terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AS GUERREIRAS



Grupo:


*Marcelle

*Maria Emila


*Sheila


*Suzana


*Verônica




Objetivos




*Reconhecer os diferentes estados físicos da água.


* Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água.


Comentário introdutório





A água é um recurso natural e sabe-se que há aproximadamente dois milhões de anos atrás existiu a Época Glacial, quando ocorria grande incidência de geleiras nos hemisférios Norte e Sul.


Vale ressaltar que a quantidade de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o foco da discussão é em que condições ocorrem às mudanças de estado físico da água.

Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado líquido para o gasoso (evaporação).




Estratégias



1) Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:

· Qual sua utilização?

· Encontramos água sempre da mesma forma?

· O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo?

· E se aquecê-la? O que acontece?

· Por que o vidro do carro embaça quando está frio? Explique.


2) A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes. Durante esta simples observação o professor estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura.


3) Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas completando o esquema abaixo



Avaliação



O professor poderá propor como tema de pesquisa, a definição de ponto de fusão e ebulição e pe


dir para que os alunos representem em uma tabela, percebendo assim as diferenças entre os respectivos pontos em alguns materiais, como por exemplo, a água, o álcool, o óleo, etc.


Este assunto também poderá ser relacionado com o estudo do ciclo da água na natureza.


Os alunos poderão assistir a trechos do desenho; "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.

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