Flávia Rolemberg Bastos
Julia Maria Godinho Barbosa
Marcia Pereira da Silva Torres
Rosangela Ferreira da Silva
Vanessa Ferreira
Vania Regina Santiago da Cruz
A contextualização e interdisciplinaridade constituem hoje, princípios norteadores para organização de um currículo por competências. Assim, pode-se entender a interdisciplinaridade, como a interação entre saberes, independente de separação por disciplinas. A contextualização é um princípio orientador do currículo que tem por objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar, os PCN´s sugerem que: “... o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana em contínua mudança.”. A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. Segundo o documento dos PCN´s, interdisciplinaridade significa: “... planejamento e desenvolvimento de um currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanque e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos ...”. Este trabalho propõe a experimentação para romper com a linearidade e a fragmentação dos conteúdos escolares e torná-los contextualizados para os estudantes.
O objetivo das experiências que se seguem é de comprovar, através da prática, a existência do ar.
O ar está presente em todo lugar, ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. É de fundamental importância para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.
Apesar de não podemos ver, ele é vital para nossa sobrevivência. Podemos demonstrar que o ar se move, tem peso, ocupa espaço, exerce pressão e pode se expandir.
Ao final, além de constatarmos que é imprescindível, podemos debater sobre os danos causados pela poluição e o que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar que respiramos, preservando, assim, a natureza.
1º Atividade:
O ar existe?
Material:
- Duas velas.
- Dois copos com diferentes alturas onde caibam as velas.
- Uma caixa de fósforos.
Procedimentos:
1º Acendemos as duas velas.
2º Pusemos os dois copos, ao mesmo tempo, em cima de cada uma das velas.
3º Observamos as velas.
4º A vela do copo menor apagou-se primeiro.
Conclusão: A vela do copo menor vai apagar primeiro do que a do copo maior, pois nele há pouco ou menos ar para alimentar a combustão.
Conteúdo: Existência do ar; componentes do ar; gases; combustão, combustível e comburente
2º Atividade:
O ar se movimenta?
Material:
- Cartolina
- Fio
- Tesoura
- Duas velas
Procedimentos:
Cortamos a cartolina em espiral e amarramos um fio. Acendemos duas velas e colocamos a espiral por cima das velas, mas sem tocar.
Observe que a vela aqueceu o ar e o ar subiu e fez com que a espiral começasse a rodar.
Conclusão: O ar se movimenta
Conteúdos: O ar e sua existência; o vento e seu aproveitamento (energia); fenômenos naturais oriundos do vento: furacão, etc.; mudanças climáticas
3º Atividade:
O ar tem peso?
Material:
- Um pedaço de cana
- Dois balões
- Um pouco de fio
Procedimentos:
Primeiro enchemos os dois balões e penduramos um a cada ponta da cana. Depois amarramos um fio ao meio da cana e um de nós segura no fio até ficar em equilíbrio.
Em seguida, com um alfinete, furamos um dos balões e já se desequilibrou.
Conclusão: Que o ar tem peso.
Conteúdo: Propriedades do ar (peso); Peso do ar sobre o corpo (força da gravidade); Força gravitacional de diferentes planetas.
4º Atividade:
O ar ocupa espaço?
Material:
- Uma seringa de plástico.
Procedimentos:
Tapa-se o orifício da saída do ar da seringa e empurra-se um bocadinho o êmbolo com força até não se poder mais.
O que acontece?
Ao fim de algum tempo o êmbolo da seringa já não desce mais. O ar fica comprimido.
Conclusão: O ar ocupa espaço e pode ser comprimido.
Conteúdo: Propriedade: Compressibilidade, elasticidade e expansibilidade;
Massa e pressão do ar; Aplicações do ar comprimido; atmosfera
A água, como o ar, é essencial para todas as formas de vida. Diferentemente do ar, ela não pode ser encontrada em qualquer lugar, mas ela cobre cerca de três quartos da superfície da Terra. Ela é mais encontrada como um líquido, mas pode ser transformada tanto em um sólido (gelo) como em um vapor.
Prof. Luiz Ferraz Netto
5º Atividade:
A água não potável pode ser utilizada?
Material:
- Um pote de água de uma poça
- Três potes de vidro
- Uma Lupa
- Um filtro
Procedimentos:
Recolhemos água de uma pequena poça e observamos com uma lupa.
Reparamos que tinha muitas impurezas
Coloque a água no vidro e observe com a lupa, coloque a para ser filtrada e observe que o filtro ficou escuro devido às impurezas ali depositadas e, observe, que a água ficou mais clara.
Conclusão: A água não potável tem cor, cheiro e até sabor. A sujeira que ficou no filtro mostra que a água está ficando livre das impurezas, porém, encontra-se imprópria para o consumo e necessitando, ainda, ser desinfectada.
Conteúdo: Propriedades da água; Tratamento (água potável e tratada e contaminada; Ciclo; Importância da água (meio ambiente/ corpo humano); Preservação e o desperdício; Os direitos da água.
As plantas são indispensáveis a vida na terra. Libertam oxigênio que permitem a respiração da maior parte dos seres vivos. Faz parte da cadeia alimentar permitindo o equilíbrio em diferentes ecossistemas.
6º Atividade:
Como se alimentam as plantas?
Material:
- Quatro cravos brancos
- Quatro copos de vidro ou plástico transparentes
- Corante alimentar (vermelho, verde, azul)
- Água
- Tesoura
- Autocolantes de identificação
Procedimentos:
1. Cortar o pé (caule) dos cravos de modo a que fiquem uns 5cm mais altos do que o copo.
2. Colocar água da torneira no copo A, B, C e D.
3. Juntar corante alimentar vermelho (B), corante alimentar verde (C) e corante alimentar azul (D).
4. Colocar um cravo branco em cada copo (A, B, C, D)
ATENÇÃO: A QUANTIDADE DE ÁGUA E DE CORANTE ALIMENTAR DEVE SER A MESMA EM TODOS OS RECIPIENTES (COPOS) E DEVE-SE COLOCAR A IDENTIFICAÇÃO DOS MESMOS.
As observações serão feitas em etapas: no dia seguinte; dois dias depois da execução da experiência; e passados cinco dias. Registra-se as idéias prévias das crianças, como também as observações feitas diariamente. Analisa-se os dados, levanta-se hipóteses e conclusões relacionando com as idéias previamente registradas.
Conclusão:
Quando colocamos uma flor em uma jarra com água, o caule absorve o líquido distribuindo por toda a planta, até as folhas.
O mesmo processo ocorre quando estão no solo. Extraindo água e nutrientes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Conteúdo: As plantas: necessidades vitais; Partes dos vegetais e suas funções; Tipos de plantas; importância e utilização das plantas; fotossíntese.
As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico – húmus – ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo. Ao adicionar mais húmus ao solo, mantendo uma composteira, você revitaliza seu jardim e pode reduzir em até 30% a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.
7º Atividade:
Como fazer uma Composteira?
Material:
- Restos de alimentos e podas de jardim;
- Para colocar os resíduos: caixa de madeira com tela, jardineira plástica ou poderá fazer a compostagem diretamente no solo.
- Garfo de jardim (ou outro instrumento para mexer o material depositado na composteira).
Procedimentos:
Para que o material orgânico seja transformado em composto alguns fatores são importantes (umidade, a temperatura e a aeração), todo o processo deve ser monitorado para que os microorganismos encontrem condições ideais de reprodução e para a degradação da matéria orgânica. Todos os organismos precisam de água para sobreviver e, sendo assim, a composteira deve sempre estar úmida para que os microorganismos não morram.
Picar os materiais: quanto menor o tamanho dos materiais melhor, pois os microorganismos conseguem degradar mais rapidamente os resíduos.
Mistura dos materiais: material úmido (restos de cozinha) deve ser misturado ao material seco (restos de jardinagem).
O monitoramento dos fatores que regem o processo de decomposição deve ser feito pelos próprios alunos.
Conclusão: O processo de decomposição ocorre em três fases distintas: Primeira Fase: ocorre a decomposição dos resíduos orgânicos facilmente degradáveis e dura cerca de15 dias.
Segunda Fase: denominada fase de maturação e dura cerca de 2 a 3 meses.
Terceira Fase: denominada humificação é a última fase da compostagem e onde o material se torna excelente fonte de nutrientes para o solo e para as plantas.
Conteúdo: Diferenciar lixo reciclável e lixo orgânico;
Fertilizantes orgânicos e artificiais; Animais decompositores;
Elementos necessários para a planta; Alimentos orgânicos; Manuseio sustentável do solo.
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