segunda-feira, 7 de julho de 2008

Projeto Interdisciplinar de Ciências Naturais-Grupo as três Mosqueteiras

Diversas Atividades de Ciências para a Pré-Escola-crianças de 4 a 5 anos de idade
Alunas: Adriana Bonorino
Tatiana Sobral

Características dos seres vivos: As Plantas
Conteúdo:
· Conhecendo as plantas
· O ambiente e as plantas
· As partes das plantas
· Utilizando as plantas
· Cultivando plantas
Objetivo:
· Reconhecer e classificar os diferentes tipos de plantas
· Entender o que é necessário para que uma planta se
desenvolva
· Utilidade das plantas em nossa vida
Recursos:
· Fotos
· Apresentações em PowerPoint
· Demonstrar os diferentes tipos de plantas, suas partes e sementes
· Cultivar um Jardim
· Experimentos *
· Visita ao Jardim Botânico
Estratégias:
· Em primeiro lugar fazer um “brainstorm” sobre o que os alunos sabem sobre as plantas em geral.
· Perguntar o que eles gostariam de aprender sobre plantas e partir deste ponto.
· Pedir aos pais que enviem sementes, terra, vasos, plantas para que se possa plantar as mesmas em uma jardineira, potes de iogurte ou até se houver espaço, um jardim externo.
· Demonstrar através de experimentos práticos fatos sobre plantas
· Pedir que os pais enviem para escola: cenouras,beterrabas,palmito,aspargos,alface,couve-flor,brócolis,feijões,milho e classificar partes das plantas como por exemplo: Qual destes alimentos são sementes? Raízes? Caule? Folhas? Flores? Relacionar que partes de uma planta comemos.
· Visitar ao fim da unidade um espaço em que se possa verificar os diferentes tipos de plantas em loco, como por exemplo, o Jardim Botânico
Avaliação:
· Fazer um pequeno livro sobre o passeio: Capa poderia conter uma foto tirada pelo aluno como sendo o ponto alto do passeio
Uma página onde o aluno desenharia o que mais gostou
Uma página onde poderia classificar os tipos de plantas como : aquáticas,terrestres e aéreas
Uma página onde este poderia fotografar as observações durante as seis semanas(1x por semana) sobre o crescimento de sua plantinha, descrevendo o que percebeu a cada momento,a professora pode atuar como escriba, uma vez que seus alunos ainda não escrevem
E finalmente uma página diferenciando seres vivos e não vivos e as características dos primeiros como, por exemplo: Respiração, excreção, movimento, reprodução, nutrição, sensibilidade e crescimento.

*Exemplo de Experimento:

Materiais Necessários:
· 2 pires ou 2 tampas de vidros grandes
· 2 chumaços de algodão
· alpiste
· água
· uma caixa de sapato com um furo,mais ou menos do tamanho de uma tampinha de refrigerante
Procedimentos:
· Abra os pedaços de algodão nos recipientes escolhidos(pires ou tampas). Molhe um pouco. Coloque o alpiste sobre eles. Umedeça o algodão todos os dias. O alpiste começará a brotar.
· Quando o alpiste tiver a altura de mais ou menos de 1 cm, cubra um dos recipientes com a caixa de sapato já com o furo.
· Uma vez por dia, molhe um pouco as plantinhas nos dois recipientes. O recipiente tampado com a caixa não deve ficar descoberto por muito tempo. Levante, observe, molhe e abaixe. Não altere a posição do buraco. A caixa deve ficar do mesmo jeito que foi colocada no primeiro dia, afim de que o buraco não saia do lugar.
· Após alguns dias você observará que as plantinhas que estavam fora da caixa cresceram retas e as que estavam dentro da caixa cresceram voltadas para o lado do buraco. Por quê?
“As plantas realizam movimentos à procura de luz e de ar.”

Nenhum comentário: