sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Por que o submarino afunda e o barco não?

Cristiane Feitosa Americano
Gisella Bezerra de Mello
Rosane Barbosa Marendino
Rosilene Pereira Barrento da Silva

Conteúdos: Flutuação e Empuxo.
Público alvo: 5º ano
Material:
*Um submarino que pode ser construído com um pequeno frasco plástico.
*Um bocal de plástico (para cada aluno), pode ser adaptado um canudo plástico.
*Um recipiente (balde) com água
*Um vidro

Desenvolvimento:
Colocar um copo de vidro em pé num recipiente com água, ele boiará: o volume de ar no interior dele é mais leve que o equivalente em água. O mesmo acontece com o navio, feito de metal, mas cheio de ar. Se o ar do interior do copo escapar, a água ocupará o espaço e o copo afundará. É o que ocorre com o submarino.

Permitir às crianças oportunidade de levantarem hipótese e testá-las. O professor deve percorrer os grupos, observar o que realizam, perguntar se entenderam o que é para fazer e/ou pedir que contem o problema que tem para resolver.

A medida que o problema de flutuar e afundar vai sendo resolvido, pode sugerir às crianças que descubram uma maneira de fazer o submarino ficar parado no meio do caminho, entre o fundo da bacia e a superfície da água, isto é, nem afundar nem flutuar. É importante que as crianças sejam encorajadas a refletir sobre o que estão fazendo.

Explicar que, quando os tanques de lastro estão cheios de ar, o submarino bóia. Para submergir, o ar é solto por aberturas superiores e a água ocupa o seu lugar
Para voltar à tona, compartimentos interiores liberam ar comprimido, que faz pressão para a água sair dos tanques de lastro.

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