Trabalho InterdisciplinarEnsino das Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologia
Prof.: Celso Sánchez
Grupo: As Meninas
Ana Paula Oest , Zucleia, Carla Maria Pinto, Sueli ,Maria Silvia, Marcela
1ª atividade: As Cores e a Luz
Atividade para o ensino de Ciências Naturais no primeiro ano do Ensino Fundamental.
–Conteúdo: O espectro visível da Luz
–Objetivo: Compreender as cores como constituintes da Luz
–Recursos para o experimento I: um copo de vidro liso e transparente, cheio de água; uma lanterna de luz for
Realizar a experiência de refletir um arco-íris no papel.
•Descrição: colocar o copo na mesa e a folha de papel à sua frente, ligar a lanterna, iluminando a lateral do copo de modo a refletir um arco-íris no papel.
•Falar que a Terra,vista do espaço, é azul porque a luz do Sol passa pelas camadas da atmosfera e reflete assim e, da mesma forma, o arco-íris que aparece
•no céu.
•Realizar a experiência de misturar as cores, usando lanternas com luz colorida.
•Descrição: usar uma cor de celofane, com uma ou duas camadas, para cobrir a primeira lanterna, fazer o mesmo com a outra cor para a segunda lanterna e usar a terceira cor para a terceira lanterna, prendendo o celofane com um elástico; ligar as lanternas no ambiente escuro e projetar a luz, de maneira a ficarem sobrepostas. Quando as luzes vermelha e azul estiverem sobrepostas, eles verão a cor magenta. Se forem usadas as luzes vermelha e a verde, eles verão a cor amarela, e ao usarem as luzes azul e verde, produzirão a cor ciano.
•Em seguida, falar das cores que encontramos na Natureza e das cores obtidas pelo homem, nos objetos que produz. Falar do processo de tingimento e exemplificar com o pau-brasil, abundante aqui e muito procurado pelos portugueses para obter a cor vermelha, na época do Descobrimento do Brasil e que por isto, acabou por dar nome ao nosso país.
te e uma folha de papel branco.
–Recursos para o experimento II: três lanternas, três folhas de papel celofane; uma vermelho, outra verde e outra azul; três elásticos, um ambiente escuro (ou panos pretos e fita adesiva para cobrir as janelas da sala).
Estratégias:
•A partir de perguntas-provocações, iniciar com uma conversa com a turma, como um roteiro para fazê-los pensar e expressar o que sabem sobre o tema da aula:
- O que é a luz? De onde ela vem? Quais as fontes de luz?
- Conseguimos ver as coisas sem luz? No escuro, fica tudo preto?
- A luz do sol é branca? O que são as cores?
•Falar do uso das cores para transmitir mensagens, do seu sentido simbólico:
- no trânsito, o vermelho significa PARE; o amarelo ATENÇÃO; o verde SIGA;
- a bandeira branca - o branco significando paz, trégua nas lutas;
- os significados das cores usadas nas pinturas dos corpos dos índios;
- o preto representa o luto na nossa cultura e, em outras, é o branco;
- o que as cores da bandeira do Brasil simbolizam, e as de outros países;
- as cores que expressam as nossas emoções.
Avaliação: Oralmente, fazer um resumo do que foi mostrado em aula, solicitando a contribuição dos alunos sobre o que compreenderam.
Outros conteúdos abordados:
•Ambiente ( Energia solar : iluminação e aquecimento (sustentabilidade)/ aquecimento global)
•Ser humano/ saúde (doenças causadas pela exposição ao sol . a importância do sol para os animais e vegetais e formação das chuvas)
•Recursos Tecnológicos ( Quais aparelhos são utilizados para captar a luz solar? Como isso funciona? É muito caro?)
2ª atividade:Vulcão
•Demonstre uma erupção – um experimento bastante visual, que fará muito sucesso na sala de aula e também em uma feira de ciências. A partir dele será possível demonstrar um vulcão em erupção e estudar esse fenômeno da natureza.
•Os materiais necessários são: ladrilho grande (piso), 3 kg de argila, lata pequena (tipo extrato de tomate), caixa com palitos de fósforo longos e dicromato de amônio.
•O primeiro passo é montar um vulcão de argila 30 cm de altura sobre o ladrilho, na parte de cima coloque a lata com a boca voltada para baixo, para formar a base da cratera.
•Em seguida, deixe a sobra de argila de, mais ou menos, 1cm a partir da base da base da lata até a borda do vulcão.
•Depois, coloque 2 colheres de sopa de dicromato de amônio na cratera o vulcão.
•Pronto! Acenda o palito de fósforo de longe e encoste-o no meio do montinho de dicromato até começar a faiscar. Observe a erupção.
•Orientações: o professor é quem deve riscar o palito e fazer a demonstração; o ideal é que a apresentação seja feita numa sala escura, para o efeito ficar mais visível; para facilitar a queima, pingue três gotas de querosene antes de aproximar a chama do palito de fósforo.
•Dica: o sal dicromato de amônio pode ser encontrado em lojas de materiais para laboratório didático.
• Explique aos alunos que a erupção do vulcão ocorre pelo contato dos gases quentes do interior do planeta com as rochas. Essas rochas se derretem e formam a lava que, ao esfriar, mudam o formato da montanha do vulcão.
• Esta atividade tem como objetivo: observar as etapas da erupção de um vulcão e conseqüentemente derramamento da lava, verificar que a erupção causa aumento de temperatura e mostrar os prejuízos gerados para a população que mora nas proximidades.
•Sugestões de outros conteúdos que podem ser abordados:
Ambiente : Desastres ambientais causados por erupções vulcânicas
Ser humano/ saúde : Doenças provocadas por atividades vulcânicas que contaminam o ar e solo
Recursos tecnológicos : Investigar quais recursos tecnológicos são utilizados pelos cientistas para desenvolver pesquisas para aprofundar nosso conhecimento.
3ª atividade: Porque acontece deslizamento de terra nas encostas dos morros?
Atividade para o ensino de Ciências Naturais no terceiro ano do Ensino Fundamental.
A conscientização de que há uma postura adequada em relação ao meio ambiente, de que existem aspectos determinantes pelos quais cada cidadão é responsável pela preservação do ambiente é uma ação que deve estar presente, de forma permanente na rotina de uma sala de aula.
Por essa razão o estudo do solo deve ultrapassar o nível de informação sobre as características do mesmo, permitindo a reflexão sobre sua importância para todos os seres vivos e para o equilíbrio dos ecossistemas.
O solo são todos iguais?
Levamos para sala de aula: solo arenoso,argiloso e humífero.
Distribuímos entre os alunos as amostras. Trabalhando em grupos, pedimos para que observassem o material oferecido, identificando características, discutindo sobre elas e realizando registros que seriam utilizados oportunamente, para todos os colegas da classe.
Após esgotarmos todas as possibilidades de observação, reunimos o grupo e começamos uma discussão sobre o que foi encontrado. Salientamos na discussão, não só aspectos como cor, textura, tamanho das partículas, umidade e outras materiais encontrados.
Ao longo da discussão e pesquisas, percebemos que os grupos encontraram diferentes respostas para um mesmo aspecto como, por exemplo, cor e umidade. A partir dessa constatação, começamos a listar, diferentes características encontradas e, após, reunimos os dados numa tabela.
Nominamos os grupos A,B e C da tabela como solo arenoso, argiloso e humífero, respectivamente.
Conteúdos trabalhados:
Tipos de solo
Características do solo
Qual desses solos é propício ao plantio?
Distribuímos os diferentes tipos de solo em três garrafas pet cortadas ao meio.
Fizemos o plantio de sementes de alpiste em cada um dos solos e acompanhamos a germinação das sementes.
Esta atividade durou semanas.
Desenvolvemos a habilidade da observação e comparação.
Tiramos fotos de cada alteração observada e produzimos texto sobre o assunto com o apoio visual das fotos.
Conteúdos trabalhados:
Germinação da semente
Nascimento,crescimento da planta
Ciclo vital
Solo que favorece o plantio
Tempo
Porque acontece deslizamento de terra nas encostas dos morros?
Aproveitamos o plantio feito das sementes de alpiste e colocamos a garrafa inclinada dentro de uma bacia.
Em outra bacia colocamos outra metade de garrafa com terra, sem nenhuma vegetação.
Despejamos água nas duas garrafas.
Observamos os efeitos da erosão nos terrenos desmatados, isto é , sem cobertura vegetal. Na garrafa sem cobertura vegetal, a erosão acontece de forma intensa, toda a terra escoa para dentro da bacia.
Já na bacia onde a garrafa tem alpiste plantado, a terra não escorre para dentro da bacia, pois as raízes da vegetação produzem um trançado que faz com a terra fique segura, sem escorrer, apesar de muita água.
Após a experiência pesquisamos em livros sobre adequação ao plantio, os cuidados que o solo necessita para interagir de forma harmoniosa com o ecossistema, poluição do solo, erosão, desmatamento, queimadas, ...
Produzimos um texto em grupo ressaltando os tópicos mais importantes das experiências.
Conteúdos trabalhado:
Erosão, ambientes preservados, ambientes degradados, problemas ambientais, ecossistema, poluição do solo, desmatamento, queimadas, interação do homem com o meio ambiente
•Sugestões de outros conteúdos que podem ser abordados:
Ambiente: Ciclos da natureza. Características de diferentes ambientes e paisagens Noções de manejo e conservação do solo. Erosão. Preservação e recuperação ambiental. Noções de manejo e conservação do solo. Características dos diferentes ambientes e paisagens
Ser humano e saúde: Preservação e recuperação ambiental e melhoria na qualidade de vida e saúde
4ª atividade: Tem água aqui?
Atividade para o ensino de Ciências Naturais no segundo ano do Ensino Fundamental.
Conteúdo: Presença da água nos alimentos.
Objetivo: Ampliar seus conhecimentos sobre a presença de água nos alimentos.
Formular e comprovar hipóteses sobre a presença de água na batata crua e no pão.
Iniciar a compreensão de procedimentos científicos para a verificação e o desenvolvimento da atitude investigativa.
Material para a experiência: batata crua, folha de papel –toalha, prato de plástico, sal, pão, saco plástico hermético.
Procedimento: Incentive a discussão sobre a existência de água nestes alimentos.
Pegue meia batata e faça uma cavidade. Coloque sal na cavidade da batata e peça para os alunos ficarem observando. Após alguns minutos, a cavidade começa a se encher de água. Após o experimento, ouça as conclusões dos alunos.
Incentive os alunos a pensarem como podemos provar que existe água no pão.
Depois desta discussão proponha a experiência.
Entregue duas fatias de pão e um saco de plástico. Peça que coloquem uma das fatias dentro do saco plástico e depois fechem. Em seguida, deixe uma fatia fora do saco e coloque as duas fatias em lugar arejado e bem iluminado pela luz solar. No dia seguinte observe o que aconteceu com a duas fatias de pão.
É esperado que a fatia de pão exposta ao ar esteja dura, enquanto aquela ensacada tenha permanecido com a consistência original.
O endurecimento do pão é decorrência da perda de água presente no alimento, que evapora e se mistura ao ar.
•Sugestões de outros conteúdos que podem ser abordados:
Ambiente: Deterioração dos alimentos.
Ser humano e saúde: A importância da desidratação dos alimentos, a conservação dos alimentos.
5ª atividade: Que medidas devemos tomar para prevenir a Dengue?
É necessário que desde muito cedo levemos a criança a conscientização de seu papel enquanto cidadão, e qual é sua responsabilidade frente a assuntos que digam respeito ao bem da sociedade como um todo.Como a resolução do problema não é uma ação individualizada do Estado, podemos explorar bem todas as ações que a criança, e consequentemente todos nós podemos e devemos fazer para prevenir a Dengue.
Definir o que é Dengue?
Propomos aos alunos que levassem para sala de aula recortes de jornais e revistas, que falassem à respeito da epidemia, como ela acontece?
Bem, muitos recortes chegaram trazidos pelos alunos que euforicamente mostravam uns aos outros.
Resolvemos então, dividir a turma em grupos, e discutissem sobre a pergunta e chegassem a um denominador comum, ou seja, o que è Dengue.
Após um tempo estipulado pedimos que cada grupo, representado por um líder, se levantasse e colocassem a que resultado o grupo chegou.
Os grupos foram unânimes em suas respostas: apontaram o mosquito Aedes aegypti como o responsável pela transmissão do vírus da Dengue. Recortamos então o desenho do mosquito e colamos em uma cartolina com a palavra: ATACAR! no alto da mesma.
Conteúdos trabalhados: A doença e o agente transmissor.
Como acontece o ciclo de reprodução do mosquito?
Novamente os grupos precisaram apresentar o ciclo de reprodução do mosquito. Explicando que o mosquito é apenas o transmissor da Dengue, pois pica uma pessoa contaminada e ao picar uma pessoa saudável transmite o vírus para ela. Observamos através de perguntas que muitos lugares foram citados como prováveis focos, ou criadouros de mosquitos e que eles depositam seus ovos em água limpa, parada e nela seus ovos duram até seis meses.
Conteúdos trabalhados: Saúde, doença, virose, ciclo reprodutivo do mosquito, meio ambiente
Que medidas podemos tomar para a prevenção da Dengue?
Aproveitando os mesmos recortes, osgrupos precisaram listar e executar as ações preventivas. Além do recurso dos recortes utilizamos garrafas pet, uma caixa de papelão, a lixeira da sala e o vaso de planta que estava na mesa da professora. Todo o material foi deixado a vontade para que os grupos manuseassem. Os alunos após lerem as recomendações sobre ação preventiva iniciaram suas ações, e juntos observamos se as garrafas pet estavam vazias e arrumamos as mesmas na caixa de papelão de boca para baixo (simbolizando também as garrafas de vidro),trocamos a água do prato da plantinha por terra, tampamos o lixo da lixeira, ou seja levamos a turma a conscientização das ações individuais e também coletivas para o combate ao mosquito.
Conteúdos trabalhados: Quais são as ações preventivas, como executa-las, quais são as responsabilidades individuais e coletivas, importância da reciclagem (garrafas pet, pneus), a conscientização da problemática do lixo e da limpeza urbana.
•Sugestões de outros conteúdos que podem ser abordados:
-Conscientização da cidadania,
-Vivência de sociedade,
-Doença e prevenção,
-Saúde e ambiente saudável,
-Limpeza domiciliar e urbana,
-Responsabilidade individual e coletiva,
-Ações preventivas de saúde,
-Saúde pública
Recursos:
Recortes de jornais e revistas, materiais recicláveis.
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