quarta-feira, 2 de julho de 2008

Experiências!!!

EXPERIÊNCIA Nº 1 – O ar existe?


Recursos: Recipiente com água e um copo.

Objetivo: Constatar através da observação que o ar ocupa espaço e conseqüentemente, sua existência.

Procedimentos: Mergulhe o copo verticalmente de boca para baixo, na água, de uma bacia.

Poderemos verificar que o copo não se enche completamente porque o ar se opõe à entrada da água. Este mesmo copo mergulhado na água quando um pouco inclinado, deixa sair pequenas bolhas que desaparecem na superfície da água.

Conteúdos que poderão ser trabalhados:

· O ar – características, composição.
· Poluição do ar – perigos para a saúde dos seres humanos.
· Importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos.



EXPERIÊNCIA Nº 2 - Purificação da água

Recursos: 2 (dois) copos, água, açúcar e um pouco de barro.

Objetivo: Constatar que através de um processo simples de decantação é possível separar os componentes de uma mistura.

Procedimentos: Dois copos. No nº 1, coloque água barrenta e no copo nº 2, uma solução de água com açúcar. Mantenha essas misturas em repouso por um dia.

Após esse tempo observar que no copo nº 1, a água barrenta apresenta-se mais transparente enquanto se forma um depósito no fundo dele. No copo nº 2, a água continua adocicada. Não muda de gosto e nem de aspecto.

Conclusão: deixar a água barrenta em repouso para que se depositem as impurezas é realizar a Decantação.

Conteúdos que poderão ser trabalhados:

· Água – composição e características.
· Importância da água na vida dos seres vivos.
· Poluição da água.
· Potabilidade da água.



EXPERIÊNCIA Nº 3 - O ar tem peso

Recursos: Dois balões de gás e uma balança.

Objetivo: Constatar através da observação que o ar tem peso.

Procedimentos: Equilibre as bolas de soprar numa balança, em seguida, retire uma das bolas da balança e enche-a. Coloque a bola cheia na balança. Observando, podemos concluir que a bola cheia de ar fez com que a balança tombasse para seu lado. Com isso podemos constatar outra propriedade do ar: Ele tem peso.

Conteúdos que poderão ser trabalhados:

· Ar – Composição, propriedades e características.
· A importância do ar para o Planeta e os seres vivos.
· Poluição do ar – perigos para a saúde dos seres humanos, doenças respiratórias.


EXPERIÊNCIA Nº 4 - Óleo usado pode virar sabão

Recursos: 5 litros de óleo comestível usado, 2 litros de água, 200 ml de amaciante de roupas, 1 Kg de soda cáustica em escama.

Objetivo: Reciclar óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão, diminuindo a produção de lixo e reaproveitando ao máximo o produto antes de descartá-lo.

Procedimentos:

1) Coloque a água - na temperatura ambiente - em um balde de plástico.

2) Adicione, com cuidado, a soda cáustica. Mexa para auxiliar na dissolução, com um instrumento de plástico (um cano de PVC, por exemplo).

3) Adicione o óleo levemente aquecido (50°C aproximadamente) e mexa por 40-50 minutos. Está ocorrendo uma reação química de saponificação.

4) Adicione o amaciante. Mexa novamente.

5) Mexa até formar uma mistura homogênea.

6) Jogue a mistura em uma fôrma plástica ou em caixas de leite vazias e espere secar.

7) Corte o sabão em barras.

Conteúdos que poderão ser trabalhados:

· Reciclagem
· Noção de sustentatibilidade do planeta
· Reaproveitamento do lixo
· Preservação do meio ambiente

EXPERIÊNCIA Nº 5

Conteúdo: O ar.

Recursos: Recipiente (bacia) com água, um copo e um pedaço de papel amassado no fundo do copo.

Objetivo: Constatar através da observação que o ar ocupa espaço.

Procedimentos: Amasse o papel e coloque no fundo do copo. Mergulhe o copo verticalmente de boca para baixo, na água, de uma bacia.

Levante o copo e retire o papel. Poderemos verificar que o papel não se molhou, pois o oxigênio que estava no copo não deixou que o papel se molhasse.


Conteúdos que poderão ser trabalhados:

· Ar- composição, características e utilidades.
· Oxigênio – características e utilidades.
· Importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos.

Nenhum comentário: