sexta-feira, 4 de julho de 2008

PROJETO INTERDISCIPLINAR

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
Graduação a Distância em Pedagogia
Ensino das Ciências Naturais
Grupo: CABO FRIO 40º
Integrantes: Eliana Helena dos Santos de Souza
Paula Duarte Vianna


Atividade 1: Já é noite no Brasil?

Material:
- globo e lanterna
- papel, lápis, tesoura e plasticina

A noite e o dia
Todos os dias, ao anoitecer, o Sol desaparece. De manhã ao amanhecer o Sol volta a brilhar. Por que anoitece? Será que quando anoitece em Portugal também anoitece na Rússia? E na Alemanha? E no Brasil?
Para perceber o que se passa e poder responder a estas perguntas vamos fazer uma experiência.
Precisaremos de um globo e de uma lanterna. Fazemos quatro bonequinhos de papel e prende, com um pouco de cola, um no Brasil, um em Portugal, um na Alemanha e outro na Rússia. Ligamos a lanterna em frente do globo e fechamos todas as janelas para a sala ficar escura. Imaginemos que a lanterna representa o Sol e o globo o planeta Terra. O planeta Terra está sempre a girar como um pião mas muito mais devagar do que este. Demora um dia a dar uma volta completa. Dizemos que a Terra tem um movimento de rotação. Podemos imitar este movimento pondo o globo rodando em torno do seu eixo.

Vamos agora perceber por que há noite e dia. Preparamos o globo de modo a iluminar o boneco que colocamos em Portugal. Quando Portugal está virado para o Sol, todo o país é iluminado tal como Portugal no globo quando está virado para a lanterna. Giramos agora lentamente o globo em direção à Rússia, quer dizer para Leste. O que acontece? Portugal vai deixando de estar virado para a lanterna e fica no escuro. É por isso que todos os dias fica noite. Portugal deixa de estar virado para o Sol porque a Terra gira. Mas, se continuarmos rodando o globo, Portugal volta a ficar iluminado. O Sol nasce novamente! Fica outra vez dia... E quando fica escuro em Portugal também estará escuro no Brasil? E na Rússia? E na Alemanha?

Para responder continuamos rodando o globo lentamente para Leste e observamos o que se passa. Quando começar a ficar dia para o menino que colocamos na Rússia estará dia ou noite em Portugal? E no Brasil? E quando amanhecer em Portugal, o que estarão a fazendo as meninas e os meninos na Rússia, no Brasil e na Alemanha?

Objetivos:
- Reconhecimento da forma da Terra e da sua representação no seu cotidiano (mapas, globo terrestre, fotos e vídeos).
- Relacionamento do movimento da Terra (rotação) com a passagem dos dias e noites.
- Reconhecimento dos movimentos da Terra (rotação, translação) e da sua influência nos ciclos da natureza (dias e noites/estações do ano) e no comportamento dos seres vivos.
- Percepção da existência de movimentos internos no planeta que resultam em fenômenos observados (direta e/ou indiretamente) no seu cotidiano

Atividade 2: PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado no Mato Grosso, na região Centro-Oeste do país.
A paisagem que predomina no parque é o cerrado. Entre as plantas que caracterizam a paisagem esta o Gravatá, o algodão – do cerrado e vários tipos de bromélias. Entre os animais, o veado-campeiro e o lobo-guará são alguns dos mamíferos que vivem no parque.
As belas paisagens da chapada dos Guimarães incluem ainda lagos, montanhas, cavernas e cachoeiras, entre elas a cachoeira Véu de noiva, a mais famosa.
Durante a visita ao parque, os turistas podem conhecer esses atrativos percorrendo trilhas previamente estabelecido. O parque Nacional da Chapada dos Guimarães é aberto à visitação do publico, desde que orientada por guias locais.
Imagine que você tenha sido convidado para ser uma espécie de diretor-mirim, do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Formule três regras de conduta, tendo como a conservação dos lugares visitados.

Atividade 3: Meio Ambiente – Os cinco sentidos: observando, percebendo, sentindo, distinguindo e utilizando.

Objetivo:
Despertar o aluno para a percepção crítica do meio em que vivem através do uso e desenvolvimento dos órgãos de sentidos, a fim de desenvolver o conceito de preservação/conservação, pois ele é responsável pelo meio que o cerca.

Material a ser utilizado:
- lápis de cor ou giz de cera;
- papel sulfite;
- caneta;
- lápis;
- borracha;
- revistas;
- cola;
- tesoura;
- cartolina.

Procedimento:

Pedir aos alunos para:

- observar;
- listar;
- desenhar;
- descrever;
- Comentar e representar os componentes do ambiente da sala de aula e do cenário visto através da janela;
- Pedir que eles identifiquem e comentem o que é original da natureza e o que foi transformado pelo homem nestes ambientes de forma a conduzi-los para uma percepção crítica da interferência humano sobre o meio ambiente;
- Pedir aos alunos que observem as cores da natureza e utilizar os lápis de cores como modelos das cores que o homem extrai da natureza;
- Pedir para que eles comparem um ambiente bonito e um degradado, desenhando estes ambientes ou fazendo colagens em cartolinas (ex: jardim cuidado e um degradado, o prédio da escola, as casas ao redor da escola);

Olfato
Objetivo: utilizar o sentido do olfato para identificar os odores ao seu redor (agradáveis, desagradáveis, conhecidos, estranhos, suaves, fortes, naturais, artificiais)

Procedimentos:
Pedir aos alunos para registrarem numa folha e identificarem os diversos tipos de odores encontrados na escola, em casa, no bairro, nos jardins.
Conduzir a uma comparação sobre os odores encontrados na atmosfera da cidade, do campo, do mar, da mata, do rio.

