terça-feira, 1 de julho de 2008

Experiências - Ciências

Grupo Sonho

Integrantes do Grupo:

Bárbara Leal
Bianca Cristina Araujo de Almeida
Carlos Victor de Oliveira
Marcos Lins
Sonia Maria Andrade Gomes
Valeria Nunes dos Santos



1ª experiência: ELETRICIDADE ESTÁTICA

MATERIAL:
1. Uma bexiga
2. Um cachecol de lã

COMO FAZER:
1. Encha a bexiga. Quando estiver cheia dê um nó no bico.
2. Esfregue a bexiga no cachecol.




O QUE ACONTECE:
A bexiga gruda em todos os lugares: na parede, no cabelo, no rosto...

Conclusão:
Essa esfregação toda cria uma carga de eletricidade na bexiga, a eletricidade estática. Ela faz com que a bexiga grude em todos os lugares.

Conteúdo a ser explorado: Eletricidade

A Eletricidade Estática em Temas Diversos
Nós não podemos vê-la, mas ela existe, ele está por toda a parte e danifica os componentes eletrônicos, e é justamente por isso que os fabricantes colocam etiquetas em seus produtos com alertas que advertem sobre os cuidados a serem tomados no manuseio do produto.

2ª Experiência: ELETROÍMÃ

MATERIAL:
1. Um prego grande
2. Uma pilha de 9 volts
3. Fio de cobre esmaltado
4. Palha de aço
5. Clipe

COMO FAZER:
1. Amarre o fio na ponta do prego e dê cem voltas em torno dele.
2. Raspe as extremidades do fio de cobre, com a palha de aço.
3. Ligue as pontas do fio nos terminais da pilha.
4. Enconste a ponta do prego no clipe e levante a pilha sem deixar o fio escapar.

O QUE ACONTECE:
Um prego atrai o clipe como um imã.

Conclusão:
Porque a pilha fornece energia para que haja uma corrente elétrica passando pelo fio. Isto faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã, por isso acba atraindo o clipe. Na verdade criamos um eletroímã, porque o magnetismo dele é produzido pela corrente elétrica.


Conteúdo a ser explorado: Eletricidade


Eletroímã é um dispositivo que utiliza a eletricidade para gerar um campo magnético. Possui funcionamento muito similar aos ímãs permanentes.
Sua construção faz uso de um condutor elétrico, normalmente um fio ou barramento de cobre com exterior eletricamente isolado, o qual é moldado em forma espiral de modo a formar um enrolamento chamado de bobina, no centro desta bobina normalmente é utilizado um núcleo de material ferromagnético, podendo ser de ferro, aço, níquel ou cobalto.Eletroímãs são utilizados em indústrias, veículos automotores, monitores de computadores, dentre outras aplicações


3ª Experiência: A LUZ TEM COR

MATERIAL:
1. Uma folha de papel em branco
2. Um copo com água
3. Uma lanterna

COMO FAZER:
1. Coloque o papel em frente ao copo com água
2. Coloque a lanterna ao lado do copo e acenda

O QUE ACONTECE:
Aparece um arco-íris refletido no papel.


Conclusão:

Porque o copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.

Conteúdo a ser explorado: Refração da luz


A luz normal, também chamada de luz branca, assim como a cor branca, é a formada por componentes de luz de todas as cores. Só podemos perceber que cada objeto tem sua cor porque quando luz branca incide sobre ele, este reflete a cor que o pigmento consegue emitir. Quando a luz branca sofre refração, cada cor que a compõe é refratada com um ângulo diferente. Isto se deve a cada cor ter um índice de refração diferente, o que justifica cada cor ser refratada com um ângulo.

4ª Experiência: CONSTRUÍNDO UM FILTRO

MATERIAL:
1. Uma garrafa de plástico de dois litros
2. Algodão
3. Areia
4. Pedras pequenas
5. Tesoura sem ponta
6. Um copo com água suja

COMO FAZER:
1. Corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio.
2. Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras.
3. Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil.
4. Jogue a água suja.

O QUE ACONTECE:
A água fica menos suja.


Conclusão:
Quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e, por último, pelo algodão, ela é filtrada, fica menos suja.

Conteúdo a ser explorado: Água –Estações de tratamento

Demonstrar como funciona uma estação de tratamento da água. Observar as etapas que a água passa até se tornar própria para consumo.


5ª Experiência: LENTE DE AUMENTO FEITA DE ÁGUA

Material:
1. Um pote de iogurte

2. Trecos (moedas, botões, tampa de caneta)

3. Filme plástico de cozinha

4. Água

5. Elástico.


COMO FAZER:

1. Coloque os objetos (trecos) no pote.

2. Tape o pote com o filme, deixando-o meio frouxo.

3. Prenda o filme com elástico.

4. Afunde o centro do filme com a mão sem deixar furar, e encha de água.

O QUE ACONTECE:

Dá pra ver as imagens aumentadas dos objetos.


Conclusão:

Isso contece porque quando a água fica numa superfície curva, como foi feito com o filme plástico, ela desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento e faz com que se veja a imagem do que está do outro lado aumentado. As lentes de aumento também têm uma superfície curva semelhante, e é o desvio dos raios de luz que forma uma imagem maior.



Conteúdo a ser explorado: Luz /água

A água com o a luz produz efeitos que se assemelham com uma lente de aumento.






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