Grupo:
*Maria Emila
*Sheila
*Suzana
*Verônica
Objetivos
*Reconhecer os diferentes estados físicos da água.
* Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água.
Comentário introdutório
A água é um recurso natural e sabe-se que há aproximadamente dois milhões de anos atrás existiu a Época Glacial, quando ocorria grande incidência de geleiras nos hemisférios Norte e Sul.
Estratégias
1) Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:
2) A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes. Durante esta simples observação o professor estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura.
3) Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas completando o esquema abaixo
Avaliação
O professor poderá propor como tema de pesquisa, a definição de ponto de fusão e ebulição e pe
dir para que os alunos representem em uma tabela, percebendo assim as diferenças entre os respectivos pontos em alguns materiais, como por exemplo, a água, o álcool, o óleo, etc.
Este assunto também poderá ser relacionado com o estudo do ciclo da água na natureza.
Os alunos poderão assistir a trechos do desenho; "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.
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