quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Laboratório do Dexter - Relógio de Sol


Grupo "Laboratório do Dexter" - Alessandra Luz, Elaine Miranda, José Carlos e Luciana Carvalho.


Brincando com a Astronomia: O Relógio de Sol

Objetivo

Construir um relógio de sol. Inferir a posição do Sol através do estudo da forma e tamanho das sombras. Experimento que permite observar a passagem do tempo a partir da construção de um relógio de sol, sendo possível marcar a mudança do tempo pela posição do sol e modificação de suas sombras. Dessa forma, observando a sombra de um objeto nota-se que esta muda ao longo do dia. Assim, observando a sombra do objeto podemos inferir a posição aparente do sol no céu.


Conteúdo

Conceitos de astronomia e física com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.


Duração

Todo o ano letivo.


Nível da turma

Séries iniciais do Ensino Fundamental.


Desafios propostos pelo professor
· Imagine: Todos os relógios do mundo desapareceram. O rádio e a TV não
informam mais as horas. Como você faria para combinar a hora de
encontrar seus amigos?
· Uma pessoa que ficasse sozinha, por alguns dias numa caverna escura e
silenciosa, perceberia o tempo passar?
· Em um relógio-de-sol, o que funciona como ponteiro?


Material

· Um cabo de vassoura
· Uma lata vazia de tamanho médio
· Um pouco de massa preparada com cimento, areia e água.
· Uma garrafa PET cheia de areia
· Uma vareta de bambu ou outro material
· Um pedaço de papel cartão do tamanho de uma folha de papel A4 e um
pedaço de barbante de cerca de 50 cm.
· Um pedaço de madeira e um pedaço de barbante de cerca de 50 cm.

Procedimento: Construindo um relógio de sol
Com o material acima temos 4 opções diferentes para construir relógios -de
–sol:
1- Use a massa para fixar o cabo de vassoura dentro dela, mantendo o
cabo na vertical.
2- Fixe a vareta de bambu ou qualquer outra vareta dentro da
garrafa PET cheia de areia.
3- Dobre o papel cartão no sentido do comprimento, formando
um “L”. Amarre o barbante em um buraquinho feito em cada
uma das extremidades do papel , dando um nó nas partes
externas do barbante evitando que ele se solte. Abra agora o
papel formando um ângulo de 90 graus.
4- Construa com madeira uma estrutura em forma de “L” e
amarre o barbante como no modelo de papel.

Utilizando o relógio- de- sol
Coloquem a montagem numa área ensolarada do pátio.
· Observem a sombra do cabo de vassoura ou da vareta projetada no chão.
· Marquem o no chão o contorno da lata e da sombra do cabo de vassoura
ou da vareta.
· Repitam a marcação da sombra de 1 em 1 hora.
· De acordo com as sombras, aponte no céu o caminho que o Sol parece
percorrer.
· Para o relógio-de-sol de madeira ou de papel, você deverá posicionar o
relógio de maneira que as laterais da folha ou da madeira fiquem na direção
leste e oeste respectivamente. Assim, a parte vertical do relógio deve
permanecer à sua frente e você ficará de frente para a direção norte.
Marque as sombras projetadas pelo barbante


Sugestões

As atividades devem ser praticadas por todos os alunos, em sistema de revezamento, sempre auxiliados pelo professor de ciências.


Atividades extra classe


Passeio ao Planetário ou ao Observatório Astronômico Local, para uma visita-guiada com professores de física e astronomia.


Registrando

· Os alunos podem registrar as atividades através de diários, contendo desenhos e fotografias do experimento, em conjunto ou não com o professor de artes.

· Montar gráfico de acordo com os dados coletados, em conjunto ou não com o professor de matemática.

· Redigir as observações, em conjunto ou não com o professor de português.

· Exposição dos registros no mural da escola, em um dia de visitação aberto à toda comunidade escolar.



Um comentário:

carlos disse...

O relógio do sol é um experimento, onde podemos explorar, além de outras coisas, questões históricas e antropológicas, pois, permite falar a respeito do uso dessa tecnologia, em várias sociedades em várias épocas, de várias formas. E mostrar, que o ato de pensar, de inventar, de fazer ciência, é uma característica do homem em todos os tempos e em todos os lugares.
Assim, relacionando, a construção de vários relógios do sol, com culturas diversas, mostrará a necessidade do homem de construir instrumentos, que facilitem sua práxis produtiva.