Experiência 2 - O ar ocupa espaço
Material: canudo e bacia com água.
Desenvolvimento: Coloca-se o canudo dentro da bacia com água e assopra-se. Pede-se para que o aluno observe e diga o que acontece com a água e em que momentos; solicita-se que o aluno relacione a movimentação da água com a presença ou ausência do ar.
Experiência 3 - A planta necessita de ar
Material : Uma caixa de sapatos vazia; 2 copos; algodão´molhado; grãos de feijão.
Desenvolvimento: Coloca-se o algodão molhado dentro dos copos e, por cima coloca-se o grão de feijão. Um dos copos é colocado dentro da caixa de sapato e o outro é colocado em cima de uma bancada com luz. Após uma semana os alunos retiram a semente que estava na caixa fechada e comparam o crescimento da semente que estava na caixa com o da semente que estava na bancada. Os alunos analisarão quais fatores interferiram no resultado.
Experiência 4 - Observando células
Material : dois pratos, um ovo e uma tangerina.
Desenvolvimento : Separa-se a clara da gema do ovo e utiliza-se a gema. Descasca-se a tangerina, separa-se seus gomos e e retira-se a película ue os envolve. Cuidadosamente , retira-se cada filamento e faz-se a observação, distinguindo as características de cada um dos elementos e, analisando se trata-se de células macro ou microscópicas.
Experiência 5 - Iniciando uma erupção vulcânica
Material: Argila, papelão, limão e bicarbonato de sódio
Desenvolvimento: Faz-se sobre o papelão uma montanha de argila vasada no meio. coloca-se um pouco do bicarbonato nesta cavidade. Extrai-se o suco do limão e coloca-se sobre o bicarbonato , até encher a montanha. Especula-se , então, o que acontecerá, e observa-se a reação. Discuti-se que efeito um agente teve sobre o outro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário