Transformação de energia
Construindo um pequeno monjolo
Objetivos
· Construir um monjolo simples que mostre como aproveitar o trabalho efetuado pela água.
· Discutir o equilíbrio de forças no monjolo.
· Mostrar como o trabalho da água pode ser aproveitado.
Material
· Massa de modelar
· Palitos de sorvete
· Palitos de churrasco
· Clipes
· Fita crepe
· Furador de papel
· Uma colher de plástico
· 2 copinhos de plástico
· Areia e água
Como fazer
Inicialmente colocamos um pedaço de palito de churrasco entre dois palitos de sorvete. O palito de churrasco deve ficar na parte central dos dois palitos de sorvete e perpendicular a eles.
Em seguida, os dois palitos de sorvete são grudados um no outro com dois pedaços de fita crepe. (fig 1)
Agora a colher de plástico é introduzida numa das extremidades do conjunto e um palito de churrasco na outra. ( fig 2)
Na extremidade do palito de churrasco dois clipes são colocados com fita crepe. Tanto a colher como o palito devem ficar alinhados com os palitos de sorvete. (fig 2)
Agora é só construir a base do monjolo. Para isso corta-se, com furador de papel, a ponta de dois palitos de sorvete. (fig 3)
Os pés são colocados em dois pedaços de massa de modelar e a ponta ficará dentro de um copinho com areia que se apóia num outro copinho
O monjolo funciona fazendo gotejar água dentro da colher. Faça um furo no copo de plástico, coloque água no mesmo e deixe que ela goteje na colher.
Discutindo os resultados
· Como construiríamos um monjolo mais eficiente ( que “quebrasse” mais coisas?).
2 comentários:
A experiência da construção do monjolo é muito emblemática. Essa tecnologia rudimentar mostra o uso da força da natureza para atender as necessidades humanas. A energia das águas, domesticada, é usada em uso constante e uniforme para servir a um modo de produção.
O que nos faz pensar. O que o pilão tritura? A energia da natureza não tem ética. Qual o direcionamento que é dado a essa energia?
O monjolo representa nossa tecnologia, que, cientificamente projetado, funciona com o uso das forças naturais.
Serve, além, de ensinar às relações de equilíbrio ente as forças, para falar a respeito do uso dessa tecnologia, mostrando relação de equilíbrio entre as forças da natureza e o uso responsável dessas fontes de energia. Através do simples questionamento: O que estamos triturando com nosso pilão?
Postar um comentário