sexta-feira, 4 de julho de 2008

Práticas pedagógicas - grupo Pedagogia

Sexta-feira, 4 de Julho de 2008

Atividades ciências
Reciclagem

Objetivos
- O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta.
- Mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um mundo melhor.
- Provar que o uso dos “três erres” é vital para um planejamento sustentável.
Conteúdos :
- Ambiente- Educação Ambiental
- Reciclagem
Ano 2º e 3º anos
Tempo estimado:Para obter o produto final :três meses.
Para usar o produto final :o ano inteiro e se possível a vida inteira.
Materiais necessários :
- Vídeos, reportagens, livros e pesquisas na Internet. Tudo que possa ajudar a mostrar o que é reciclagem aos alunos.
- Cinco baldes ou recipientes de boca larga.
- Tintas e papéis diversos nas cores: azul para papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e marrom para matéria orgânica.
- Cola, tesoura e pincéis.- Sacos de lixo.
- Etiquetas com o nome de cada material a ser reciclado (Papel, Vidro, Metal, Plástico e Matéria orgânica).
- Máquina fotográfica.
Desenvolvimento das atividades :
Primeira etapa
O professor fará uma proposta para a sala. Vamos reciclar? Neste momento observe a reação de todos. Deixe que perguntem o que quiserem. Este primeiro momento servirá para o professor avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas etapas.
Segunda etapa
Existem muitos materiais disponíveis sobre reciclagem. Escolha a forma de apresentá-los aos alunos. Passe um vídeo, conte uma história, leia um livro. Veja o que melhor se adapta a sua turma. Priorize fixar: o que significam os “três erres”, os materiais que podem ser reciclados e os que não podem, as cores usadas nos postos de coleta de materiais reciclados e as curiosidades sobre reciclagem.
Terceira etapa
Reveja os conceitos do que pode e do que não pode ser reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente e quanto tempo na natureza os materiais a serem reciclados demorariam a se deteriorar. Esta revisão será importante para ajudar na próxima etapa do projeto.
Quarta etapa
Leve para sala de aula os cinco recipientes de boca larga, tintas, papéis diversos nas cores que serão usadas, cola, tesoura e pincéis. Divida a sala em cinco grupos e sorteie qual será o recipiente a ser elaborado. Distribua os materiais para que possam confeccionar as bases de coleta para materiais recicláveis.
Quinta etapa
O professor deve solicitar que juntos escolham em qual local da sala ficará a base para coleta dos materiais recicláveis. Solicite que os alunos tragam de casa para próxima aula, materiais para serem colocados no posto de coleta. Sexta etapaAlunos e seus materiais apostos. Vamos eternizar este momento para posteridade. O professor deve fotografar cada aluno ou um grupo depositando os materiais nos respectivos recipientes. Este momento deve ser comentado como sendo o primeiro do resto da vida deles. É a hora mais importante na conscientização deste trabalho. Tire uma foto da turma toda junto à base de coleta e pendure em algum lugar na sala.
Atividades Complementares
Este trabalho pode ser realizado todos os anos pelo professor com turmas diferentes. O projeto pode ser ampliado para um posto de coleta para escola. Neste caso a participação da coordenação será muito importante. Um trabalho em conjunto com o professor de artes pode ser feito na confecção dos recipientes. Ele pode dar dicas ou até mesmo ajudar os alunos nesta tarefa.O professor pode estender o assunto, fazendo uma visita a um posto de triagem de materiais recicláveis ou a alguma entidade que reutilize esses materiais.
Produto Final
Base de coleta para material reciclável.AvaliaçãoDurante o desenvolvimento deste projeto, o professor deve avaliar como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância da reciclagem.


