domingo, 6 de dezembro de 2009

EXPERIÊNCIAS EM CIÊNCIAS NATURAIS

AS ESTRELAS

Flávia Rolemberg Bastos
Julia Maria Godinho Barbosa
Marcia Pereira da Silva Torres
Rosangela Ferreira da Silva
Vanessa Ferreira
Vania Regina Santiago da Cruz



UMA QUESTÃO EDUCATIVA


A contextualização e interdisciplinaridade constituem hoje, princípios norteadores para organização de um currículo por competências. Assim, pode-se entender a interdisciplinaridade, como a interação entre saberes, independente de separação por disciplinas. A contextualização é um princípio orientador do currículo que tem por objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar, os PCN´s sugerem que: “... o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança.”. A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. Segundo o documento dos PCN´s, interdisciplinaridade significa: “... planejamento e desenvolvimento de um currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanque e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos ...”. Este trabalho propõe a experimentação para romper com a linearidade e a fragmentação dos conteúdos escolares e torná-los contextualizados para os estudantes.



  • O AR

    O objetivo das experiências que se seguem é de comprovar, através da prática, a existência do ar.
    O ar está presente em todo lugar, ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. É de fundamental importância para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.
    Apesar de não podemos ver, ele é vital para nossa sobrevivência. Podemos demonstrar que o ar se move, tem peso, ocupa espaço, exerce pressão e pode se expandir.
    Ao final, além de constatarmos que é imprescindível, podemos debater sobre os danos causados pela poluição e o que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar que respiramos, preservando, assim, a natureza.

    1º Atividade:

    O ar existe?

    Material:


    - Duas velas.
    - Dois copos com diferentes alturas onde caibam as velas.
    - Uma caixa de fósforos.

    Procedimentos:

    1º Acendemos as duas velas.
    2º Pusemos os dois copos, ao mesmo tempo, em cima de cada uma das velas.
    3º Observamos as velas.
    4º A vela do copo menor apagou-se primeiro.






    Conclusão: A vela do copo menor vai apagar primeiro do que a do copo maior, pois nele há pouco ou menos ar para alimentar a combustão.

    Conteúdo: Existência do ar; componentes do ar; gases; combustão, combustível e comburente


    2º Atividade:

    O ar se movimenta?

    Material:


    - Cartolina
    - Fio
    - Tesoura
    - Duas velas

    Procedimentos:

    Cortamos a cartolina em espiral e amarramos um fio. Acendemos duas velas e colocamos a espiral por cima das velas, mas sem tocar.
    Observe que a vela aqueceu o ar e o ar subiu e fez com que a espiral começasse a rodar.



    Conclusão: O ar se movimenta

    Conteúdos: O ar e sua existência; o vento e seu aproveitamento (energia); fenômenos naturais oriundos do vento: furacão, etc.; mudanças climáticas


    3º Atividade:

    O ar tem peso?

    Material:


    - Um pedaço de cana
    - Dois balões
    - Um pouco de fio

    Procedimentos:

    Primeiro enchemos os dois balões e penduramos um a cada ponta da cana. Depois amarramos um fio ao meio da cana e um de nós segura no fio até ficar em equilíbrio.
    Em seguida, com um alfinete, furamos um dos balões e já se desequilibrou.




    Conclusão: Que o ar tem peso.

    Conteúdo: Propriedades do ar (peso); Peso do ar sobre o corpo (força da gravidade); Força gravitacional de diferentes planetas.


    4º Atividade:

    O ar ocupa espaço?

    Material:


    - Uma seringa de plástico.

    Procedimentos:

    Tapa-se o orifício da saída do ar da seringa e empurra-se um bocadinho o êmbolo com força até não se poder mais.

    O que acontece?

    Ao fim de algum tempo o êmbolo da seringa já não desce mais. O ar fica comprimido.



    Conclusão: O ar ocupa espaço e pode ser comprimido.

    Conteúdo: Propriedade: Compressibilidade, elasticidade e expansibilidade;
    Massa e pressão do ar; Aplicações do ar comprimido; atmosfera


  • A ÁGUA

    A água, como o ar, é essencial para todas as formas de vida. Diferentemente do ar, ela não pode ser encontrada em qualquer lugar, mas ela cobre cerca de três quartos da superfície da Terra. Ela é mais encontrada como um líquido, mas pode ser transformada tanto em um sólido (gelo) como em um vapor.

    Prof. Luiz Ferraz Netto


    5º Atividade:

    A água não potável pode ser utilizada?

    Material:


    - Um pote de água de uma poça
    - Três potes de vidro
    - Uma Lupa
    - Um filtro

    Procedimentos:

    Recolhemos água de uma pequena poça e observamos com uma lupa.
    Reparamos que tinha muitas impurezas






    Coloque a água no vidro e observe com a lupa, coloque a para ser filtrada e observe que o filtro ficou escuro devido às impurezas ali depositadas e, observe, que a água ficou mais clara.

    Conclusão: A água não potável tem cor, cheiro e até sabor. A sujeira que ficou no filtro mostra que a água está ficando livre das impurezas, porém, encontra-se imprópria para o consumo e necessitando, ainda, ser desinfectada.

    Conteúdo: Propriedades da água; Tratamento (água potável e tratada e contaminada; Ciclo; Importância da água (meio ambiente/ corpo humano); Preservação e o desperdício; Os direitos da água.


  • AS PLANTAS

    As plantas são indispensáveis a vida na terra. Libertam oxigênio que permitem a respiração da maior parte dos seres vivos. Faz parte da cadeia alimentar permitindo o equilíbrio em diferentes ecossistemas.


    6º Atividade:

    Como se alimentam as plantas?

    Material:


    - Quatro cravos brancos
    - Quatro copos de vidro ou plástico transparentes
    - Corante alimentar (vermelho, verde, azul)
    - Água
    - Tesoura
    - Autocolantes de identificação

    Procedimentos:

    1. Cortar o pé (caule) dos cravos de modo a que fiquem uns 5cm mais altos do que o copo.
    2. Colocar água da torneira no copo A, B, C e D.
    3. Juntar corante alimentar vermelho (B), corante alimentar verde (C) e corante alimentar azul (D).
    4. Colocar um cravo branco em cada copo (A, B, C, D)

    ATENÇÃO: A QUANTIDADE DE ÁGUA E DE CORANTE ALIMENTAR DEVE SER A MESMA EM TODOS OS RECIPIENTES (COPOS) E DEVE-SE COLOCAR A IDENTIFICAÇÃO DOS MESMOS.

    As observações serão feitas em etapas: no dia seguinte; dois dias depois da execução da experiência; e passados cinco dias. Registra-se as idéias prévias das crianças, como também as observações feitas diariamente. Analisa-se os dados, levanta-se hipóteses e conclusões relacionando com as idéias previamente registradas.



    Conclusão:
    Quando colocamos uma flor em uma jarra com água, o caule absorve o líquido distribuindo por toda a planta, até as folhas.
    O mesmo processo ocorre quando estão no solo. Extraindo água e nutrientes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do vegetal.

    Conteúdo: As plantas: necessidades vitais; Partes dos vegetais e suas funções; Tipos de plantas; importância e utilização das plantas; fotossíntese.



  • COMPOSTEIRA

    As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico – húmus – ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo. Ao adicionar mais húmus ao solo, mantendo uma composteira, você revitaliza seu jardim e pode reduzir em até 30% a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.

    7º Atividade:

    Como fazer uma Composteira?

    Material:


    - Restos de alimentos e podas de jardim;
    - Para colocar os resíduos: caixa de madeira com tela, jardineira plástica ou poderá fazer a compostagem diretamente no solo.
    - Garfo de jardim (ou outro instrumento para mexer o material depositado na composteira).

    Procedimentos:

    Para que o material orgânico seja transformado em composto alguns fatores são importantes (umidade, a temperatura e a aeração), todo o processo deve ser monitorado para que os microorganismos encontrem condições ideais de reprodução e para a degradação da matéria orgânica. Todos os organismos precisam de água para sobreviver e, sendo assim, a composteira deve sempre estar úmida para que os microorganismos não morram.
    Picar os materiais: quanto menor o tamanho dos materiais melhor, pois os microorganismos conseguem degradar mais rapidamente os resíduos.
    Mistura dos materiais: material úmido (restos de cozinha) deve ser misturado ao material seco (restos de jardinagem).
    O monitoramento dos fatores que regem o processo de decomposição deve ser feito pelos próprios alunos.




    Conclusão: O processo de decomposição ocorre em três fases distintas: Primeira Fase: ocorre a decomposição dos resíduos orgânicos facilmente degradáveis e dura cerca de15 dias.
    Segunda Fase: denominada fase de maturação e dura cerca de 2 a 3 meses.
    Terceira Fase: denominada humificação é a última fase da compostagem e onde o material se torna excelente fonte de nutrientes para o solo e para as plantas.

    Conteúdo: Diferenciar lixo reciclável e lixo orgânico;
    Fertilizantes orgânicos e artificiais; Animais decompositores;
    Elementos necessários para a planta; Alimentos orgânicos; Manuseio sustentável do solo.

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