Paladar:
Objetivo: utilizar o paladar para diferenciar os sabores.
Procedimentos:
Pedir que os alunos listem os alimentos que ingerem diariamente.
Fazer uma comparação entre o sabor dos alimentos ‘naturais’ e os ‘artificiais’, dissertando criticamente sobre os sabores artificiais e os prejuízos que trazem ao nosso organismo.

Audição
Objetivo: captar e diferenciar os vários tipos de sons que existem ao nosso redor.
Procedimentos
Dirigir a atenção dos alunos para os sons que estão sendo ouvidos no momento e para os sons do dia-a-dia.
Os alunos deverão então identificar no papel ou oralmente, os ruídos que estão ocorrendo no momento; como sons de animais, instrumentos musicais, motores, pancadas, etc. e diferenciar quais os sons que são agradáveis e quais são desagradáveis de se ouvir.

Tato
Objetivo: utilizar o tato para sentir as diferentes características dos objetos e seres: limpo-sujo, áspero-liso, duro-mole, quente-frio, etc.
Procedimentos
Encarregar cada grupo de alunos com atividades habituais de limpeza, passando a idéia de que cabem a todos responsabilidade de cuidar de seu espaço escolar, de sua casa, ruas, parques, jardins, etc.)

Avaliação da atividade
Criatividade
Criticidade
Participação
Desempenho
Interação
Auto-avaliação

Objetivos
·Percebe o corpo como constituído por partes com funções diversas.
Identifica as partes do corpo
Utiliza o corpo como forma de expressão de sentimentos, desejos e idéias.

Atividade 4: Será que o ovo flutua?

Material
- ovo fresco
- copo com água
- três mãos cheias de sal
- colher

Água salgada
Se já sabe nadar na piscina, será que já tentou nadar no mar? Tente boiar numa piscina e no mar. O que é mais fácil? Sim, no mar é muito mais fácil boiar! Sinta que a água te empurra para cima!
Para perceber porque é assim faça a seguinte experiência. Coloque um ovo num copo com água. O que acontece ao ovo? Ele afunda! Tire o ovo e adicione três mãos cheias de sal à água. Mexa bem com uma colher até o sal dissolver. Torne a colocar o ovo dentro do copo. E agora, o que observa?

O ovo flutua na água!
A água salgada tem esta propriedade: alguns objetos que não flutuam na água doce flutuam na água salgada, desde que se junte sal suficiente. Experimente repetir a mesma experiência com uma batata! Consegue colocar a batata para flutuar? Em Israel, há um mar, chamado Mar Morto, onde é bastante fácil nadar. Porque será?

Objetivos:
- Reconhecer algumas propriedades gerais da matéria através da observação de acontecimentos cotidianos.
- Experimentar os conceitos de inércia, massa e gravitação no seu cotidiano.
- Identificar a variedade de materiais que existem ao seu redor.
- Reconhecer a utilização dos materiais (equipamentos, utensílios e ferramentas) de acordo com as suas características.
- Identificar alguns métodos de separação de materiais e sua utilidade para os seres humanos.
- Reconhecer, através de observações diretas e/ou indiretas, que a matéria pode sofrer transformações.

Atividade 5: Como se faz um vulcão?

Material:
placa de madeira, lata pequena cilíndrica e barro
pedras, paus, folhas secas e areia
vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sódio

Um vulcão em erupção
Certamente você já sabe o que é um vulcão. E até já deve ter visto o fogo a sair da boca de um vulcão num livro ou na televisão. Dizemos que um vulcão está em erupção quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava, um líquido espesso e muito quente que, ao arrefecer, se transforma nas rochas que cobrem o vulcão. À medida que estas rochas se acumulam, o vulcão fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera. Mas também há vulcões estão ``adormecidos'', isto é, não estão em erupção.
No interior da Terra as rochas estão líquidas e muito quentes. Estes líquidos fazem uma grande força sobre a superfície. Sempre que encontram um buraco saem. Assim aparecem os vulcões. Por vezes a lava sai com tanta força que parte é atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulcão.
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce.

Material: uma lata, barro, uma placa de madeira, vinagre tinto e bicarbonato de sódio; podes usar pedras, paus e folhas do quintal para enfeitares o vulcão.
Comece por colocar a lata virada para cima no centro da placa de madeira. Aplique barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas deixa a abertura destapada. Enfeite a encosta do teu vulcão com as pedras, paus e folhas, que apanhaste no quintal. Deixe secar durante vários dias. Não o coloque ao Sol senão pode estalar! Quando estiver seco está pronto...

Vamos agora ver como funciona o vulcão. Coloque lá dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-lhe umas gotas de corante vermelho. Junte bicarbonato de sódio.

O que observa? Não acha que o teu modelo parece mesmo um vulcão verdadeiro? Como saiu a lava? Saiu por todos os lados ou escolheu um certo caminho?

Vai colocando mais vinagre e mais bicarbonato de sódio... se quiseres que o teu vulcão esteja em erupção. Quando junta o bicarbonato de sódio ao vinagre liberta-se um gás que sai da lata arrastando consigo o vinagre, tal qual numa erupção. Viva! O vulcão entrou em erupção!


Objetivos
- Reconhecimento que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais.
- Percepção de algumas propriedades gerais da matéria através das suas experiências cotidianas

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