Galápagos, Darwin e a evolução das espécies

Objetivos
Compreender a teoria da evolução das espécies criada por Charles Darwin
Conteúdo específico
Evolução dos seres vivos
Ano 4º e 5º anos
Tempo estimado :Duas aulas de 50 minutos
Desenvolvimento das atividades
As reportagens de RECREIO trazem informações sobre Galápagos, um conjunto de ilhas muito peculiar, e sobre a longa viagem que o naturalista inglês Charles Darwin fez ao redor do mundo. Durante os cinco anos que passou navegando, ele recolheu mais de 1.500 amostras de plantas e de animais, que ninguém conhecia.Galápagos foi um dos lugares que mais o impressionaram, e foi a partir do que viu e percebeu no comportamento de um tipo de pássaro que vive nessas ilhas, que ele desenvolveu a teoria da evolução das espécies, e revolucionou a Ciência.
1ª aula
Tenha em mente que o mais importante é fazer com que os alunos percebam que a evolução não acontece sobre o indivíduo, mas sobre a espécie. Outro ponto importante que os alunos devem entender é que a vantagem evolutiva só será passada adiante se os indivíduos dessa espécie se reproduzirem ( a lei da sobrevivência de uma espécie é deixar descendentes férteis ).
Você vai precisar de tesoura, fita adesiva e de páginas de jornal, umas com bastante texto e poucas fotos, outras com muitas imagens para poucas letras. Dê preferência às páginas em branco e preto.Recorte 40 pequenos pedaços em forma de borboleta (ou qualquer outra que desejar) e faça com que algumas tenham nas asas apenas letras, outras somente imagens, e algumas mistas.Cole as formas recortadas, colocando 20 em uma página aberta de jornal rica em textos. Procure esconder algumas borboletas sob as figuras e outras sob as letras. Ou seja, faça com que fiquem camufladas, mas não deixe todas imperceptíveis, pois os alunos precisam encontrá-las.Peça que as crianças fiquem em um canto da sala e, do lado oposto, coloque a folha de jornal com borboletas no quadro negro.Faça uma pequena gincana: divida a turma em grupos e peça que eles localizem o maior número de borboletas possível, assim, à distância, num intervalo de, por exemplo, 20 segundos (ou outro que você julgar adequado).Em seguida, com cada grupo, conte quantas e quais borboletas foram localizadas. Pergunte à classe o que eles acharam: algum tipo levou mais vantagem sobre o outro? Se sim, que tipo de vantagem? Por quê? Se fossem borboletas de verdade, quais teriam mais chances de se reproduzir e de deixar descendentes? Por quê?Sugira agora uma mudança de ambiente: peça que os alunos imaginem um cenário de seca, queimada, aquecimento global, presença do homem. Mande os grupos novamente para o outro lado da sala, e use como fundo uma folha de jornal rica em imagens com 20 borboletas . E agora, alguma das borboletas levou mais vantagem? Qual a implicação dessa vantagem para o ciclo desses animais?Leia com os alunos os textos de Recreio. Depois, peça a opinião deles sobre como Darwin explicaria o ocorrido com as borboletas do jornal .
2ª aula
Sabendo que as espécies atuais são frutos de uma longa história evolutiva, pergunte a seus alunos o que eles acharam do título do primeiro texto: O lugar mais estranho da Terra . O que causa realmente a estranheza? Que idéia o título passa? Se pensarmos na evolução dos seres vivos, poderíamos chamar Galápagos de O lugar mais incrível do mundo ? Por quê?Outra questão a ser trabalhada é a linguagem usada, principalmente, no boxe do segundo texto: é a natureza que provoca a mudança do bico da ave ou a natureza seleciona a variação do bico, que aconteceu ao acaso? Se os alunos forem capazes de perceber essa diferença e explicá-la, pode considerar que o objetivo foi plenamente alcançado.Outras questões que podem ser debatidas para a avaliação são as famosas frases atribuídas a Darwin, mas que nunca foram ditas por ele: A lei do mais forte e O homem descende do macaco . O que Darwin afirmou foi que a lei da sobrevivência de uma espécie é deixar descendentes e que homens e macacos tiveram um ancestral comum.

Observação de alimentos
*Objetivos
Observar o processo de decomposição de alimentos.Perceber a importância dos fungos e das bactérias na decomposição.
Discutir formas de conservação.

*Conteúdos
Decomposição da matéria.
Observação.
Registro escrito.
Pesquisa.

*Anos 1º ao 5º.

*Tempo Estimado:
Quatro aulas.

*Material necessário :
Pão, tomate, banana, água, potes, pratos descartáveis, folhas brancas, lápis preto, borracha, lápis de cor, régua, livros e canetas.

*Desenvolvimento
1ª ETAPA
Conversar com os alunos sobre circunstâncias em que os alimentos se estragam.
Identificar conhecimentos prévios e auxiliar a turma na elaboração de hipóteses.

2ª ETAPA
Criar um momento de observação levando para a sala uma amostra de pão, tomate e banana com bolor. Retome as hipóteses da aula anterior e proponha questões relacionadas a condições ambientais, características e transformações. É necessário comparar com outros alimentos em bom estado de conservação.

3ª ETAPA
Cada um leva uma amostra de um alimento, acompanha e registra a transformação diariamente em fichas. O estudo tem como objetivo ampliar, ratificar ou retificar as hipóteses iniciais.

4ª ETAPA
Para sistematizar os conteúdos observados, pedir que os alunos pesquisem em livros explicações para a decomposição, contrastando as informações com a prática.AvaliaçãoComparar as hipóteses iniciais com os resultados. Com o suporte do conteúdo aprendido, discuta o que se comprovou e o que foi refutado.

Noite e Dia

Conteúdo
Terra e Universo
Objetivo
Entender o Movimento de Rotação.
Movimento de Rotação
- É o movimento que a Terra executa em torno deseu eixo polar.Em decorrência do movimento de rotação, há:movimento aparente do Solsucessão de dias e noites

Ensino Fundamental : 3ºano
Recursos :
Globo, 01 abajur ou lanterna, papel, lápis, tesoura e cola

Desenvolvimento da atividade:
Estratégia :Todos os dias ao anoitecer o Sol desaparece. De manhã ao amanhecer o Sol volta a brilhar. Porque anoitece? Será que quando anoitece em Portugal também anoitece na Rússia? E na Alemanha? E no Brasil?Para entendermos o que acontece e responder a estas perguntas vamos fazer uma experiência?

Etapas:
Fazer quatro bonecos de papel.Coloque os bonecos, um no Brasil, um em Portugal, um na Alemanha e outro na Rússia. Liga a lanterna em frente do globo e fecha todas as janelas para a sala ficar escura.Imagina que a lanterna representa o Sol e o globo o planeta Terra. O planeta Terra está sempre a girar como um pião, mas muito mais devagar do que este. Demora um dia a dar uma volta completa. Dizemos que a Terra tem um movimento de rotação. Podes imitar este movimento pondo o globo a rodar em torno do seu eixo.Vamos agora entender por que há noite e dia. Prepara o globo de modo a iluminar o boneco que colamos em Portugal. Quando Portugal está virado para o Sol, todo o país é iluminado tal como Portugal no globo quando está virado para a lanterna. Gira agora lentamente o globo em direção à Rússia, O que acontece? Portugal vai saindo da frente da lanterna e fica no escuro. É por isso que todos os dias fica noite. Portugal deixa de estar virado para o Sol porque a Terra gira. Mas, se continuamos a rodar o globo, Portugal volta a ficar iluminado. O Sol nasce novamente! Fica outra vez dia... E quando fica escuro em Portugal também estará escuro no Brasil? E na Rússia? E na Alemanha?Continuaremos a rodar o globo lentamente e observando o que acontece.Abordagem de conteúdos afins.

Avaliação
Por ser um assunto com abertura ampla dentro do conteúdo Terra e Universo, a avaliação decorreu em toda a atividade na troca entre Professor e alunos conversando sobre a experiência e através de registros das observações e conclusões.


Aquecimento Global

DO QUE VOCÊ PRECISA:
2 jarras vazias, água.

O QUE FAZER:
Coloque uma colher de chá de água em cada jarra. Coloque a tampa em somente 1 jarra. Deixe ambas ao Sol. Algumas horas depois, volte a olhar as jarras. A jarra aberta estará igual. Já a fechada estará com seu interior bem quente. O calor do Sol entrou mas não pôde escapar.

E ENTÃO:
Quando você aquece óleo, carvão ou madeira, é produzido gás carbônico (CO2) no ar.O CO2 diminui o movimento do calor que é produzido. Mais CO2 em nosso ar significa o mesmo que colocar o planeta dentro de uma enorme jarra tampada. A Terra receberia calor do Sol, mas não conseguiria se livrar dele, ficando mais quente.Quando plantamos árvores, criamos um local para armazenar o carbono em CO2. As árvores retiram o carbono do ar, mantendo-no armazenado. Esta é uma razão por que as florestas tropicais são tão importantes - são locais que podem armazenar muito carbono.

O que pode ser desenvolvido a partir desta experiencia?
* Efeito Estufa
* Poluição
* Desperdício da água
* Cidadania/ respeito/ ética
* Doenças causadas pela radiação solar

3º e 4º anos

Análise Final
A partir deste assunto é possível estabelecer com a classe um diálogo longo a respeito de diversos assuntos. Trata-se de uma simples experiencia, porém ajuda e muito os alunos a entenderem de forma concreta as diversas questões ambientais. Trazer esses assuntos para o dia a dia dos alunos os mantem interessados e conscientizados sobre as varias questões e problemáticas do nosso meio ambiente, é possivel assim aproximá-los de assuntos que até então eram distantes de suas realidades.




Postado por Bandeira às 10:47 0 comentários
Assinar: Postagens (Atom)
Arquivo do blog
2008 (1)
Julho (1)
Atividades ciências

Quem sou eu
Bandeira Visualizar meu perfil completo


_

Nenhum comentário: