvolvidos constantemente de acordo com as dúvidas, os interesses e a motivação.
CONTEÚDOS: seres vivos – saúde - meio-ambiente
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa (linguagem oral nas rodas de ciências, registro escrito das falas das crianças)
2. CRIAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE PAPEL
A partir de uma reflexão sobre todo o papel exposto e usado na sala de aula, faça uma indagação sobre “De onde vem todo o papel que usamos”?
Surgirão associações, hipóteses e idéias das mais variadas que poderão ser listadas para serem confrontadas depois dos estudos. Converse sobre a origem do papel ou convide um pai/mãe que seja da área para contar o processo. Vale ressaltar a conscientização sobre a redução do uso do papel e seu reaproveitamento (usar frente e verso ao desenhar, por exemplo) como medida de diminuição de derrubada de árvores.
Sugira a confecção de papel reciclado e monte com a turma uma fábrica de papel. Desenvolva as etapas passo-a-passo:
Mutirão do papel – trazer de casa revistas velhas, jornais etc;
Picar o papel;
Colocar de molho e em seguida bater no liquidificador;
Passar na peneira (se tiver 2 molduras de madeira, uma vazada e outra com tela, melhor) e deixar secar em varal;
Retirar as folhas com cuidado. Elas podem ter o formato desejado.
CONTEÚDOS: preservação ambiental – reciclagem – trabalho coletivo
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa (escrita espontânea na exposição) Artes (trabalhos de artes feitos com papel reciclado)
3. CONHECENDO MELHOR AS ÁRVORES
Propor um passeio pelo quarteirão ao redor da escola e paradas de observação em cada árvore.
As crianças devem relatar diferenças, semelhanças e curiosidades observadas. Sugira fazer uma medição com o próprio corpo, ou seja: De quantas crianças precisamos para dar a volta em cada árvore? São todas do mesmo tamanho? Antes de “medir” anotar as estimativas levantadas por eles e depois confrontar com o nº. de crianças necessário.
Podem também trazer material coletado: casca das árvores, folhas verdes e secas, sementes, galhos. Cada um destes elementos pode ser explorado em sua textura, cor, forma. Fazer impressão com as folhas é uma atividade prazerosa para eles!
Ao chegar à escola, sugerir que desenhem algumas entre as que mais chamaram atenção e ir completando com os objetos trazidos, fazendo um grande mural com pintura, desenho e colagem do observado. Pesquisar na biblioteca e em casa se é possível descobrir o nome de algumas das árvores que conhecemos no passeio. Apresente árvores com nomes curiosos (por exemplo ABRICÓ DE MACACO etc)
CONTEÚDOS: meio-ambiente – diversidade – medidas
INTERDISCIPLINARIDADE: artes (impressão com as folhas, colagem, pintura); matemática (medidas, comparação entre tamanhos e formas, estimativas).
4. TODA CRIANÇA É DIFERENTE?
Propor a observação mais detalhada do corpo a partir da história PINOTE FRACOTE, JANJÃO O FORTÃO, onde aparecem meninos e meninas bem diferentes (por fora). Questionar os alunos/as se por dentro também é tudo diferente. Para o estudo devemos desenhar a silhueta do corpo de cada um em tamanho real e em papel pardo. Sugira que fiquem em poses diversas para enriquecer a idéia e a imagem visual. Recorta-las (ou ajuda-los se eles já usam as tesouras sem ponta) e se tiver uma grande parede que possa ser usada, as silhuetas devem ser fixadas lá, para que as crianças trabalharem na vertical. Cada um deve desenhar tudo aquilo que acha que tem dentro do seu corpo e explicar ao grupo o que desenhou no seu corpo. Um pediatra (pai/mãe) deve ser convidado para uma entrevista (onde as perguntas já podem ser previamente pensadas – O que queremos saber?) e enquanto observa as silhuetas, ele/ela vai explicando algumas partes, órgãos, caminhos da comida e curiosidades sobre o que não vemos do nosso corpo. Depois sugira uma brincadeira de imitação das posições de cada silhueta para que eles descubram de quem é!
CONTEÚDOS: corpo humano – diferenças e semelhanças - saúde
INTERDISCIPLINARIDADE: artes (recorte e desenho ampliado) corpo e movimento (mímica das posições das silhuetas, movimentos) língua portuguesa (história)
DELÍCIAS E GULOSEIMAS
Propor uma brincadeira/dramatização de restaurante e combinar a realização de um lanche coletivo que tenha alimentos salgados, doces, crus, coloridos e cozidos. Combinar coletivamente o cardápio e privilegiar a diversidade e a experimentação de novos sabores. Para fazer em sala, pesquisar em casa uma receita de bolo e de salada de frutas (votação entre os alunos). Após a definição do cardápio, dividir os ingredientes. No dia, iniciar a atividade escondendo num saco alguns alimentos para brincar de adivinhar o que é pelo olfato, depois pelo tato e em seguida pelo paladar, provando alguns. Depois seguir as receitas de bolo e da salada de frutas. Observar as misturas dos alimentos, os cheiros e texturas e principalmente as mudanças ocasionadas pelo calor (forno). Refletir, ao longo da atividade sobre a importância de uma alimentação saudável para a nossa vida.
CONTEÚDOS: saúde – alimentos – transformações
Propor um passeio pelo quarteirão ao redor da escola e paradas de observação em cada árvore.
As crianças devem relatar diferenças, semelhanças e curiosidades observadas. Sugira fazer uma medição com o próprio corpo, ou seja: De quantas crianças precisamos para dar a volta em cada árvore? São todas do mesmo tamanho? Antes de “medir” anotar as estimativas levantadas por eles e depois confrontar com o nº. de crianças necessário.
Podem também trazer material coletado: casca das árvores, folhas verdes e secas, sementes, galhos. Cada um destes elementos pode ser explorado em sua textura, cor, forma. Fazer impressão com as folhas é uma atividade prazerosa para eles!
Ao chegar à escola, sugerir que desenhem algumas entre as que mais chamaram atenção e ir completando com os objetos trazidos, fazendo um grande mural com pintura, desenho e colagem do observado. Pesquisar na biblioteca e em casa se é possível descobrir o nome de algumas das árvores que conhecemos no passeio. Apresente árvores com nomes curiosos (por exemplo ABRICÓ DE MACACO etc)
CONTEÚDOS: meio-ambiente – diversidade – medidas
INTERDISCIPLINARIDADE: artes (impressão com as folhas, colagem, pintura); matemática (medidas, comparação entre tamanhos e formas, estimativas).
4. TODA CRIANÇA É DIFERENTE?
Propor a observação mais detalhada do corpo a partir da história PINOTE FRACOTE, JANJÃO O FORTÃO, onde aparecem meninos e meninas bem diferentes (por fora). Questionar os alunos/as se por dentro também é tudo diferente. Para o estudo devemos desenhar a silhueta do corpo de cada um em tamanho real e em papel pardo. Sugira que fiquem em poses diversas para enriquecer a idéia e a imagem visual. Recorta-las (ou ajuda-los se eles já usam as tesouras sem ponta) e se tiver uma grande parede que possa ser usada, as silhuetas devem ser fixadas lá, para que as crianças trabalharem na vertical. Cada um deve desenhar tudo aquilo que acha que tem dentro do seu corpo e explicar ao grupo o que desenhou no seu corpo. Um pediatra (pai/mãe) deve ser convidado para uma entrevista (onde as perguntas já podem ser previamente pensadas – O que queremos saber?) e enquanto observa as silhuetas, ele/ela vai explicando algumas partes, órgãos, caminhos da comida e curiosidades sobre o que não vemos do nosso corpo. Depois sugira uma brincadeira de imitação das posições de cada silhueta para que eles descubram de quem é!
CONTEÚDOS: corpo humano – diferenças e semelhanças - saúde
INTERDISCIPLINARIDADE: artes (recorte e desenho ampliado) corpo e movimento (mímica das posições das silhuetas, movimentos) língua portuguesa (história)
DELÍCIAS E GULOSEIMAS
Propor uma brincadeira/dramatização de restaurante e combinar a realização de um lanche coletivo que tenha alimentos salgados, doces, crus, coloridos e cozidos. Combinar coletivamente o cardápio e privilegiar a diversidade e a experimentação de novos sabores. Para fazer em sala, pesquisar em casa uma receita de bolo e de salada de frutas (votação entre os alunos). Após a definição do cardápio, dividir os ingredientes. No dia, iniciar a atividade escondendo num saco alguns alimentos para brincar de adivinhar o que é pelo olfato, depois pelo tato e em seguida pelo paladar, provando alguns. Depois seguir as receitas de bolo e da salada de frutas. Observar as misturas dos alimentos, os cheiros e texturas e principalmente as mudanças ocasionadas pelo calor (forno). Refletir, ao longo da atividade sobre a importância de uma alimentação saudável para a nossa vida.
CONTEÚDOS: saúde – alimentos – transformações
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