Componentes do Grupo:
*Marcele Moraes
*Maria Emília
*Sheila Cristina
*Suzana*Verônica
EQUILIBRA-SE OU NÃO?
Material
- 1 mola de roupa
- arame
- 1 porca e 1 parafuso
- papel e cola
- 1 rolha, uma rolha cortada ao meio e furada
- dois garfos
- lápis
Porque é que os equilibristas usam uma vara comprida e curvada para baixo quando fazem equilíbrio em cima de uma corda?
Para perceberes isso pega numa mola e tenta equilibrá-la na ponta do teu dedo, ou nas costas duma cadeira. É difícil não é? Experimenta o mesmo com uma rolha. Continua a ser difícil...
Volta a experimentar mas agora espeta dois garfos na rolha, um de cada lado, como mostra a primeira figura da página seguinte. Consegues equilibrar a rolha? Pega na mola e coloca o arame à volta da mola de modo a ficarem dois bocados, aproximadamente iguais, para cada lado. Pendura em cada ponta do arame uma porca ou um parafuso (vê a segunda figura da página seguinte).
Experimenta novamente equilibrar a mola.
Já consegues?
Experimenta ainda construir o seguinte boneco equilibrista (figura ao lado): pega num lápis e enfia-o na rolha furada, espeta na rolha um garfo com o cabo voltado para baixo e pois a o bico do lápis na ponta do teu dedo ou no bordo de uma mesa. O lápis não cai!
O mundo moderno está profundamente influenciado pela ciência e pela tecnologia. Tal se deve ao esforço continuado de cientistas e engenheiros. Contudo, a ciência não deve ser apenas uma ocupação de especialistas mas também, ainda que a nível elementar, parte da cultura de qualquer cidadão. A ciência nasceu da curiosidade do ser humano e da sua tentativa de entender o mundo que o rodeia. É essa curiosidade que o levou muitas vezes a fazer novas descobertas. A ciência é, assim, uma maneira de estar no mundo...
Cada professor/educador saber o melhor e a melhor maneira de fazer experiência no ambiente da sua sala de aula . Não se deve pretender mais do que motivar e encantar, com alguns tópicos das ciências, mas decerto desperta a curiosidade das crianças e leva-as a colocar as questões que são o início de toda a ciência. O educador/professor deve fazer perguntas que obriguem as crianças a pensar. É importante dar às crianças tempo para pensar... Por vezes, a criança será capaz de chegar à resposta pensando por si ou com os colegas; outras vezes, poderá tentar chegar à resposta de um modo diferente, por exemplo através de um livro ou perguntando a uma pessoa adulta. começarão a perceber que, em vez de magia, há uma explicação racional para tudo aquilo que observam! Um dos objetivos consist em mostrar que não são necessários grandes meios para uma iniciação na ciência, bastando materiais comuns encontrados
Nenhum comentário:
Postar um comentário