Projeto Interdisciplinar
EXPERIÊNCIA 1: Caminhos da luz
Os raios de luz que vêm do Sol se deslocam em linha reta.
Percebe-se facilmente observando os raios de Sol penetrando na mata de manhãzinha ou à tardinha.
Os raios de luz que vêm do Sol se deslocam em linha reta.
Percebe-se facilmente observando os raios de Sol penetrando na mata de manhãzinha ou à tardinha.
Será que o mesmo vale para todo tipo de luz? Será que a luz emitida por um laser também se desloca em linha reta como os raios do Sol?
Para saber isso, o professor fará alguns testes e deverá, ao final deles, registrar a conclusão junto aos alunos.
O professor deve fazer o teste em sala de aula, usando uma caneta laser e um recipiente contendo talco.
Primeiro, ele deve apenas acender a caneta laser. Constata-se que é impossível observar o caminho feito pela luz que sai do laser.
Depois, o professor deverá jogar talco na frente da luz do laser. Constata-se que com o uso do talco foi possível perceber os raios de luz que saíam do laser e que caminhavam em linha reta, como os raios solares.
Este teste produz um efeito instantâneo. Os alunos se surpreendem ao ver revelada a luz do laser (que normalmente não é visível).
Conteúdos explorados:
A luz e suas propriedades
Deslocamento da luz
Reflexão da luz
Formação de sombras
Corpos opacos, translúcidos e transparentes
Cuidado com os olhos
Partes do olho
Importância da luz solar como principal fonte de energia do nosso planeta
Fotossíntese.
Experiência de 2:Horta na escola.
Material:
1 pá de jardinagem;
1 par de luvas;
terra vegetal;
caixas de ovos vazias;
caixote de madeira;
sementes de hortaliças;
borrifador de água;
água;
etiqueta ou fita adesiva.
Para crescer e se desenvolver,as plantas utilizam os nutrientes que retiram,principalmente,do solo.Por isso,há milhares de anos,a humanidade vem desenvolvendo a agricultura e as técnicas de plantio para obter as plantas de que necessita para se alimentar.
Vocês também vão colocar a mão na massa,ou melhor,na terra,para fazer uma horta coletiva.Ela poderá ser feita em um espaço do terreno da escola ou em um caixote.
Converse com seus colegas e com o professor para decidir o que é melhor no caso da sua escola.Conversem,também,sobre o que será plantado na horta:cenoura couve,alface,beterraba,salsa,espinafre?O que vocês preferem?
Como fazer:
1-O primeiro passo é fazer as sementeiras com as caixas de ovos.Preencha os espaços onde estavam os ovos com terra vegetal e coloque uma sementinha em cada “bercinho”.Assim as sementes germinarão nesses “bercários” e correrão menos riscos de morrer.Não esqueça de regar os “berçários” todos os dias e deixá-los em lugar bem iluminado.Mas não exagere na qualidade de água.Coloque apenas um pouquinho de cada vez.
2-Passadas duas semanas,anote no caderno o que aconteceu.
3-Quando as sementes tiverem germinado e já formarem pequenas plantas com váris folhas,você deverá transferi-las para o caixote preparado com terra vegetal ou para o terreno preparado para receber a horta.Lembre-se de que deve ser um terreno que receba bastante luz.
4-Quando for plantá-las,deixe um espaço de um palmo entre uma muda e outra.
5-Regue todos os dias,mas sem exageros.Em pouco tempo,você já poderá colher e comer os alimentos de sua horta.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
- tipos de solo;
- reprodução da planta e sua germinação;
- a importância da água para os seres vivos;
- o uso correto da água;
- saber cuidar;
- defesa do meio ambiente;
- exercício da cidadania
Experiência de 3:Escultura verde.
Com a umidade do solo,as sementes das plantas podem germinar e dar origem a uma nova plantinha.Para ver isso,você vai fazer uma escultura de plantas.Você vai adorar !
Material necessário :
uma meia velha de pano ou de seda;
terra vegetal;
sementes de alpiste.
Como fazer:
1-Misture as sementes de alpiste na terra vegetal.
2-Encha a meia velha que você trouxe com terra misturada às sementes de alpiste.
3-Com a ajuda do professor,feche a meia,amarrando-a ou costurando a sua boca.
4-Dê à sua escultura um formato de boneco,de cobra ou de outra coisa.
5-Coloque sua escultura em um local iluminado.
6-Regue todos os dias até as sementes de alpiste brotarem.
7-Quando as plantas estiverem grandes,podem com uma tesoura,dando o formato que você quiser à sua escultura.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
tipos de solo;
importância da água para a germinação;
Experiência de 4:Escultura de lixo.
Usando a sucata que vocês separaram em casa, faremos esculturas de lixo! Pode ser uma torre,um edifício,uma árvore,um carro ou qualquer ouitra coisa que vocês inventarem.O importante é reutilizar o material que trouxeram e se divertirem !
Para facilitar o trabalho,façam o seguinte:
1-Juntem os materiais e embalagens que vocês trouxeram do lixo de casa,de moda a formar uma escultura com elas.
2-Prendam as peças umas nas outras usando grampeador,fita adesiva ou cola.
3-Colem a escultura em uma base de papelão,pode ser um pedaço de caixa ou uma tampa de pizza,por exemplo.
4-Se acharem necessário,pintem a sua escultura com guache ou outra tinta.
5-Escolham um nome para a sua escultura,assim como fazem os artistas.
6-Organizem uma exposição das peças artísticas feitas pelo seu grupo e pelos outros colegas da classe.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
importância de reduzir o lixo;
reciclar materiais;
importância da coleta seletiva.
Material:
1 pá de jardinagem;
1 par de luvas;
terra vegetal;
caixas de ovos vazias;
caixote de madeira;
sementes de hortaliças;
borrifador de água;
água;
etiqueta ou fita adesiva.
Para crescer e se desenvolver,as plantas utilizam os nutrientes que retiram,principalmente,do solo.Por isso,há milhares de anos,a humanidade vem desenvolvendo a agricultura e as técnicas de plantio para obter as plantas de que necessita para se alimentar.
Vocês também vão colocar a mão na massa,ou melhor,na terra,para fazer uma horta coletiva.Ela poderá ser feita em um espaço do terreno da escola ou em um caixote.
Converse com seus colegas e com o professor para decidir o que é melhor no caso da sua escola.Conversem,também,sobre o que será plantado na horta:cenoura couve,alface,beterraba,salsa,espinafre?O que vocês preferem?
Como fazer:
1-O primeiro passo é fazer as sementeiras com as caixas de ovos.Preencha os espaços onde estavam os ovos com terra vegetal e coloque uma sementinha em cada “bercinho”.Assim as sementes germinarão nesses “bercários” e correrão menos riscos de morrer.Não esqueça de regar os “berçários” todos os dias e deixá-los em lugar bem iluminado.Mas não exagere na qualidade de água.Coloque apenas um pouquinho de cada vez.
2-Passadas duas semanas,anote no caderno o que aconteceu.
3-Quando as sementes tiverem germinado e já formarem pequenas plantas com váris folhas,você deverá transferi-las para o caixote preparado com terra vegetal ou para o terreno preparado para receber a horta.Lembre-se de que deve ser um terreno que receba bastante luz.
4-Quando for plantá-las,deixe um espaço de um palmo entre uma muda e outra.
5-Regue todos os dias,mas sem exageros.Em pouco tempo,você já poderá colher e comer os alimentos de sua horta.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
- tipos de solo;
- reprodução da planta e sua germinação;
- a importância da água para os seres vivos;
- o uso correto da água;
- saber cuidar;
- defesa do meio ambiente;
- exercício da cidadania
Experiência de 3:Escultura verde.
Com a umidade do solo,as sementes das plantas podem germinar e dar origem a uma nova plantinha.Para ver isso,você vai fazer uma escultura de plantas.Você vai adorar !
Material necessário :
uma meia velha de pano ou de seda;
terra vegetal;
sementes de alpiste.
Como fazer:
1-Misture as sementes de alpiste na terra vegetal.
2-Encha a meia velha que você trouxe com terra misturada às sementes de alpiste.
3-Com a ajuda do professor,feche a meia,amarrando-a ou costurando a sua boca.
4-Dê à sua escultura um formato de boneco,de cobra ou de outra coisa.
5-Coloque sua escultura em um local iluminado.
6-Regue todos os dias até as sementes de alpiste brotarem.
7-Quando as plantas estiverem grandes,podem com uma tesoura,dando o formato que você quiser à sua escultura.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
tipos de solo;
importância da água para a germinação;
Experiência de 4:Escultura de lixo.
Usando a sucata que vocês separaram em casa, faremos esculturas de lixo! Pode ser uma torre,um edifício,uma árvore,um carro ou qualquer ouitra coisa que vocês inventarem.O importante é reutilizar o material que trouxeram e se divertirem !
Para facilitar o trabalho,façam o seguinte:
1-Juntem os materiais e embalagens que vocês trouxeram do lixo de casa,de moda a formar uma escultura com elas.
2-Prendam as peças umas nas outras usando grampeador,fita adesiva ou cola.
3-Colem a escultura em uma base de papelão,pode ser um pedaço de caixa ou uma tampa de pizza,por exemplo.
4-Se acharem necessário,pintem a sua escultura com guache ou outra tinta.
5-Escolham um nome para a sua escultura,assim como fazem os artistas.
6-Organizem uma exposição das peças artísticas feitas pelo seu grupo e pelos outros colegas da classe.
Conteúdos que podem ser explorados pelo professor:
importância de reduzir o lixo;
reciclar materiais;
importância da coleta seletiva.
Experiência 5: Gravidez na adolescência ( em função de no enunciado da proposta do trabalho ter sido indicado que poderia ser para educação básica e/ou Ensino Fundamental)
Eixo Temático: Ser Humano e Saúde , em conexão com Orientação Sexual.
Conteúdos:
- Gravidez na adolescência e seus desdobramentos tanto no ponto de vista biológico como sociológico.
Objetivos:
- Vivenciar o sentimento de responsabilidade que envolve a maternidade percebendo a dificuldade de uma gravidez na adolescência;
Material necessário:
- 1 ou 2 ovos de galinha crus com a casca preservada.
- materiais à escolha do aluno para produção do local para acomodar o ovo.
Os alunos são convidados a trazerem para a sala de aula um ovo de galinha em seu estado natural (cru e com a casca preservada) e material para fazer um “ninho” ou local para acomodá-lo.
No dia da chegada do ovo, a professora vai de mesa em mesa e marca com uma caneta “marca permanente” alguns símbolos que os alunos não sabem ( ainda) o significado. Alguns alunos são abordados sobre o sexo de seu ovo e a professora marca um símbolo, a partir da indicação do aluno, que pode ser tanto masculino como feminino, confirmando ou não o solicitado pelo aluno, mas ele não sabe que , em alguns casos a marcação é contrária ao seu pedido.
Cada aluno nomeia o seu ovo com o nome que deseja.
Neste momento, são informados que deverão cuidar do ovo por 15 dias, levando para casa e trazendo para a escola a cada aula de Ciências, como se fossem seus filhos. São instruídos de que após o prazo determinado terão uma aula para discutirem sobre a experiência.
São revelados , então, os significados das marcações feitas::
- o sexo – que pode confirmar ou não o que o aluno havia indicado;
- algum tipo de deficiência
- se são gêmeos e aí, é providenciado outro ovo.
A partir desta revelação, muitos aspectos tornam-se problemas a serem resolvidos, como: rejeição dos ovos com a marcação de deficiência, ou frustração por terem escolhido um sexo e a marcação representar o sexo oposto ao escolhido e ainda a surpresa de serem dois ovos para cuidar representando o caso de gêmeos.Além de possíveis quebras de ovos ao longo do percurso.
No dia marcado para o término da experiência a professora abre uma discussão sobre o que eles vivenciaram se remetendo à gravidez na adolescência para que analisem o grau de responsabilidade e as implicações biológicas, afetivas e sociais desta circunstância.
Os aspectos observados são registrados em relatório e eles passam para a fase da pesquisa de dados sobre gravidez na adolescência para que possam obter informações complementares.
São discutidos também os aspectos da reprodução humana aplicáveis à gravidez na adolescência.
Para finalizar montado um painel com os relatórios da experiência vivida,as conclusões do debate e os dados obtidos na pesquisa para serem veiculados na escola.
Conteúdos:
- Gravidez na adolescência e seus desdobramentos tanto no ponto de vista biológico como sociológico.
Objetivos:
- Vivenciar o sentimento de responsabilidade que envolve a maternidade percebendo a dificuldade de uma gravidez na adolescência;
Material necessário:
- 1 ou 2 ovos de galinha crus com a casca preservada.
- materiais à escolha do aluno para produção do local para acomodar o ovo.
Os alunos são convidados a trazerem para a sala de aula um ovo de galinha em seu estado natural (cru e com a casca preservada) e material para fazer um “ninho” ou local para acomodá-lo.
No dia da chegada do ovo, a professora vai de mesa em mesa e marca com uma caneta “marca permanente” alguns símbolos que os alunos não sabem ( ainda) o significado. Alguns alunos são abordados sobre o sexo de seu ovo e a professora marca um símbolo, a partir da indicação do aluno, que pode ser tanto masculino como feminino, confirmando ou não o solicitado pelo aluno, mas ele não sabe que , em alguns casos a marcação é contrária ao seu pedido.
Cada aluno nomeia o seu ovo com o nome que deseja.
Neste momento, são informados que deverão cuidar do ovo por 15 dias, levando para casa e trazendo para a escola a cada aula de Ciências, como se fossem seus filhos. São instruídos de que após o prazo determinado terão uma aula para discutirem sobre a experiência.
São revelados , então, os significados das marcações feitas::
- o sexo – que pode confirmar ou não o que o aluno havia indicado;
- algum tipo de deficiência
- se são gêmeos e aí, é providenciado outro ovo.
A partir desta revelação, muitos aspectos tornam-se problemas a serem resolvidos, como: rejeição dos ovos com a marcação de deficiência, ou frustração por terem escolhido um sexo e a marcação representar o sexo oposto ao escolhido e ainda a surpresa de serem dois ovos para cuidar representando o caso de gêmeos.Além de possíveis quebras de ovos ao longo do percurso.
No dia marcado para o término da experiência a professora abre uma discussão sobre o que eles vivenciaram se remetendo à gravidez na adolescência para que analisem o grau de responsabilidade e as implicações biológicas, afetivas e sociais desta circunstância.
Os aspectos observados são registrados em relatório e eles passam para a fase da pesquisa de dados sobre gravidez na adolescência para que possam obter informações complementares.
São discutidos também os aspectos da reprodução humana aplicáveis à gravidez na adolescência.
Para finalizar montado um painel com os relatórios da experiência vivida,as conclusões do debate e os dados obtidos na pesquisa para serem veiculados na escola.
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