sexta-feira, 4 de julho de 2008

Grupo Evolução

Uma atividade interessante para podermos trabalhar com o 5° ano do Ensino Básico.

· Em primeiro lugar devemos trabalhar oralmente as questões propostas para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e ao mesmo tempo despertar neles a curiosidade pelo tema em questão.

· Levar uma tangerina para a sala de aula e comparar a sua casca à espessura da crosta terrestre.

· Propor aos alunos a construção de uma maquete das camadas da terra. Para isso, peça para que levem argila e isopor.

· Sugerir um debate em sala de aula a respeito da camada de ozônio, como protegê-la e como colaborar para a redução de produtos que lhe causam prejuízos.

Conteúdo Programático
Como é a terra por dentro e por fora.

Conteúdos Conceituais
.Identificar a constituição interna do planeta

Conteúdos Atitudinais
.Valorizar o conhecimento e respeitar as diferenças de opinião
Estimular a capacidade investigativa.

É muito importante para o aluno conseguir visualizar o que está sendo ensinado para poder assimilar o conteúdo. O fato de fazer uma comparação com uma tangerina e em seguida montar a maquete facilita o educando no processo de aprendizagem. E o debate em que o professor coloca questões como a camada de ozônio, conscientiza estes de que também fazem parte desta destruição, e que podem colaborar para proteger. Estimula a pensar no meio ambiente, e fazem com que haja uma reflexão e crítica.

A segunda atividade está voltada para o 4° ano do Ensino Básico:

Tipos de solo
.Propor um trabalho de produção de solo humífero a partir de um solo seco e infértil. Sugira a coleta de uma amostra de solo e sua divisão em duas partes: uma receberá os nutrientes para o plantio e a outra não. Para isso será necessária a aquisição de húmus, que deverá ser misturado em uma das amostras para que o solo fique rico em nutrientes.Depois, propor que plantem ao mesmo tempo algumas sementes de germinação rápida nas duas amostras para verificar como o húmus é vital para o desenvolvimento das plantas.

Permeabilidade dos solos
.Montar um minhocário usando terra fértil, um aquário pequeno, sacos de lixo (pretos) e minhocas. Revestir as paredes do aquário com o plástico preto,colocar a terra e as minhocas no aquário e deixá-las escavar.Depois de duas semanas,retirar o plástico para que os alunos vejam os canais formados.Peça-lhes que pesquisem por que as minhocas são importantes para o solo.

· Conteúdo Programático
Tipos de solo
Permeabilidades dos solos.

· Conteúdo Conceitual
Identificar tipos de solo.
Identificar cuidados com o solo.

· Conteúdos Procedimentais
Extrair informações apartir de observações.
.Identificar o fenômeno da permeabilidade do solo.

· Conteúdos Atitudinais
Valorizar o uso racional do solo como forma de preservar esse recurso.

Esta atividade estimula a percepção do aluno em pelo fato de estar relacionando os tipos de solo e sobre a os canais de ar que as minhocas formam e desperta a curiosidade para a pesquisa e busca por conhecimento. Além do fato de alertar para a utilização do solo de forma racional, para evitar que fique improdutivo.

A terceira atividade está voltada para o 4° ano do Ensino Básico.

Produzindo alimento
· Colocar folhas picadas de uma planta verde em um copo com álcool. Depois de algum tempo,pedir que os alunos observem a cor do álcool e escrevam o que aconteceu.A coloração da solução é justificada pela retirada da clorofila da folha pelo álcool. A clorofila é o pigmento responsável pela produção da glicose no vegetal.

· Solicitar que pesquisem e montem com recorte e colagem uma paisagem onde haja alguns animais se alimentando da seiva dos vegetais.

· Pedir que tragam pedaços de cana-de-açúcar para que percebam que o sabor adocicado no interior do caule deve-se à presença da seiva elaborada.

-Conteúdo programático
.Produzindo alimento.

-Conteúdo Conceitual
.Reconhecer como os vegetais produzem o próprio alimento.

-Conteúdo procedimental. Realizar observações e estabelecer relações entre os fenômenos que ocorrem nos vegetais.

-Conteúdos Atitudinais
.Respeitar e valorizar os vegetais.
.Ter atitudes de preservação e de cuidado com as plantas.

Nesta atividade o primeiro experimento mostra a clorofila existente na folha e através desse tópico é possível trabalhar sobre a fotossíntese, estimular uma pesquisa associada a um experimento é sempre um incentivo para que os alunos busquem por conhecimento e encontre prazer e respostas na leitura. Outro ponto importante é através da cana de açúcar estes consigam entender e visualizar a seiva.

A quarta atividade está voltada para 4° ano do ensino Básico.

Vulcão

Material utilizado:
Placa de madeira, lata pequena cilíndrica e barro
pedras, paus, folhas secas e areia
vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sódio

Um vulcão está em erupção quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava, um líquido espesso e muito quente que, ao arrefecer, se transforma nas rochas que cobrem o vulcão. À medida que estas rochas se acumulam, o vulcão fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera. Mas também há vulcões estão adormecidos'', isto é, não estão em erupção. No interior da Terra as rochas estão líquidas e muito quentes. Estes líquidos fazem uma grande força sobre a superfície. Sempre que encontram um buraco saem. Assim aparecem os vulcões. Por vezes a lava sai com tanta força que parte é atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulcão.
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce. Precisa de uma lata, barro, uma placa de madeira, vinagre tinto e bicarbonato de sódio. Pode usar pedras, paus e folhas do quintal para enfeitar o vulcão.
Começa por colocar a lata virada para cima no centro da placa de madeira. Aplica barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas deixa a abertura destapada. Enfeita a encosta do teu vulcão com as pedras, paus e folhas, que apanhaste no quintal. Deixa secar durante vários dias. Não o ponha ao Sol senão pode estalar! Quando estiver seco está pronto...


Vamos agora ver como funciona o vulcão. Deita lá dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-lhe umas gotas de corante vermelho. Junta bicarbonato de sódio. Vai deitando mais vinagre e mais bicarbonato de sódio... Se quiser que o vulcão esteja em erupção. Quando juntar o bicarbonato de sódio ao vinagre liberta-se um gás que sai da lata arrastando consigo o vinagre, tal qual numa erupção.


Através desta atividade o aluno poderá compreender como funciona o vulcão. Perceber como a larva escorre. Montar e fazer perguntas sobre o que houver dúvidas. ?Entender como ocorre a erupção , e o porque ela ocorre.

A Quinta atividade está voltada para o 3°ano do ensino Básico.

Material utilizado:
Vela
Copo
Fósforo

Primeiro acenda a vela com o fósforo, logo em seguida coloque o copo com a boca para baixo em cima da vela. A vela irá apagar.

O Conteudo é combustão.

Com essa atividade as crianças poderão perceber que o oxigênio é fundamental para a queima. Como ocorre a combustão, e o que é necessário para que ela ocorra.

Projeto Interdisciplinar de Pedagogia

Disciplina: Ciências Naturais

Grupo Evolução

Componentes:

Karine Telheiro

Patricia Vivas

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