sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Experiências do grupo "EU e DEUS".



" Educar não é apenas ensinar a dizer por favor, obrigado. Educar é proporcionar vivências, tornar possíveis as experiências e fazer com que um dia de aula, seja especial einesquecivel."



É possivel que você, professor, torne cada aula uma experiência inesquecível! O prazer de estar numa aula e poder participar de uma experiência, torna a aula mais dinâmica e prazerosa...



Existe ar no copo?



Material necessário:

1 vela média.

1 copo de vidro.

1 fósforo.

1 pires.

Procedimentos:

1) Acenda a vela e deixe escorrer um pouco de cera no pires. "Cole" a vela na cera.

2) Com a vela acesa, coloque o copo de vidro com a boca virada para baixo e observe.

O que acontecerá...

- Em pouco tempo, a vela irá se apagar totalmente. Isso ocorre pois o oxigênio que está dentro do copo se acaba, logo pode-se concluir que o fogo é alimentado pelo oxigênio.

Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:

- O ar existe?

- Por que a vela se apagou?

- O que é combustão?

- Que condições são necessárias para que haja a combustão?

- Combustão: combutível e comburente.

- O ar que existia inicialmente é o mesmo de agora?

Observações: Essa é uma atividade que exige cuidado! A criança deve ser bem orientada e é uma ótima atividade para ser realaizada com o 5º ano (antiga 4ª série).



Terrário de Fungos



Material necessário:

1 recipiente limpo (como pote de maionese de vidro ou plástico).

Fita adesiva.

Água.

Restos de alimentos como pão, frutas, legumes, verduras, biscoistos etc.

Caderninho e lápis para anotação.

Procedimentos:

1) Cortar os alimentos em pedaços que caibam dentro do recipiente.

2) Mergulhe todos os alimentos dentro d'água.

3) Arrume os alimentos dentro do recipiente de forma que fiquem próximos, mas não empilhados.

4) Todos os dias, os alunos devem observar seus terrários e fazer anotações sobre como estão ficando a aparência de seus alimentos.

O que acontecerá...

- Em alguns dias os alimentos começarão a apodrecer e ficar realmente nojentos! Os alunos irão observar os diversos tipos de fungos que aparecerão.

Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:

- Os fungos.

- Tipos de fungos.

- Nem todos os fungos são comestíveis.

- Alimentação: cuidado com o prazo de validade!

Observações: Ao final da atividade, os alunos terão anotações interessantes sobre os fungos. É interessante que eles falem sobre suas anotações. Oriente-os a não abrir os recipientes pois o odor será terrível! O 4º e 5º anos (antigas3ª e 4ª séries) acharão a experiência bem interessante!



A flor colorida

Material necessário:

Rosas brancas ou cravos brancos (cravos ficam coloridos mais rápido).

Corante azul ou vermelho.

Copos de vidro.

Água.
Procedimentos:

1) Coloque a água no copo om bastante corante.

2) Com cuidado, corte o caule das flores para que fiquem com aproximadamente 10 centímetros.

3) Coloque as flores no copo e observe.

O que acontecerá...

- As pétalas ficarão com a coloração diferenciada, aguarde um pouco mais e a flor ficará totalmente pigmentada com a cor escolhida.

Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:

- As plantas.

- Como as plantas se alimentam?

- Como as pétalas mudam de cor?

Observações: Turmas como o 2º ano (antiga 1ª série) vai adorar observar a mudança de cor de suas flores!


Cuidado! Vai transbordar!

Material:

1 copo limpo.

Água.

1 conta gotas.

1 palito de dente.

Detergente.

Vários clips de papel.

Corante de alimento opcional.

Procedimentos:

* O corante na água deve ser posto antes se desejado.

1) Coloque água no copo com cuidado ate quase transbordar (como na imagem acima).

2) Pingue detergente na ponta do palito e espete o palito na superfície da água.

- A água transborda da lateral do copo e a superfície da água fica no nível da borda do copo.

3) Recoloque a água e, agora, coloque um clip de papel por vez e observe.

O que acontecerá...

- A água não irá transbordar e ficrá acima do limite normal.

Conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula:

- As moléculas.

- Ligações entre moléculas.

- Oxigênio e hidrogênio.

-As cargas positivas e negativas.

Observações: É uma experiência simples mas que "alimenta" diversas questões de ciências. O 9º ano (antiga oitava série) é uma turma boa para se fazer isso.


O ovo que afunda e o ovo flutua!



Material:

2 ovos crus.

2 copos transparentes.

Água.

Sal.

Fita crepe.


Procedimentos:

1) Marque um d os copos com fita crepe. O que estiver com fita irá levar sal.

2) Encha os dois copos de água igual, de forma que a água cubra o ovo. No opo marcado, coloque duas colheres de sal.

3) Coloque um ovo em cada copo e observe.

O que acontecerá...

- O ovo colocado no copo com água sem sal, afunda. O ovo colocado na água com sal bóia. Isso acontece por causa da densidade da água, logo a água com sal tem mais densidade que a água sem sal.

Conteúdos que podem ser trabalhos em sala de aula:

- Densidade.

- Noções de quantidade (volume, peso etc).

Observações: Pode-se realizar esta experiência com alunos do 5º ano (antiga 4ª série) em diante. Quanto maior o ano/série, mais assuntos a serem explorados!

Boas experiências!

Feliz Natal!!!

Beijos, Janaina, Kátia, Lorene e Aline.




































Nenhum comentário: