quarta-feira, 2 de julho de 2008

Grupo Reaprender

Integrantes do Grupo: REAPRENDER
Andreia Pereira Ferreira
Giselle Bicalho Sampaio Duque
Renata Queiroga Bicalho Brasil
Renata Washington de Oliveira
Sheila Sueli Dias Costa


Projeto Interdisciplinar


Atividades de ciências para serem aplicadas no ensino básico e /ou fundamental.

1º - Tema: Água parada.

Objetivo: Conscientizar e esclarecer sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue. Perceber a importância da água para nossa vida.

Atividade: Trabalho pedagógico de Ciências sobre Saúde e Meio ambiente para turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.

Estratégia:
Disparador: Sanitaristas visitam a escola para falar sobre o mosquito da dengue. Como e onde o mosquito prolifera. Como combater. Prevenção.

1-Em sala: Os sanitaristas apresentam seu trabalho aos alunos e no final o professor pede que as crianças façam desenhos relacionados com o tema para ficar exposto no mural com o tema : Dengue-combate e prevenção.Não deixe água parada!

2. No espaço escolar: Os alunos irão andar pela escola, investigando se existem possíveis focos da proliferação do mosquito,principalmente água parada.

3. De volta a sala: A professora vai colocar o cd com a música "Terra planeta água" de Guilherme Arantes, para abrir um debate reflexivo com a turma após uma análise do que diz a música sobre a importância da água.

Avaliação: Após o termino do trabalho, a turma dividida em grupo deverá elaborar uma avaliação sobre o tema estudado,o que acharam mais relevante e no que devem se aprofundar mais.
Os conteúdos a serem explorados :

Saúde (doenças provocadas pela dengue)
Meio ambiente (preservação da água)
Responsabilidade Social e Ambiental. (Respeito à vida, cidadania.)


Fim









2° Tema: As fases do desenvolvimento do ser humano



Conteúdos: Fases do desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, adulta e velhice).

Conteúdos Interdisciplinares: Ciências Sociais: profissões, vida em sociedade e família.

Eixos Transversais: Cidadania, afetividade, ética, cooperação.

Objetivos:
- Caracterizar cada fase do desenvolvimento humano e as devidas importâncias.
- Despertar o interesse do aluno, para que ele pesquise o que o ser humano faz o que desenvolve nas diferentes fases do desenvolvimento.
- Entender a vida em sociedade.
- Caracterizar família e as diferentes profissões, dando assim, o seu devido valor.

Recursos: Vídeo, revistas, livros para pesquisa, cartolina, hidrocor, lápis-de-cor, tesoura, cola.

Estratégias:
- Passar um vídeo para que os alunos comecem a entender as fases do desenvolvimento do ser humano.
- Conversar com os alunos sobre o vídeo, esclarecer dúvidas. Dizer que as pessoas em cada fase, desempenha uma função social (estudam, trabalham, passeiam, casam etc).
- Dividir a turma em grupo e pedir para que cada grupo pesquise em livros e revistas as fases do desenvolvimento do ser humano, o que cada um faz em suas respectivas fases: infância (brincam, passeiam, estudam etc.); adolescência (estudam, passeiam, namoram, trabalham etc.); adulto (trabalham, estudam, namoram, formam família, têm filhos); velhice (se aposentam, têm netos, passeiam etc.). Os grupos montarão cartazes com figuras variadas que caracterizem cada fase.
- Depois cada grupo apresentará e explicará os cartazes, a função que cada um desempenha, a formação familiar, as profissões etc.

Avaliação: Cada grupo encenará o que foi estudado na aula.
FIM











3ºTema - Fiscal do meio ambiente:



Objetivo:
Perceber-se integrante e agente transformador do ambiente.
Questionar a realidade.
Analisar criticamente o ambiente escolar.
Incentivar práticas de cidadania e responsabilidade social e ambiental

Atividade: Trabalho pedagógico de Ciências sobre Saúde e Meio ambiente para turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Recursos: video/papael cartão/lápis de cor/tesoura/barbante.
Estratégia:

Em sala: o professor passa um vídeo mostrando um ambiente limpo e um sujo. Abre um debate com as crianças sobre a importância da limpeza para nossa saúde e questiona sobre a realidade da escola, e sobre a postura que temos no ambiente escolar quanto à preservação do ambiente .

No espaço escolar: Analisa junto com os alunos após uma visita ao pátio depois do horário do recreio as condições que encontraram no chão do pátio e nos banheiros.

Volta à sala de aula: Pedir aos alunos que construam um crachá com um desenho sobre a natureza e que sejam escolhidos os voluntários para trabalharem como fiscal do ambiente escolar.

As crianças escolhidas vão ter a responsabilidade de interferir nas outras de forma educada e responsável sobre a importância de manter limpa a escola.

