Componentes do Grupo: Marcele Moraes Rodrigues
Maria Emília Alexandre Kapsell
Sheila Cristina de Oliveira Santa Rosa
Suzana Maria Custódio Gonçalves
Verônica de Araújo Ozório
De uma experiência, para a construção de um relatório
Nesta atividade o aluno será conduzido a fazer um relatório científico sobre o que ele observou na experimentação.
Conteúdo:Construção de um relatório,a partir de um experimento
Objetivo:Empregando esta atividade,podemos constatar que o aluno poderá: saber combinar leituras,observações,experimentações e registros para coleta,comparação entre explicações,organização,comunicação e discussão de fatos e informações.(PNC de Ciências-pág.33)além disso, será proporcionado a ele a oportunidade de interpretar fenômenos da natureza, desenvolver um novo olhar diante de certos acontecimentos e de compreendê-los através de um experimento.
1ª etapa: A professora vai trabalhar com uma turma do 6ºano de escolaridade e pergunta a eles o que eles entendem por relatório.
2ªetapa:Depois de ouvir o que os alunos falaram a professora conclui com os alunos que um relatório é um documento que apresenta tudo o que aconteceu em uma atividade.
Ele permite que outras pessoas compreendam como e por que foi feita a atividade e deve ser organizado em:
Título-nome da atividade
Objetivo- o que se pretende com a atividade
Material-lista dos materiais usados
Procedimento-instruções de como a atividade foi feita
Resultado-descrição de que aconteceu na atividade
Conclusão-avaliação final da atividade
3ªetapa:Tudo será construído em sala de aula,separando os alunos em grupo de dois.
4ªComo você vai fazer?
Para obter os bichinhos,deixe uma banana por dois dias em um local sombreado,próximo a uma janela. Depois,coloque essa banana em um pote de vidro com a tampa furada. Os furos da tampa devem ser pequenos o suficiente para que animais não entrem.
Durante uma semana, deixe o pote em um lugar sombreado para observar o que acontece com a banana e os bichinhos. Verifique-o dia sim, dia não.
5ªetapa: Construindo o relatório de observação dos bichinhos da banana,apresentando os seguintes tópicos:
Objetivo- descrever as mudanças que ocorrem com os bichinhos da banana ao longo de uma semana.
Materiais(complete a lista com os objetos usados na atividade)
Banana
_________________
_________________
_________________
Procedimentos(leia os passos e descreva o que se pede)
Como os bichinhos foram obtidos?
Onde o recipiente com a banana e os bichinhos foi deixado?
Resultado(desenha e descreva o que aconteceu com a banana e os bichinhos em cada observação,cada dupla vai socializar o resultado que obteve com outras duplas.)
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Conclusão-Os bichinhos da banana cresceram,fizeram casulo e viraram__________.
Avaliação:Agora que o aluno sabe o que é o bichinho,elabore uma explicação de como ele foi parar na banana.
Nesta atividade o aluno será conduzido a fazer um relatório científico sobre o que ele observou na experimentação.
Conteúdo:Construção de um relatório,a partir de um experimento
Objetivo:Empregando esta atividade,podemos constatar que o aluno poderá: saber combinar leituras,observações,experimentações e registros para coleta,comparação entre explicações,organização,comunicação e discussão de fatos e informações.(PNC de Ciências-pág.33)além disso, será proporcionado a ele a oportunidade de interpretar fenômenos da natureza, desenvolver um novo olhar diante de certos acontecimentos e de compreendê-los através de um experimento.
1ª etapa: A professora vai trabalhar com uma turma do 6ºano de escolaridade e pergunta a eles o que eles entendem por relatório.
2ªetapa:Depois de ouvir o que os alunos falaram a professora conclui com os alunos que um relatório é um documento que apresenta tudo o que aconteceu em uma atividade.
Ele permite que outras pessoas compreendam como e por que foi feita a atividade e deve ser organizado em:
Título-nome da atividade
Objetivo- o que se pretende com a atividade
Material-lista dos materiais usados
Procedimento-instruções de como a atividade foi feita
Resultado-descrição de que aconteceu na atividade
Conclusão-avaliação final da atividade
3ªetapa:Tudo será construído em sala de aula,separando os alunos em grupo de dois.
4ªComo você vai fazer?
Para obter os bichinhos,deixe uma banana por dois dias em um local sombreado,próximo a uma janela. Depois,coloque essa banana em um pote de vidro com a tampa furada. Os furos da tampa devem ser pequenos o suficiente para que animais não entrem.
Durante uma semana, deixe o pote em um lugar sombreado para observar o que acontece com a banana e os bichinhos. Verifique-o dia sim, dia não.
5ªetapa: Construindo o relatório de observação dos bichinhos da banana,apresentando os seguintes tópicos:
Objetivo- descrever as mudanças que ocorrem com os bichinhos da banana ao longo de uma semana.
Materiais(complete a lista com os objetos usados na atividade)
Banana
_________________
_________________
_________________
Procedimentos(leia os passos e descreva o que se pede)
Como os bichinhos foram obtidos?
Onde o recipiente com a banana e os bichinhos foi deixado?
Resultado(desenha e descreva o que aconteceu com a banana e os bichinhos em cada observação,cada dupla vai socializar o resultado que obteve com outras duplas.)
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Data ____/_____/______
Conclusão-Os bichinhos da banana cresceram,fizeram casulo e viraram__________.
Avaliação:Agora que o aluno sabe o que é o bichinho,elabore uma explicação de como ele foi parar na banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário