quinta-feira, 3 de julho de 2008

EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Grupo: Recomeço em Nova Fase
Integrantes do Grupo:
Alexandra Coelho Sorrentino
Marcia Cristina Lauria de Moraes Monteiro
Marly Carvalho Mattoso
Neuza Pereira Dias
Paulo Célio dos Santos



Projeto Interdisciplinar

Exemplos de 5 atividades de ciências para serem aplicadas no ensino básico e /ou fundamental. Idéias baseada nos PCNs e no caderno de Estudos do mestre Celso Sánchez.
Com preferência a experiências simples que possam ser reproduzidas facilmente por professores e pessoas que possam estar visitando nosso blog!
No final de cada experiência você encontrará dicas de conteúdos que podem ser explorados pelo professor.


1. TEMA: LIXO

OBJETIVOS:
Relacionar os diferentes materiais destinados ao lixo, ao tipo de atividade econômica que originou os mesmos e as necessidades do homem moderno.
Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida atual e o de épocas passadas, a partir dos padrões de consumo.
Levantar conseqüências para o meio ambiente que surgem do modo de vida urbano-industrial adotados por grandes partes das sociedades contemporâneas.

DESENVOLVIMENTO:
Pedir que cada aluno pesquise em sua casa os diferentes materiais que comumente vão para o lixo.
Solicitar uma listagem relacionando estes materiais às necessidades da família por elas atendidas e ao modo como foram produzidos, montando um quadro como por exemplo:

LIXO
PRODUÇÃO
NECESSIDADES QUE GEROU O CONSUMO
Cascas de legumes

Agricultura
Alimentação
Tubo de pasta de dente

Indústria
Higiene Pessoal
Embalagem de papel para brinquedo

Indústria
Lazer

Ø Comparar com os alunos os quadros elaborados por eles. Procurar estimular os alunos a realizarem observações tais como:

§ Os hábitos alimentares de cada família, os tipos de lixo produzido, o desperdício e o reaproveitamento de materiais, as diferentes necessidades de consumo e produtos consumidos.

Essas observações podem remeter a importantes questões ligadas ao cotidiano como:

§ Conseqüência de um hábito alimentar inadequado, formas de reaproveitamento de lixo, problemas provocados pelo lixo sem tratamento adequado, impactos sobre o meio ambiente surgidos das necessidades de consumo, os diferentes tipos de lixo e o tratamento mais adequado (lixo domiciliar, hospitalar, industrial, radioativo...).

AVALIAÇÃO:
As atividades propostas buscam associar as necessidades de consumo geradas pela nossa sociedade urbano-industrial ao lixo produzido, um dos maiores problemas ambientais a serem enfrentados nas formações sociais contemporâneas. Ao elaborar quadros relacionando necessidades familiares aos produtos destinados ao lixo, o aluno vai sendo remetido a questões ligadas ao impacto deste sobre o meio ambiente.
Reaproveitar materiais comumente destinados ao lixo, estimula a criatividade dos alunos.

Um professor com base nessas sugestões deve criar outras atividades que estejam mais adequadas a sua realidade e de seus alunos e também poderão trabalhar de forma interdisciplinar com atividades de português como: Desenvolvimento da escrita e da linguagem escrita, a produção e a reflexão textual.


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

§ Necessidades básicas do organismo;
§ Alimentos como fonte de energia;
§ Hábitos alimentares;
§ Destino final do lixo orgânico e inorgânico;
§ Equilíbrio ecológico.


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2. ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL.

TEMA : ORGÃOS DOS SENTIDOS


Este tema trata de como o ser humano percebe o ambiente, identificando os órgãos dos sentidos e as sensações.

OBJETIVOS:
- Despertar para uma percepção crítica da interferência do homem sobre o meio ambiente
- Observar, listar, comentar e desenhar os componentes da sala de aula e do panorama visto da janela, identificando o que é próprio da natureza e o que foi modificado pelo homem;
- Observar, sentir e registrar os diferentes tipos de odores encontrados.
- Distinguir diferentes sabores: naturais: frutas, legumes, sucos.
- Diferenciar vários tipos de sons captados em sua volta.
- Sentir diferentes características dos objetos e seres.

DESENVOLVIMENTO:

- Estimule os alunos a levantar suposições sobre as diferentes formas com as quais os seres humanos se relacionam com o ambiente. Após observação, perceberão as diferenças e modificações feita pelo homem através da visão.

- Coloque em diferentes potes para os alunos cheirarem de olhos fechados, um tipo de perfume, acetona, vinagre, pó de café, talco.Posteriormente, eles identificarão os conhecidos, estranhos, fortes e suaves.

- Pegue diferentes tipos de alimentos e bebidas (artificiais, refrigerantes, chicletes, enlatados) para os alunos consumirem de olhos fechados. Após degustação, os alunos identificarão através do paladar.

- Coloque diferentes ritmos de músicas, barulhos variados (sirene, bater palmas, assoviar,etc) para o aluno de olhos fechados. Depois faça perguntas que o aluno e com os olhos vendados os alunos dirão o que estão ouvindo: ruídos comuns, voz dos colegas, instrumentos musicais, sons de animais, sons desagradáveis, motores, explosões, voz alta, música com volume alto, identificando os vários tipos de sons captados em sua volta.
- Dispor objetos e seres diferenciados para o aluno, sentir diferentes características dos mesmos. Com os olhos vendados dizer o que está sentindo: se o objeto é áspero, duro, liso, mole, quente ou frio.

AVALIAÇÃO:
Estas experiências são enriquecedoras, pois aguçam os sentidos dos alunos para este despertar do meio em que ele vive, sendo estimulado a observar o que pertence a natureza e o que está sendo modificado e construído pelo homem.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
Visão
Olfato
Paladar
Audição
Tato.



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3. TEMA: O CORPO HUMANO






OBJETIVO:


Levar o aluno a uma maior compreensão da estrutura funcional do corpo humano no que diz respeito às trocas gasosas com o ambiente externo, como também, nas trocas internas no que diz respeito à circulação sanguinea.



RECURSOS:


Livro didático, quadro de giz, balões de festa, uma garrafa pet de 600 ml, um tubo de caneta esferográfica, uma tesoura, massa de modelar, barbante, fita adesiva, professor/alunos.



DESENVOLVIMENTO:
Realização da simulação corporal através do modelo do tórax:
1) corte a garrafa plástica ( será usada a parte de cima ).
2) amarre firmemente um dos balões em uma das pontas da caneta com um pedaço de barbante . Dê algumas voltas no barbante antes de dar o nó, para que ele fique bem preso e não escape o ar e reforce com fita adesiva a fedação.
3) encha a boca da garrafa com a massinha de modelar, até fecha bem. Passe a ponta do tubo da caneta pela massinha.
4) retire o excesso, para deixar a ponta do tubo livre para a passagem do ar. Se a caneta tiver um pequeno furo, vede-o também com massinha.
5) amarre o "pescoço" do segundo balão e corte-o ao meio.
6) adapte esse balão ao fundo cortado da garrafa. Se necessário, use barbante, cola e fita adesiva para prender bem.
7) quando estiver tudo pronto, puxe o balão preso na garrafa para baixo e deixe-o voltar ao normal várias vezes, observando o que aconteceu.



AVALIAÇÃO:
a)O que aconteceu ao balão do interior da garrafa quando você puxou o balão de baixo?
O balão do interior se encheu de ar.
b) O que aconteceu com o balão de dentro quando o balão de baixo voltou ao normal?
O balão de dentro esvazio-se.
c) Este é um modelo de tórax. No modelo, o que estaria representando o pulmão? E as costelas? E o diafragma?
Pulmão... o balão de dentro;
Costelas... a garrafa;
Diafragma... o balão de fora.



CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
O corpo humano, Equilíbrio do corpo, órgãos do aparelho respiratório, funções do aparelho respiratório, o oxigênio, a poluição ambiental, doenças do aparelho respiratório, a importância da atividade física para respiração, inspiração e expiração.



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4. TEMA: ESTADOS FÍSICOS.


OBJETIVOS:
- Observar a transformação dos estados físicos da matéria;
- Verificar como a temperatura influi nesse processo.

RECURSOS:
Termômetro comum, água, cartolina, caneta de ponta grossa, gelatina de vários sabores (cada um rende cerca de 10 porções), tigelas transparentes, colheres, jarras plásticas, copos descartáveis, geladeira e aquecedor portátil.

DESENVOLVIMENTO:
- Comece pedindo à classe exemplos dos estados físicos da matéria. Que coisas do dia-a-dia são liquidas? E sólidas? Pergunte sobre o estado da gelatina, aproveitando para saber quem gosta dessa sobremessa e quem sabe como se faz. Escreva a receita em uma cartolina e tire copias para facilitar a leitura passo a passo junto com os alunos.
- Divida a turma em grupo de cinco, cada um com uma tigela plástica transparente, uma colher, uma jarra com água fria e copos. É hora de analisar os ingredientes da gelatina. Qual é o estado da água fria? E do pó? Permita que as crianças o provem e opinem sobre o gosto.
- Para demonstrar o estado gasoso, coloque a água em uma tigela transparente e peças que os alunos usem o termômetro para medir a temperatura. Ponha um aquecedor portátil no recipiente e deixe o termômetro dentro da água para mostrar a coluna vermelha subindo. Anote a medida. Possibilite que cada aluno sinta as gotículas de vapor na mão. Estimule o processo em desenhos.
-Adcione água quente à tigela de cada grupo na proporção da receita. O que aconteceu com o pó? Estimule as crianças a terminarem a gelatina sozinhas, seguindo as orientações. Quando acrescentarem a água fria, aproveite para explicar que ela acelera a transformação do liquido em sólido. Concluído o passo-a-passo, peça que tirem a temperatura novamente e marque o valor. Deixe-os encher os copinhos e levá-los à geladeira.
- Termine a experiência com um banquete da sobremesa. Deixe uma gelatina fora da geladeira para que os alunos observem a volta ao estado liquido. Incentive para que cada aluno faça um registro para documentar todo o processo.

AVALIAÇÃO:
Use as falas colhidas nas experiências e os registros para analisar o que as crianças aprenderam. Verifique especialmente se compreenderam que as mudanças de estado podem ocorrer em vários sentidos –por exemplo, do sólido para o liquido e vice-versa.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
-Estados da água, calor da água, organização de tempo, noção de quantidade, do concreto ao abstrato, associação, paladar, leitura e escrita da receita.
Estados físicos da água.
A importância da água.
O ciclo da água.
Tipos de matéria e seus estados na natureza.






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5. Tema: ÁGUA COMO FONTE DE ENERGIA




OBJETIVOS:



.Identificar a importância da água para o planeta;.Reconhecer como os seres vivos dependem da água;.Aprender como reaproveitar água para outras finalidades;.Identificar a água de qualidade para o consumo tanto na alimentação como para beber.

RECURSOS:
Panela, tampa da panela, água fervendo, água fria, sal, lâmpada de 9 volts, bocal,duas vasilhas, dois fios.

DESENVOLVIMENTO:



Uma panela com água fervendo tampada.
Dispor duas vasilhas : uma para eles colocar água comum e a outra a água retida na tampa da panela, posteriormente salgasse a vasilha que estava com água e recolhe-se a água da tampa da panela que fervia e a colocou na outra vasilha.
Ressalta-se que a água fervida e retida na tampa é denominada de destilada, pois não tem sais, pois estes haviam evaporado.
Mostra-se então um pequeno dispositivo que trouxe. Este era formado por uma lâmpada de 9volts, presa a um pequeno bocal e deste sai dois fios. As pontas dos fios estavam desencapadas.
Mergulha-se as pontinhas dos fios na água destilada e nada aconteceu. Depois faz-se o mesmo com a água salgada e então a lâmpada acende.

AVALIAÇÃO:
A lâmpada acende devido a diferença de sais da água contida em cada vasilha.Logo, não é necessariamente a água apenas que fornece energia, mas os sais minerais que estão nela.




CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:



-Geração de energia pelas hidroelétricas;.condução de energia;
-Transformações de energia;
-Interferências do ser humano no ambiente e suas conseqüências;



-Importância dos sais minerais para os seres vivos,a saúde e para outros fins;



-Evaporação.



-estados da água na natureza,
-A importância da água para o planeta;



-Como reaproveitar a água que usamos para lavar roupa, por exemplo, para outas finalidades;



-Maneiras seguras de obter água de qualidade para o consumo na alimentação e para beber.

FIM

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