As crianças responsáveis terão que se reunir toda semana com todo o grupo para que sejam formulados problemas e sejam refletidas, e analisadas as possíveis soluções.

É primordial que todos compreendam em seu cotidiano, e percebam-se integrantes, responsáveis e agentes transformadores do ambiente em que vivem. E que devem contribuir para sua melhoria.

Avaliação: Após 1 mês de trabalho,o grupo deverá elaborar junto com o professor critérios de avaliação observando e analisando se surtiu algumas mudança após sua interferência com a escola. Em casos positivos, procurar novas formas de ajudar a escola em situações onde haja mais necessidades, em casos negativos estabelecer novas metas e estratégias para reverter à situação.

Os conteúdos a serem explorados : Saúde (hábitos de higiene) - Meio ambiente (Reciclagem) . Ética, Valores, Responsabilidade Social e Ambiental. (Respeito à vida, cidadania.)

FIM




4°Tema: Ciência Viva










Objetivos:

Mostra para os alunos que através do contato com a natureza se obtém uma qualidade de vida bem melhor na educação.
Conscientizar sobre o Meio Ambiente e essas experiências contribuem para construção de um conhecimento que será levado para toda a vida.

Atividades:

Alunos da Educação Infantil do horário integral fazendo um trabalho pedagógico bem dinâmico junto com o Projeto Ecobé

Estratégicas:

Na sala de aula o professor pede que os alunos sentem em um grande círculo ,aonde o biólogo do Ecobé senta no meio do círculo para que todos possam vê-lo . Daí começa a explicar a evolução dos sapos, mostrando num recipiente de vidro, quando eles ainda são girinos e em seguida quando esses então se tornam sapos. Mostrando com calma os sapos e deixando tocá-los.
Depois desta dinâmica, o professor interage com os alunos em um grande círculo na sala de aula, querendo saber se eles gostaram da evolução dos sapos, se eles sabem alguma música de sapo... Pergunta para aqueles que tiveram coragem de tocar nos sapos, qual foi à sensação que eles puderam perceber com a textura de sua pele.
Por fim o professor pede para que eles desenhem um sapo e depois coloca todos os desenhos no mural da sala de aula.

Conclusão:

Está é uma atividade bem enriquecedora, onde o aluno aprende um pouco da vida dos animais ,a respeitá-los e desenvolver uma consciência sobre a natureza e o Meio Ambiente.
O professor através desta atividade pode ensinar promovendo várias outras atividades com esse mesmo conteúdo (que seriam os animais) aos seus alunos como : em pesquisas , em livros , estórias e etc. Fazendo com que seus conhecimentos se tornem mais enriquecedores.



FIM



5º Tema: ATIVIDADE DE CAMPO
A Atividade de campo tem o potencial de ganhar maior espaço para reflexão ,ampliando sua contribuição na formação e construção de idéias ,onde proporciona experiências fora da escola.

Objetivos:

Proporcionar a atividade de campo prazerosa e levar o aluno a ter um maior interesse em aprender mais sobre vários assuntos como: animais, plantas, solo e etc.
Utilizando o estudo do meio, como principal meio de comunicação oferecendo oportunidade do aluno interagir em ambientes naturais podendo assim, ver e compreender melhor o mundo em que vive.
Atividades:

Projeto pedagógico com turmas do Ensino Fundamental I onde o professor pode lavá-los a uma atividade de campo ,na área de lazer da Fundação Ruben Berta na ILHA GOVERNADOR.

Estratégicas:

Os professores, junto com os instrutores do local realizariam uma bela caminhada por uma trilha pela Mata Atlântica para identificação de espécies típicas da flora e fauna ,identificação de cupinzeiros e formigueiros ,tipo de solo ,tipos de raízes ,lago para identificação de espécies de peixes de água doce ,reconhecimentos de cagados,jabutis ,tartaruga ,aves tropicais ,patos ,marrecos ,gansos, espécies migratórias e sagüis do tufo branco .
Onde eles pudessem perceber vários tipos de plantas e árvores, sentirem seu cheiro e textura.

Depois dessa bela caminhada iria preparar um belo piquenique, onde as professoras pudessem debater junto com eles o que eles mais gostaram e aprenderam com essa atividade fora da escola .
Por fim ela pediria quando chegassem na escola ,que eles procurassem em casa em revistas ,gravuras sobre o que eles viram e aprenderam lá, e que trouxessem para próxima aula .

Conclusão:

É através das atividades de campo que os alunos têm a oportunidade de vivenciar momentos ricos em aprendizagem, reflexão, tornando-os a ter consciência da importância do MEIO AMBIENTE para nossa vida. Procurando incorporá-las no cotidiano da escola.

FIM

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