sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O ar é pesado?


Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva

Objetivo: Verificar que o ar tem peso

Público Alvo: 5ª série

Introdução : Nós devemos entender as propriedades do ar, essa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência.Nós sabemos e podemos facilmente demonstrar que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode se expandir.

Material
*balões
*fio
*vareta
*fita adesiva

Montagem: Enfie dois balões a um mesmo tamanho. Amarre cada bico com um fio, fazendo um laço. Prenda com uma fita adesiva, pelo lado inverso ao bico, a uma vareta - um balão em cada ponta. Suspenda a vareta pelo centro de modo que os dois balões fiquem equilibrados na horizontal.



Procedimento: Um aluno pode segurar na frente da classe de modo que todos possam ver os balões equilibrados na 'balança'. Desfaça o laço de um dos balões, deixando o ar sair. O balão inflado irá inclinar a vareta para baixo porque é mais pesado do que o balão sem ar.

Nenhum comentário: