quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Experimento 1 - Fermentação


Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva
Suzana Costa


Conteúdo: Transformação de materiais e procedimentos de pesquisa.
Objetivos: Vivenciar experimentos científicos e Entrar em contato com procedimentos de pesquisa, através da observação da ação do fermento.

Material necessário
Fermento, açúcar, dois pires, colher, três vidros de boca larga.
Experimento 1
Ingredientes: fermento e açúcar. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em dois recipientes. Num deles, acrescente uma pequena colher de açúcar. Aguarde cerca de três minutos, observando possíveis alterações. Após esse período, misture com uma colher o fermento no açúcar. Peça para os alunos anotarem suas observações.
Experimento 2

Ingredientes: fermento, água fria, água morna, água bem quente. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em três copos diferentes e enumere-os. No copo 1, coloque 50 ml de água fria. Observe e anote o resultado. Repita a operação nos outros copos, com temperaturas da água diferentes. Os alunos deverão anotar suas observações.

Converse com a turma sobre as transformações observadas.
Fale sobre a mudança de estado - sólido para líquido - e também da formação de espuma e liberação de gás, que indicam que houve transformação ou reação química. Faça uma nova mistura adicionando os três ingredientes investigados (fermento, água morna e açúcar). O que acontece? Leve-os a perceber que a quantidade de espuma e gás é maior do que nos experimentos em que água e açúcar estavam separados.

Nenhum comentário: